CADASTRO - Cliente/Fornecedor

Aplicável a versão: 9.9

Ultima Atualização: 26/08/2020    Artigo de código : 13597             

- Passo 1:

Na rotina Configurações > Cadastro e Parâmetros > Cadastro Genérico > Cliente/Fornecedor devem ser cadastrados todos os estabelecimentos (matriz e filiais) dos clientes/fornecedores do escritório.



Esta rotina armazena os cadastros dos clientes e fornecedores do escritório e seus estabelecimentos, bem como os parâmetros que serão utilizados no sistema.

Este cadastro pode ser realizado manualmente ou automaticamente quando o site é integrado com os softwares contábeis.

Vá em Novo Cliente/Fornecedor,  código vem automático, porém se for fazer integração com o software contábil e estiver cadastrando um cliente que ainda não existe no software contábil a numeração do código deverá ser superior a 10.000, para não ter conflitos com o software contábil.




Após informar a Razão Social > clique em salvar

Vai habilitar a aba Estabelecimento:





Em Estabelecimento vai clicar em NOVO:


Habilitará as abas:



Informará todos os campos, principalmente os campos que possuem * asteriscos

No campo CNPJ/CPF, informe o número do Código Nacional de Pessoa Jurídica ou Cadastro de Pessoa Física, sem pontos e/ou traços, e sem espaços em branco.

É possível importar os dados cadastrais da empresa a partir do site da Receita Federal. Para isso, após informar o CNPJ clicar no ícone  

Será aberta uma tela para informar os caracteres anti-robô. Ao clicar em consultar, os principais dados cadastrais serão preenchidos automaticamente.


Esta opção é válida somente para CNPJ.


Também está disponível a opção de cadastrar um estabelecimento estrangeiro para o Cliente/Fornecedor. Neste caso, basta selecionar a opção "Cliente/Fornecedor estrangeiro". Ao fazer isto, o sistema irá preencher automaticamente o CNPJ com o valor 11.111.111/1111-11 e o campo UF com o valor EX, que sinaliza que o estabelecimento é estrangeiro.


Não será possível cadastrar estabelecimento com o CNPJ igual a 11.111.111/1111-11 e a opção "Cliente/Fornecedor estrangeiro" desmarcada. O cadastro de estabelecimento estrangeiro permitirá a emissão de NFS-e para o município de São Paulo - SP, que é o único homologado para este tipo de emissão no presente momento.


A opção de cliente/fornecedor estrangeiro não está disponível para usuários do sistema Office.



- Passo 2: Endereço


O endereço principal será utilizado para geração de RPS e emissão do Recibo de Serviços Prestados, e o endereço de cobrança será utilizado para cobrança bancária (geração de boletos e remessa). O mesmo endereço pode ser definido como principal e de cobrança, ou pode-se definir endereços diferentes, bastando cadastrá-los e em seguida clicar no ícone das colunas [Principal] ou [Cobrança] do registro desejado.

 

Quando o cliente/fornecedor for estrangeiro, o endereço principal precisará ser estrangeiro. Da mesma forma, quando o cliente/fornecedor for nacional, o endereço principal deverá ser nacional. Os endereços secundários poderão ser nacionais ou estrangeiros, independente da nacionalidade do estabelecimento.



- Passo 3: Parâmetros Financeiros


Nesta aba há os painéis 'Informações para Geração de Títulos a Receber' e 'Informações para Geração de Títulos a Pagar', mostrados conforme a [Classificação] do estabelecimento, que pode ser Cliente, Fornecedor ou Ambos.

 

O painel 'Informações para geração de títulos a receber' só é mostrado para estabelecimentos com classificação igual a cliente ou ambos e estão disponíveis os campos [Conta tesouraria] e [Série]. Só é necessário informar estes dados no cliente se eles não foram informados no estabelecimento da empresa, ou caso o cliente utilize dados específicos. Ao gerar um título a receber o sistema primeiro verificará se estes dados estão cadastrados no cliente. Se não estiverem, buscará do estabelecimento da empresa.

 

O painel 'Informações para geração de títulos a pagar' tem os campos [Conta tesouraria] e [Série]. E também só é necessário informá-los se o fornecedor não utilizar a mesma conta tesouraria e série informadas nos parâmetros financeiros do estabelecimento da empresa.

 

No painel 'Informações para envio e publicação de boletos' se selecionada a opção ‘E-mail’, o campo de mesmo nome será habilitado e se tornará obrigatório. Pode-se informar mais de um endereço, separando-os por ponto e vírgula. A forma de envio ‘Módulo Relacionamento’ habilitará a aba [Destinatários de boletos] que permite adicionar usuários relacionamento do cliente, que tenham sido previamente cadastrados. Estas informações serão utilizadas para facilitar o envio por e-mail ou publicação de boletos no portal de relacionamento.



- Passo 4: Controle de Certidões


Validação de CND vinculadas ao estabelecimento do cliente

    Menu Lateral Controle de Certidões - 

• Para cadastrar mais de um e-mail separe os e-mails com ';' (ponto e virgula).

• Para vincular a certidão "Receita Federal - Imóvel Rural" deve haver ao menos um imóvel rural cadastrado.
• Para o sistema atualizar as certidões estaduais/municipais é preciso da informação da UF na rotina Menu Configurações > Cadastros e Parâmetros > Cadastros Genéricos > Cliente/Fornecedor > Estabelecimento [Painel Registro] informar a UF. 


Regra de validação de vinculação dos estabelecimentos dos clientes

    No cadastro de clientes, apresentar para o estabelecimento apenas as certidões que podem ser vinculadas a este.



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