Rejeição 938 - Não informada vBCSTRet, pST, vICMSSubstituto e vICMSSTRet
Ultima Atualização: 14/08/2024 Artigo de código : 13079        
Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) com produto tributado pelo ICMS 60 ou CSOSN 500, para operações que não sejam para consumidor final (tag: indFinal=0, Normal) e não informado os campos abaixo, haverá a rejeição 938 - Não informada vBCSTRet, pST, vICMSSubstituto e vICMSSTRet.
PASSO 1
Acesse a Digitação da Nota > botão Dados da NF-e > campo Ind. Op. Consumidor Final e confira se a informação selecionada, está correta.
PASSO 2
No Item da Nota Fiscal > aba NF-e/Impostos > sub-aba ICMS, no campo Situação Tributária deverá estar selecionado o CST 60, para empresas de Regime Normal ou Lucro Presumido.
Na aba ICMS ST Retido, deverá informar os campos referente ao ICMS Retido.
No Item da Nota Fiscal > aba NF-e/Impostos > sub-aba ICMS, no campo Código de Situação da Operação - Simples Nacional (CSOSN) estará selecionado com CSOSN 500, quando a empresa for Optante pelo Simples Nacional.
Na aba ICMS ST Retido, deverá informar os campos referente ao ICMS Retido.
PASSO 3
Regrave a Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.
Informações Complementares:
Trecho do XML
Para saber se a TAG foi gerada de acordo com a CST utilizada, siga os procedimentos abaixo.
Acesse o caminho: C:\Fatwin\99999 (pasta da empresa cadastrada no sistema)\Produção\Transmissão\NFGerada e localize a chave de acesso da Nota Fiscal que gerou.
Observação:
Para saber qual é a chave de acesso da nota fiscal gerada, conforme a imagem de exemplo abaixo, localize o campo Número.
Localize no arquivo, a TAG, como demonstra a imagem abaixo.
CLIQUE AQUI para acessar a Nota Técnica 2018.005 - Alteração de leiaute da NF-e/NFC-e - Versão 1.30 - Abril de 2019, caso haja dúvidas.