eSocial - Erro: 10017
Ultima Atualização: 24/10/2023 Artigo de código : 13542        
O erro ocorre em todos os eventos de transmissão eSocial, por vários motivos, com maior apontamento devido infraestrutura de rede/máquinas, ocasionado por deficiência de algum requisito mínimo ou bloqueio.
PASSO 1 - FALTA DE NET FRAMEWORK 4.62 E/OU SUPERIOR
CLIQUE AQUI para ver informações sobre o Windows.
O .NET Framework é um ambiente de execução gerenciado para Windows que oferece uma variedade de serviços aos aplicativos em execução. Consiste em dois componentes principais: o CLR (Common Language Runtime), o mecanismo de execução que manipula aplicativos em execução, e a biblioteca de classes .NET Framework, que oferece uma biblioteca de códigos testados e reutilizáveis que os desenvolvedores podem chamar de seus próprios aplicativos.
Atenção: O framework é padrão do Windows, e todas as versões que ainda tem suporte pela Microsoft podem ser usadas.
PASSO 2 - BLOQUEIO OCASIONADO POR PROXY / FIREWALL / ANTIVÍRUS
CLIQUE AQUI e confira a lista de endereços utilizados pela IOB, solicite ao TI da empresa para que seja efetuado as devidas liberações.
PASSO 3 - CONEXÃO DE CERTIFICADO A3: DESCONECTADO NO MOMENTO DA TRANSMISSÃO
O certificado A3 é conectado por meio de Token, hardware, dispositivo USB ou cartão com leitor digital, é portátil e não precisa estar instalado na máquina, portanto para transmissão deve estar conectado na máquina, quando não conectado apresenta erros.
Importante:
O uso do certificado A3 para envio do eSocial tem apresentado alguns transtornos devido a diversos fatores, como por exemplo, a necessidade de estar conectado á máquina na qual estão sendo feito os envios, prejudicando o trabalho em rede de computadores e a necessidade de informação do PIN diversas vezes para geração, envio e recebimento dos arquivos.
Desta forma, não podemos garantir o funcionamento das transmissões ao eSocial quando utilizado esse tipo de certificado e recomendamos fortemente o uso do Certificado A1.
O sistema emite a mensagem ao configurar o certificado A3 na tela de configuração de transmissão.
Caso esteja com demora no envio dos Eventos e Retorno dos Protocolos do Portal do eSocial poderá verificar se o certificado está operacional realizando a consulta no passo a passo menu abaixo.
Acessar Menu Inicial do Windows opção "Pesquisar " e digitar "Administração de Token".
Em seguida deverá clicar na opção Administração de Token e verificar se o Status do Token se encontra como "Operacional".
Se o status do Token estiver como "Presente" deverá trocar o Token de entrada de USB e verificar novamente o Status.
PASSO 4 - SISTEMA ABERTO EM OUTRAS MÁQUINAS DURANTE A TRANSMISSÃO - CERTIFICADO A3
Pode ocorrer o retorno de Certificado Nulo. O sistema utiliza informações do certificado conectado na máquina para transmissão eSocial, para que não haja conflito com outras máquinas na rede, é importante que apenas a máquina transmissora esteja utilizando o sistema durante a transmissão.
Dessa forma deverá desconectar o certificado e conectar em outra entrada USB. Após realizar esse procedimento acessar o sistema e reenviar tabelas pendentes do e-social.
PASSO 5 - CERTIFICADO DIGITAL: INSTALAÇÃO DOS CERTIFICADOS RAIZ
O Certificado RAIZ é a Autoridade Certificadora Raiz da ICP Brasil é o (ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), ou seja não é o mesmo certificado Digital modelo A1 ou A3.
São os responsáveis em intermediar a segurança para o envio dos seus dados até o eSocial. Esses Certificados garantem a confiança de que o site ou portal titular de um certificado digital são realmente "quem dizem ser" e asseguram que as informações enviadas para aquele site ou portal não passaram por terceiros.
Os Certificados Raiz são divididos em 2 partes, Certificado Raiz Brasileira, o qual será instalado na pasta Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, e os que são da SERPRO serão instalados na pasta Autoridades de Certificação Intermediárias.
Importante: Ele deve ser instalado em todas as máquinas.
CLIQUE AQUI para instalar/executar o aplicativo.
PASSO 6 - ANALYZER
Implementado no sistema, ferramenta Analyzer, cuja função é validar o Certificado Digital, e também identificar e reparar configurações na máquina para fins de transmissão do eSOCIAL.
O Analyzer deverá ser executado nas empresas que apresentem algum problema na transmissão do eSOCIAL, podendo ser executado por dentro do sistema, através do Menu "eSocial > Analyzer" ou acessando o diretório "Folhawin > Uteis > Analyzer" e executando o arquivo Analyzer.exe.
O primeiro passo para utilização do Analyzer é aceitar os termos do contrato. Sem isso não é possível executar essa ferramenta.
Feito isso, será apresentada a tela com os campos Unidade e Empresa. Esses campos estarão preenchidos e desabilitados quando o Analyzer for executado por dentro do sistema, através do Menu "eSocial >Analyzer". Para iniciar as validações, acesse o ícone que se encontra à frente da opção Informações certificado digital.
Informe o tipo de Certificado, se A1 ou A3.
Selecione o certificado digital e informe a senha.
Feito isso o sistema preencherá o restante dos campos. Clique no botão Voltar.
Quando não for informado um certificado digital, o status da opção Informações certificado digital ficará amarelo.
Se o certificado selecionado estiver fora do período de validade, o status ficará vermelho. Diferente disso, o status ficará verde.
Quando o tipo de certificado for de procuração, será aberto automaticamente o FAQ do Aprendo com procedimentos para configuração no site do e-CAC.
Ao voltar para a tela principal do Analyzer clique em "Iniciar".
Serão executadas as seguintes rotinas:
- Validação dos certificados instalados: Será aberto uma tela para ajustes de certificados vencidos ou com mesmo CNPJ/CPF;
- Reparar .Net framework: Será feito o reparo do .Net Framework instalado na máquina;
- Configurações IE: Nas propriedades de Internet da máquina, aba Segurança, zonas 1, 2 e 3, será habilitado conteúdo misto. Na zona sites confiáveis, serão inseridos vários sites e será desmarcada a opção Exigir verificação do servidor (https) para todos os sites desta zona;
- Validação do Drive OleDB: Se o sistema identificar alguma falha no drive, será efetuada a reinstalação deste drive; e
- Finalização - Geração do log: Será gerado um log na área de trabalho. O mesmo poderá ser visualizado ou imprimido através do Analyzer.
PASSO 7 - REQUISITOS MÍNIMOS
CLIQUE AQUI para validar os requisitos mínimos do sistema.