eSocial - Rescisão Complementar - Complemento de valores/comissões/PLR

Ultima Atualização: 28/04/2025    Artigo de código : 13227             

O eSocial somente aceita rescisão complementar por acordo/convenção/dissídio ou pagamento de verbas não conhecidas no momento da rescisão original, como por exemplo PLR.

Atenção: Se estiver tentando enviar uma rescisão complementar por acordo/convenção/dissídio: CLIQUE AQUI


PASSO 1
O Complemento de verbas não pagas na rescisão original por complemento de valores e comissões, não pode ser enviado após o desligamento do funcionário. É necessário retificar o arquivo S-2299 e recolher os tributos em atraso. 

O mês da rescisão original deve ser reaberto caso já esteja fechado no eSocial, acesse "eSocial > Reabertura de Movimento" se preciso for, acompanhe a reabertura do movimento através do "
eSocial > Transmissão de Não Periódicos e Tabelas".

Se isso for em mês ou meses anteriores, será necessário reabrir todo o período para reenvio dos dados e recolhimento de complemento de tributos, em atraso.

PASSO 2
Acesse "Módulos > Rescisão de Contrato > Complementar > Por Complemento de Valores/ Comissões / PLR" , preencha as informações e clique em "Gravar".


PASSO 3 
O sistema emitirá um aviso, para garantir a integridade dos dados junto ao eSocial ao executar está rotina os eventos periódicos já enviados serão excluídos e será preciso reenviar através da rotina "eSocial > Movimento eSocial > Geração e Acompanhamento de Periódicos".

Ao clicar em SIM, o sistema trará uma nova mensagem: “Cálculo da rescisão complementar concluído e gerado arquivo de retificação da rescisão ao eSocial”. 

Clique em 'OK' e o sistema gerará o S-2299 com os novos valores.

PASSO 4
Após concluir o cálculo, a partir da mesma tela, é possível acessar algumas rotinas relacionadas, como:

- Emissão do termo de rescisão de contrato complementar;
- Geração do arquivo de GRRF da rescisão complementar;
- Visualização dos períodos aquisitivos de férias, que constarão na rescisão, se for o caso.


PASSO 5
Para emissão do termo acesse o "Módulos > Rescisão de Contrato > Complementar > Emissão do Termo".



Importante: No caso de uma empresa que aloca seus funcionários em tomadores de serviços, é importante considerar que, quando o complemento for gerado, pode ser que o tomador para o qual o funcionário trabalhava nos meses em que o retroativo está sendo pago não utilize mais os serviços da empresa. Portanto, o complemento deve ser sempre atribuído ao estabelecimento. Neste caso, na geração do evento S-1200 a tag <codLotacao> estará atribuída ao estabelecimento.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
13227