CADASTRO - Cliente/Fornecedor
Aplicável a versão: 9.9
Ultima Atualização: 26/08/2020 Artigo de código : 13597        
- Passo 1:
Na rotina Configurações > Cadastro e Parâmetros > Cadastro Genérico > Cliente/Fornecedor devem ser cadastrados todos os estabelecimentos (matriz e filiais) dos clientes/fornecedores do escritório.
Esta rotina armazena
os cadastros dos clientes e fornecedores do escritório e seus
estabelecimentos, bem como os parâmetros que serão utilizados no
sistema.
Este cadastro pode ser realizado manualmente ou
automaticamente quando o site é integrado com os softwares
contábeis.
Vá em Novo Cliente/Fornecedor, código vem automático, porém se for fazer integração com o software contábil e estiver cadastrando um cliente que ainda não existe no software contábil a numeração do código deverá ser superior a 10.000, para não ter conflitos com o software contábil.
Após informar a Razão Social > clique em salvar
Vai habilitar a aba Estabelecimento:
Em Estabelecimento vai clicar em NOVO:
Habilitará as abas:
Informará todos os campos, principalmente os campos que possuem * asteriscos
No
campo CNPJ/CPF, informe o número do Código Nacional de Pessoa
Jurídica ou Cadastro de Pessoa Física, sem pontos e/ou traços, e
sem espaços em branco.
É
possível importar os dados cadastrais da empresa a partir do site da
Receita Federal. Para
isso, após informar o CNPJ clicar no ícone
Será
aberta uma tela para informar os caracteres anti-robô. Ao clicar em
consultar, os principais dados cadastrais serão preenchidos
automaticamente.
Esta
opção é válida somente para CNPJ.
Também
está disponível a opção de cadastrar um estabelecimento
estrangeiro para o Cliente/Fornecedor. Neste caso, basta selecionar a
opção "Cliente/Fornecedor estrangeiro". Ao fazer isto, o
sistema irá preencher automaticamente o CNPJ com o valor
11.111.111/1111-11 e o campo UF com o valor EX, que sinaliza que o
estabelecimento é estrangeiro.
Não
será possível cadastrar estabelecimento com o CNPJ igual a
11.111.111/1111-11 e a opção "Cliente/Fornecedor estrangeiro"
desmarcada. O cadastro de estabelecimento estrangeiro permitirá a
emissão de NFS-e para o município de São Paulo - SP, que é o
único homologado para este tipo de emissão no presente momento.
A
opção de cliente/fornecedor estrangeiro não está disponível para
usuários do sistema Office.
- Passo
2: Endereço
O
endereço principal será utilizado para geração de RPS e emissão
do Recibo de Serviços Prestados, e o endereço de cobrança será
utilizado para cobrança bancária (geração de boletos e remessa).
O mesmo endereço pode ser definido como principal e de cobrança, ou
pode-se definir endereços diferentes, bastando cadastrá-los e em
seguida clicar no ícone das colunas [Principal] ou [Cobrança] do
registro desejado.
Quando
o cliente/fornecedor for estrangeiro, o endereço principal precisará
ser estrangeiro. Da mesma forma, quando o cliente/fornecedor for
nacional, o endereço principal deverá ser nacional. Os endereços
secundários poderão ser nacionais ou estrangeiros, independente da
nacionalidade do estabelecimento.
- Passo 3: Parâmetros
Financeiros
Nesta
aba há os painéis 'Informações para Geração de Títulos
a Receber' e 'Informações para Geração de
Títulos a Pagar', mostrados conforme a [Classificação] do
estabelecimento, que pode ser Cliente, Fornecedor ou Ambos.
O
painel 'Informações para geração de títulos a receber' só é
mostrado para estabelecimentos com classificação igual a cliente ou
ambos e estão disponíveis os campos [Conta tesouraria] e [Série].
Só é necessário informar estes dados no cliente se eles não foram
informados no estabelecimento da empresa, ou caso o cliente utilize
dados específicos. Ao gerar um título a receber o sistema primeiro
verificará se estes dados estão cadastrados no cliente. Se não
estiverem, buscará do estabelecimento da empresa.
O
painel 'Informações para geração de títulos a pagar' tem os
campos [Conta tesouraria] e [Série]. E também só é necessário
informá-los se o fornecedor não utilizar a mesma conta tesouraria e
série informadas nos parâmetros financeiros do estabelecimento da
empresa.
No
painel 'Informações para envio e publicação de
boletos' se selecionada a opção ‘E-mail’, o campo de
mesmo nome será habilitado e se tornará obrigatório. Pode-se
informar mais de um endereço, separando-os por ponto e vírgula. A
forma de envio ‘Módulo Relacionamento’ habilitará a aba
[Destinatários de boletos] que permite adicionar usuários
relacionamento do cliente, que tenham sido previamente cadastrados.
Estas informações serão utilizadas para facilitar o envio por
e-mail ou publicação de boletos no portal de relacionamento.
- Passo 4: Controle
de Certidões
Validação
de CND vinculadas ao estabelecimento do cliente
Menu Lateral Controle de Certidões -
• Para cadastrar mais de um e-mail separe os e-mails com ';' (ponto e virgula).
• Para vincular a certidão "Receita Federal - Imóvel Rural" deve haver ao menos um imóvel rural cadastrado.• Para o sistema atualizar as certidões estaduais/municipais é preciso da informação da UF na rotina Menu Configurações > Cadastros e Parâmetros > Cadastros Genéricos > Cliente/Fornecedor > Estabelecimento [Painel Registro] informar a UF.
Regra
de validação de vinculação dos estabelecimentos dos clientes
No cadastro de clientes, apresentar para o estabelecimento apenas as certidões que podem ser vinculadas a este.