Cadastros > Naturezas de Operação

Ultima Atualização: 08/10/2020    Artigo de código : 13282             

Para Incluir, Consultar , Alterar ou Excluir um Cadastro , acesse Cadastros > Naturezas de Operação.

Esta rotina tem a finalidade de armazenar a parametrização da Natureza de Operação e a tributação incidentes para cada natureza.

O Sistema disponibiliza a tabela dos Códigos Fiscais de Operações (CFOP) e a descrição da respectiva Natureza de Operação em vigor até 2002 (com três dígitos) e a partir de 2003 (com quatro dígitos).

Importante: Este cadastro deve ser preenchido ou alterado com cautela, pois define as movimentações no sistema e interfere nos cálculos dos Orçamentos, Pedidos e Notas Fiscais.

No caso de dúvidas contate o responsável pela contabilidade da empresa.


Guia Geral:




Código: No primeiro campo informe o Código Fiscal da Natureza de Operação (CFOP), sem pontos ou traços, com 3 dígitos para os códigos fiscais até 2002 e 4 dígitos a partir de 2003.

No segundo campo informe a variação da natureza de operação para o caso de utilizar mais de uma situação para o mesmo CFOP.

Descrição: Informe a descrição da natureza, usando até 50 caracteres. Alterações na descrição só devem ser feitas através de determinações legais.


Custo/Venda: Selecione se o Custo/Venda é o Valor de Venda ou o Custo do Inventário. Esta informação alimentará a rotina do cadastro de Notas Fiscais ou Pedidos, quando utilizada esta Natureza de Operação, qual valor assumirá o item: se o preço de venda ou o preço apurado no custo do inventário.

ICMS: Selecione a forma de tributação do ICMS.

IPI: Selecione a forma de tributação do IPI.

Base de IPI pelo Valor: Selecione se a base de IPI será composta pelo valor Original ou Líquido.

Tipo de Movimentação: Selecione se a movimentação é de Entrada ou de Saída. O sistema valida o tipo de movimentação de acordo com o código informado.


Quadro Situações Tributárias:

 

As informações desse quadro serão utilizadas no momento do cadastro da Nota Fiscal, Pedidos e Orçamentos. Caso a situação tributária informada no cadastro do produto seja diferente, o sistema assumirá as informações do cadastro de Naturezas de Operação.


Importante: Caso a situação tributária não tenha sido informada no cadastro do produto e nem no cadastro da natureza de operação, no momento de gerar a Nota Fiscal, o sistema apresentará as seguintes mensagens:

"A Situação Tributária de ICMS do item X não esta preenchida"

"A Situação Tributária de IPI do item X não esta preenchida."

"A Situação Tributária de PIS do item X não esta preenchida."

"A Situação Tributária de COFINS do item X não esta preenchida."

ICMS: No primeiro campo informe a origem da natureza de operação: Nacional ou Internacional. No segundo campo informe a Situação Tributária para essa Natureza de Operação.

IPI: Informe a situação tributária para o IPI, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção.

PIS:Informe a situação tributária para o PIS, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção.

COFINS: Informe a situação tributária para a COFINS, por grupo dos produtos conforme tabela oficial. Pressione PageDown para selecionar uma opção.

Enq. IPI: Informe o código de enquadramento do IPI de acordo com a Situação Tributária do mesmo.

 As situações tributárias do IPI as quais se aplicam o Código de Enquadramento são:Isenção, Imunidade, Suspensão.

CST de Isenção

Código de Situação Tributária do IPI= 02 ou 52 Código de Enq. do IPI na faixa [301,399]

CST de Imunidade

Código de Situação Tributária do IPI= 04 ou 54 Código de Enq. do IPI na faixa [001,099]

CST de Suspensão

Código de Situação Tributária do IPI= 05 ou 55 Código de Enq. do IPI na faixa [101,199]        

         

Quadro Margem de Subst. Tributária:

Percentual: Informe o percentual da Substituição Tributária. Se preenchido este campo, o sistema desconsiderará qualquer outro percentual informado para o cálculo do ICMS de Substituição Tributária.

Quadro Integração Fiscal:

Dif. Base ICMS/Valor Contábil: Este parâmetro determina como será lançada a diferença entre a base de cálculo do ICMS e o valor contábil da Nota Fiscal, como por exemplo a base reduzida, se será tratada como Isentas ou Outras. Esta informação será utilizada no processo de Integração com o Cordilheira Escrita Fiscal.

Dif. Base IPI/Valor Mercadorias: Este parâmetro determina como será lançada a diferença entre a base de cálculo do IPI e o valor das mercadorias, casos em que a alíquota de tributação seja 0%, se será tratada como Isentas ou Outras. Esta informação será utilizada no processo de Integração com o Cordilheira Escrita Fiscal.

Importante: Os campos de Diferença de Base serão habilitados somente quando a opção Utiliza Integração Fiscal estiver marcada na rotina de Cadastros/ Configuração Geral/ Geral.

Caso estas informações tenham sido preenchidas também no cadastro de NCM, será considerada a configuração feita em Cadastros/ Configuração Geral/ Geral, no quadro Regra Padrão para Cálculo de Impostos na Integração Fiscal, para definir qual será utilizado.

Quadro Classificação:

Marque as características desta Natureza de Operação, que pode ser: Remessa/Retorno, Devolução, Beneficiamento, Transferência.


Guia Observações:

 

Todas as observações cadastradas serão automaticamente sugeridas no cadastro da Nota Fiscal.




Guia  Integração Cordilheira:


Permite vincular a Variação e as Classificações da Natureza, cadastradas no Cordilheira Escrita Fiscal, cujas informações serão utilizadas no momento da exportação do arquivo de Notas Fiscais para o Cordilheira Escrita Fiscal.




Quadro Integração Fiscal:


Variação: Padrão a ser informado: 01.

 

Classificação 1: Informar o código de classificação contábil conforme parametrizado no Cordilheira Escrita Fiscal, no menu Contabilização/ Natureza de Operação.

 

Classificação 2: Informar o código de classificação contábil conforme parametrizado no Cordilheira Escrita Fiscal, no menu Contabilização/ Natureza/ Classificação.

Quadro Nota Fiscal :

Informe o modelo e a série da Nota Fiscal que utilizará esta Natureza de Operação. A NF-e usa o modelo 55.

Quadro Integração Contábil:

Conta Contábil: Informe a conta contábil (código reduzido) correspondente à Natureza de Operação, conforme o Plano de Contas cadastrado no Cordilheira Sistema Contábil. Esta informação é importante quando utilizada a Integração Contábil por Natureza de Operação.

Quadro Movimentação Automática:

Custo: Informe a operação contábil referente às movimentações de custo.

Importante: Estas parametrizações devem ser orientadas pelo Contador da empresa.


Guia Parâmetros:


As opções desta guia deverão ser marcadas conforme a característica fiscal da Natureza de Operação, levando em consideração as suas necessidades.




Ao marcar as opções abaixo:

Movimentar Estoque: Gera informação desta natureza para movimentar o estoque.

Movimentar Inventário Contábil: Gera informação desta natureza para o inventário contábil.

Movimentar Relatório de Faturamento: Gera informação desta natureza para o relatório de faturamento.

Gerar Duplicatas: Gera informação para o financeiro.

Não Incidir Comissão: Não gera comissão sobre as Notas Fiscais emitidas com esta Natureza.

Não Incidir Direitos Autorais: Marcada esta opção, o sistema gera informação desta natureza para o inventario contábil.

Gravar valor de compra: Grava o valor de compra para o cadastro do produto.

Gravar Últimas Compras/Vendas: Grava o valor da última compra e da última venda para o cadastro do produto.

Permitir Venda de Produto Fora da Data de Validades: Habilitando esta configuração, o sistema irá permitir a venda de produtos provenientes de lotes fora da data de validade.

Permitir Exceções em Operações Estaduais: Habilitando esta configuração, o sistema irá permitir exceção, na qual é possível utilizar uma classificação interestadual, mesmo que o emissor utilize o mesmo endereço de entrega da origem. Ex.: "CFOP: 6914 - Remessa de mercadoria ou bem para exposição ou feira". Mas poderá ser utilizada qualquer Natureza de Operação Interestadual.

Importante:

Depois de concluída essa parametrização e utilizada a Natureza de Operação em algum lançamento, não será mais possível qualquer alteração nas informações.

Quadro PIS/Cofins Não Cumulativo :

Para que o sistema considere essas opções, deve-se verificar se também foram marcadas as opções

Calcula PIS e Calcula COFINS no cadastro da empresa, na rotina Cadastros/Geral/Empresas, na guia Impostos.

Vendas:

Calcula PIS: Marcada esta opção o sistema listará o valor do PIS não cumulativo na rotina de lançamentos de Notas Fiscais de Saída, no botão Resumo.

Calcula COFINS: Marcada esta opção o sistema listará o valor de COFINS não cumulativo na rotina de lançamentos de Notas Fiscais de Saída, no botão Resumo.

Compras:

Cálcula PIS: Se marcada esta opção, no botão Resumo, na rotina de lançamentos de Notas Fiscais de Entrada, será apresentado o valor do PIS não cumulativo no campo PIS NC.

Cálcula COFINS: Se marcada esta opção, no botão Resumo, na rotina de lançamentos de Notas Fiscais de Entrada, será apresentado o valor de COFINS não cumulativo no campo COFINS NC.

Informar Número da FCI no item da NF-e: Se for marcada esta opção, no arquivo XML da NF-e o sistema informará no campo próprio <nFCI></nFCI> o número da FCI constante no Cadastro do Produto na guia Impostos no campo Número de Controle de FCI.

Permite Crédito de IPI: Marque se esta Natureza permite o crédito de IPI sobre as Entradas.

Considerar Redução/Acréscimo de Base ICMS: Se marcada esta opção, considerará a redução/acréscimo de Base de ICMS cadastradas no campo NCM da rotina de Cadastros/ Produtos.

Permite a Operação de Partilha de ICMS: Se marcada esta opção, nas Vendas destinadas a Consumidor Final para não Contribuintes de ICMS no botão Impostos na Inclusão das Notas Fiscais, Orçamentos e Pedidos de Venda serão exibidos os Valores da Partilha de ICMS.

Natureza de Beneficiamento: Informe a Natureza de Beneficiamento, este campo somente será habilitado se no quadro Classificação estiver marcada a opção Remessa/Retorno e a mesma for usada na Industrialização. Para mais informações acesse o link Nota Fiscal de Beneficiamento.

Nat. Dev./ Oper. Trian.: Informe a Natureza de Devolução, por exemplo em uma Nota de Saída foi utilizada a Natureza de Operação 5102 - Venda mercadoria adq/rec de terceiros, então a Natureza de Devolução a ser informada é a 1202 - Devolução mercadoria adq/rec de terceiros.

Importante: Para ser possível a utilização de Operação Triangular deve ser marcada a opção Realiza Operação Triangular em Cadastros > Configuração Geral > Geral.


Guia Lei da Transparência:



Venda para consumidor final: Marcando este parâmetro, o sistema demonstrará nos dados adicionais das notas fiscais e CT-e o valor aproximado dos impostos, de acordo com o percentual da carga tributária do NCM ou NBS e Origem da mercadoria (Situação Tributária).

IMPORTANTE: De acordo com a Lei 12.741/2012, somente poderão ser vinculadas as Naturezas de Operação que caracterizem venda ao consumidor final de mercadorias e serviços.

Mais informações sobre a Lei da Transparência acesse:IBPT

Quadro Conhecimento de Frete

Serviço padrão: Informe neste campo o código do serviço parametrizado para totalização da carga tributária em caso de Conhecimentos de Transporte Rodoviário de Cargas. Pressione a tecla Page Down para pesquisa. O sistema listará apenas os serviços parametrizados no cadastro de serviços, utilizando-se o campo “Serviço de Conhecimento de Frete”.


Botões:


BNovoFox Exibe a tela de cadastro vazia para o preenchimento de um novo cadastro.


BGravarFoxGrava o registro da Natureza de Operação no banco de dados.


BExcluirFox Exibe a mensagem:Tem certeza que deseja excluir este cadastro ?, possibilitando a escolha pelo Sim | Não, em cadastros novos. Em Naturezas de Operação já utilizadas exibe a mensagem:Não foi possível efetuar a exclusão da Natureza de Operação, pois a mesma está sendo utilizada em:


BTCancelarFox Exibe a mensagem: Deseja realmente cancelar?, Sim | Não. Ao escolher Sim o sistema limpa os campos.


BPesquisarFox Abre a tela de Pesquisa, exibindo os registros cadastrados.Na Pesquisa é possível clicar em Filtrar(F6)e fazer escolhas.


BTAjudaFox Abre a Ajuda do Cadastro de Naturezas de Operação.


BSairFox Sai da tela do Cadastro de Naturezas de Operação.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
13282