Rejeição 930 - CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal
Ultima Atualização: 12/08/2024 Artigo de código : 13716        
Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) e não informado o código de benefício fiscal (Campo: cBenef) para CST - Código da Situação Tributária (Campo: CST), que exige o código de benefício fiscal, haverá a rejeição pelo motivo 930 - CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal.
Importante: Para itens sem benefício fiscal, a UF poderá exigir a informação da literal “SEM CBENEF” para alguns CST, vide tabela publicada no Portal Nacional da NF-e.
PASSO 1
Acesse o Menu Cadastros > Produtos > aba Tributos > sub aba Geral e no campo Código Benefício Fiscal, preencha com o código, conforme Tabela de Código de Benefício Fiscal do RS, disponibilizado no Portal da NF-e.
Se no Cadastro do Produto > aba Tributos > sub aba Geral, a opção "Alíq. por UF?" está habilitado como "Sim", preencha o código do Benefício Fiscal no estado cadastrado através da aba "Alíquotas por UF", conforme imagem abaixo:
PASSO 2
Acesse a Digitação da Nota > exclua e inclua o Item novamente e clique em Grava. Caso esta Nota Fiscal esteja vinculada a um Pedido de Venda, pode excluir a NF > incluir novamente e vincular o Pedido de venda.
Após regravar a Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.
Informações Complementares:
CLIQUE AQUI se deseja fazer o download da tabela cBenef X CST, vinculada a NT 2019.001 versão 1.30
Para saber se a TAG foi gerada de acordo com a CST utilizada, siga os procedimentos abaixo:
Acesse o caminho: C:\Fatwin\99999 (pasta da empresa cadastrada no sistema)\Produção\Transmissão\NFGerada e localize a chave de acesso da Nota Fiscal que gerou.
Observação: Para saber qual é a chave de acesso da nota fiscal gerada, conforme a imagem de exemplo abaixo, localize o campo Número.