Rejeição 656 - Consumo Indevido

Ultima Atualização: 09/08/2024    Artigo de código : 13443             

A rejeição Consumo Indevido pode ocorrer quando há um grande fluxo de consultas no servidor da SEFAZ em um curto período, desta forma no momento do enviou da NF-e a SEFAZ bloqueia as consultas, ocasionando a Rejeição 656 - Consumo Indevido.


PASSO 1

Acesse o ícone Nota Fiscal e entre na digitação da nota que acabou de ser rejeitada. Passe com a tecla "ENTER" do seu teclado pelos campos e regrave ela para que o seu status volte a ficar em Digitação. Acesse novamente o ícone NF-epesquise e selecione a nota fiscal e em seguida realize o processo de transmissão (gerar/ validar/ assinar e transmitir).


PASSO 2
Se continuar apresentando a mesma Rejeição 656 - Consumo Indevido, acesse o Menu Cadastros > Clientes, se a sua nota for de saída, caso seja uma nota de entrada, entre no Menu Cadastros > Fornecedores. Ao entrar na aba Manutenção > Dados Cadastrais > verifique se o campo Inscrição Estadual está preenchida da forma correta. Se precisar, consulte o CNPJ do seu cliente ou fornecedor no site do Sintegra ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes para verificar qual a Inscrição Estadual está vinculada ou entre em contato com seu Cliente.

Se ele tiver uma Inscrição Estadual vinculada ao CNPJ dele, informe o número da Inscrição Estadual e no campo Contribuinte de ICMS deixe selecionado com "Sim".


Se ele for ISENTO de Inscrição Estadual, você irá informar a palavra ISENTO no campo Inscrição Estadual e no campo Contribuinte de ICMS deixe selecionado com a opção "ISENTO".


Mas se ele não tiver Inscrição Estadual e também não for ISENTO, deixe o campo Inscrição Estadual em branco e no campo Contribuinte de ICMS deixe selecionado "Não".


PASSO 3

Depois o ícone Nota Fiscal e entre na digitação da nota que acabou de ser rejeitada. Passe com a tecla "ENTER" do seu teclado pelos campos e regrave ela para que o seu status volte a ficar em Digitação. Acesse novamente o ícone NF-epesquise e selecione a nota fiscal e em seguida realize o processo de transmissão (gerar/ validar/ assinar e transmitir).


PASSO 4

Se mesmo assim continuar apresentando a mesma Rejeição 656 - Consumo Indevido, aguarde por 60 minutos e depois tente enviar a sua nota novamente para a SEFAZ.

Importante: CLIQUE AQUI para acessar mais informações.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
13443