eSocial - Erro 409

Ultima Atualização: 05/09/2022    Artigo de código : 13068             




Essa mensagem ocorre quando o webservice do eSocial está passando por algum tipo de instabilidade e não conseguiu processar o envio que foi realizado pelo sistema. 
De forma geral essas instabilidades costumam ser momentâneas e sendo assim basta que você aguarde alguns minutos para realizar um novo envio. 

Dica: É possível consultar o "Status do eSocial" através da rotina: semáforo essa ferramenta permite verificar se o Web Services do Ambiente Nacional está operando normalmente. 

Observação: Quando ocorrem mensagens relacionadas a instabilidade do portal, significa que o problema está nos servidores do eSocial, ou seja, não há nenhum procedimento que possa realizar pelo sistema que resolva esse tipo de erro. Portanto, terá que aguardar e tentar novos envio até que o eSocial aceite a transmissão.

Se o erro persistir mesmo que tenha reenviado algumas vezes, é necessário entrar em contato com o portal do eSocial para registrar a ocorrência. 
Isso ajuda na identificação de erros não catalogados.

Em casos de dúvidas acesse: Portal do eSocial



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
13068