eSocial - Erro 409
Ultima Atualização: 05/09/2022 Artigo de código : 13068        
Essa mensagem ocorre quando o webservice do eSocial está passando por algum tipo de instabilidade e não conseguiu processar o envio que foi realizado pelo sistema. De forma geral essas instabilidades costumam ser momentâneas e sendo assim basta que você aguarde alguns minutos para realizar um novo envio. Dica: É possível consultar o "Status do eSocial" através da rotina: semáforo essa ferramenta permite verificar se o Web Services do Ambiente Nacional está operando normalmente. Observação: Quando ocorrem mensagens relacionadas a instabilidade do portal, significa que o problema está nos servidores do eSocial, ou seja, não há nenhum procedimento que possa realizar pelo sistema que resolva esse tipo de erro. Portanto, terá que aguardar e tentar novos envio até que o eSocial aceite a transmissão.Se o erro persistir mesmo que tenha reenviado algumas vezes, é necessário entrar em contato com o portal do eSocial para registrar a ocorrência. Isso ajuda na identificação de erros não catalogados.Em casos de dúvidas acesse: Portal do eSocial A sua opinião é muito importante para nós:
Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo. Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.
Enviar