Acesso ao Sistema - Mensagem: Não foi possível estabelecer conexão com o banco de dados!

Ultima Atualização: 13/08/2024    Artigo de código : 13801             

Se ao tentar acessar o sistema da Linha Business apresentar Erro: Não foi possível estabelecer conexão com banco de dados! Para saber como solucionar o problema "Clique aqui".


Possíveis causas: bloqueios na máquina servidor (Firewall) ou serviços do Banco de Dados (SQL SERVER) parado.


Mensagem apresentada no SERVIDOR:

PASSO 1

Se o erro ocorrer na máquina do seu Servidor, reinicie a máquina servidor e tente acessar novamente o sistema. Caso a mensagem persista, siga para o próximo passo.


PASSO 2

No campo de pesquisa do Windows, localizado no canto inferior esquerdo da sua tela, digite Serviços ou Services.msc e acesse a opção aplicativo Serviços que irá aparecer na pesquisa.


PASSO 3

Será aberta a tela de Serviços, localize a opção: SQL Server (BUSINESSSERVER) e verifique se a coluna Status esta "em branco" ou "Em Pausa", para realizar o próximo procedimento abaixo


a) Status do SQL Server (BUSINESSSERVER) "em branco":

Clique com o botão direito do mouse sobre SQL Server (BUSINESSSERVER) e selecione a opção "Iniciar" o serviço. A coluna Status mudará para "Em Execução".



b) Status do SQL Server (BUSINESSSERVER) "Em Pausa":


Clique com o botão direito do mouse sobre SQL Server (BUSINESSSERVER) e selecione a opção "Reiniciar" o serviço. A coluna Status mudará para "Em Execução".


Se o Status do serviço do SQL Server (BUSINESSSERVER) estiver "Em Execução", também poderá "Reiniciar" o serviço.


PASSO 4

Assim que o serviço já estiver "Em Execução", os usuários já podem tentar abrir os sistemas da Linha Business.

Importante: Caso o serviço do SQL SERVER estiver parando com frequência, é necessário solicitar que um Técnico de Informática realize as verificações na máquina do servidor e na rede.

Atenção: Se o serviço do SQL SERVER não iniciar e apresentar a mensagem destacada abaixo, é necessário mostrar ao Técnico, para que ele analise o Log de eventos do sistema para identificar o erro e solucioná-lo.


Mensagem apresentada no TERMINAL (Estação):

PASSO 1

Verificar bloqueios referente Firewall do Windows, Antivírus, entre outros, na máquina SERVIDOR.


PASSO 2

 Verificar se na máquina TERMINAL possui a instalação do Native Client nos Programas e Recursos do Windows.



Informações Complementares:

Procedimentos relacionados à máquina, consulte um Técnico de Informática.

Para contratar o serviço de consultoria para análise da infraestrutura, entre em contato no número 0800 941 0049.


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