eSocial - S-1200 - Erros 312 - 8 - 318 - Diretor
Ultima Atualização: 29/11/2024 Artigo de código : 13471        
SITUAÇÃO 1: CATEGORIA INCORRETA
Verifique a situação cadastral do Diretor ou Funcionário que apresentou o erro.
Consulte a Categoria do trabalhador sem vínculo no
portal do eSocial, acesse no “Trabalhador sem vínculo > Gestão de Trabalhadores”.
De volta ao sistema, acesse “Módulos > Retiradas/Pró-labore > Cadastro > Diretores”, verifique a “Categoria para eSocial” se é a mesma
informada no portal do eSocial.
Atenção: É importante também observar se o IOB diagnóstico
não apresenta nenhum alerta.
Após corrigir o cadastro, se as informações forem as mesmas entre o sistema e o portal, clique em reenviar os eventos S-1200 e S-1210 que apresentavam o erro inicialmente.
Se o erro persistir após as verificações, estorne o recibo em “Módulos > Retiradas/Pró-labore > Retiradas/Pró-labore > Estorno Múltiplo”.
SITUAÇÃO 2: DIRETOR SEM MATRÍCULA NO ESOCIAL COM MATRÍCULA INFORMADA
Caso o diretor não tenha matrícula informada no eSocial e o sistema possua matrícula é necessário excluí-la, para isso acesse “eSocial > Rotinas auxiliares > Manutenção Matriculas e recibo eSocial”
Na aba “Autônomos\ Diretores” na coluna “Nova. Mat. eSocial” aperte a tecla “Delete”. Será emitido a mensagem “Deseja apagar a matrícula do eSocial selecionada?”, clique em “Sim” e depois “Gravar”.
SITUAÇÃO 3: DIRETOR COM MATRÍCULA NO ESOCIAL SEM MATRÍCULA INFORMADA
Caso o Diretor tenha a matrícula informada no eSocial e o sistema não possua matrícula, acesse o Portal do eSocial e verifique o código da matrícula em “Trabalhador sem vínculo > Gestão de Trabalhadores”.No sistema acesse “eSocial > Rotinas auxiliares > Manutenção Matrículas e recibo eSocial”, na aba “Autônomos\ Diretores” na coluna “Nova. Mat. eSocial” informe a matrícula que consta no Portal do eSocial e clique em “Gravar”