Nota Fiscal para Zona Franca de Manaus - Suframa com Desconto de Valor de PIS e COFINS no Total da Nota Fiscal
Ultima Atualização: 17/07/2023 Artigo de código : 13906        
NOTA FISCAL ZONA FRANCA DE MANAUS - CONFIGURAÇÕES
Importante: Antes da emissão de qualquer tipo de nota fiscal consulte seu contador sobre suas tributações.
Passo 1: Acesse Cadastros > Geral > Empresas (Identificação do Destinatário/Cliente).
A Empresa deve estar localizada dentro da Zona Franca de Manaus (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e alguns municípios do Amapá).
Com um destes Estados informados será habilitado o campo "Cód. Suframa" na aba "Específicos".
- Cód. Suframa: Informe o código de cadastro do Destinatário na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Este campo será utilizado somente para as empresas pertencentes aos Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia ou Roraima. Ao informar o código o sistema entenderá que o cálculo dos impostos será diferenciado devido o incentivo fiscal para estas regiões.
Passo 2:
Na aba "Impostos" a opção "Contribuinte de ICMS" deve estar marcada.
- Contribuinte de ICMS: Se marcada esta opção, o sistema considera a alíquota de ICMS dos Estados Interestaduais, se não marcada esta opção, o sistema considera a alíquota de ICMS dos Estados Estaduais. O cadastro de estados encontram-se no menu Cadastro>Geral>Estados.
- Parâmetro Descontar da Base de Cálculo da Substituição Tributária o Valor de SUFRAMA: Para as Empresas que utilizam o incentivo fiscal do SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), esta opção será habilitada. Ao marcar a opção, o sistema irá realizar a dedução do valor de SUFRAMA sob a base de cálculo da Substituição Tributária.
Passo 3:
Acesse Cadastros > Geral > Municípios.
a) Selecione o Estado e o Município.
b) Quadro SUFRAMA
- Código: Informe o código da SUFRAMA para esse Município.
- Aplicar Desconto: Habilite esta opção.
Observações: Se marcada esta opção, o sistema calculará o desconto com base no ICMS e o deduzirá do valor total na Nota Fiscal. Caso seja informado somente o Código da SUFRAMA e desmarcada esta opção, o sistema calculará o ICMS normal e, dessa forma, não aplicará o desconto SUFRAMA.
Passo 4:
Acesse Cadastros > Geral > Estados.
- Sigla: Informe a sigla do Estado (Unidade da Federação).
- No quadro Alíquotas de ICMS (%) : Externa: Informe a alíquota de ICMS ex: 7% correspondente ao Estado para as operações interestaduais, conforme definição do Governo do Estado.
Passo 5:
Acesse Cadastros > Produtos > Situação Tributária.
Campos a serem informados no sistema para cadastro:
- Código: Informe o código de origem do Produto e a Tributação de ICMS . Exemplo: 0-40.
- Descrição: Especifique a descrição da situação, de acordo com legislação vigente.
- Origem: Especifique a origem da tributação.
- ICMS: Selecione a tributação a opção "ICMS Tributado" deve ser selecionada, pois embora na NF com desconto Suframa não tenha destaque e não apareça na nota valor de ICMS o sistema faz o cálculo.
- Motivo: Selecione o Motivo da desoneração "Suframa".
Passo 6:
Acesse Cadastros > Natureza de Operação.
a) Guia Geral> ICMS: Selecione a forma de tributação do ICMS a opção "ICMS Tributado".
b) Quadro Situações Tributárias > ICMS: No primeiro campo informe a origem da natureza de operação: Nacional ou Internacional. No segundo campo informe a Situação Tributária para essa Natureza de Operação.
Deverá também realizar o preenchimento das situações tributárias dos demais impostos PIS, COFINS, IPI e o Código de Enquadramento do IPI.
Passo 7:
Digitação da Nota Fiscal
Destinação: No Caso do Suframa selecione "Venda para Contribuinte".
Passo 8:
Na tela de Inclusão da Nota Fiscal de Saída > Clique no Botão "Valores" > No Campo VL. Desconto (-) > Informar a somatória dos impostos de PIS e COFINS.
Importante: O Valor referente ao Abatimento (valor do ICMS de Desoneração) será gerado automaticamente conforme as parametrizações anteriores, não deverá ser informado nesse campo.
Passo 09:
Na Visualização da Nota Fiscal os valores de Desconto do ICMS poderá ser visualizado no Quadro Dados dos Itens > Aba Produtos > Na linha de cada item Colunas Alíq. Desc. ICMS e Valor Desc. ICMS.
O Valor de Desconto (PIS + COFINS) no Quadro Cálculo do Imposto > Aba Produtos > Campo Valor Desc. Geral.
O Valor Total da Nota Fiscal , será apresentado com os Descontos = Totais Mercadorias - Vlr. Desc. ICMS (Abatimento ZFM) - Vlr. Desc. Geral (PIS + COFINS).
- Informações Complementares:
Na estrutura do Arquivo XML apresentará o Grupo dos Totais a TAG ICMSDeson (Valor do ICMS Desonerado).
Passo 10:
Geração do Arquivos XML
Após a transmissão e autorização da nota, deve ser gerado o XML Suframa que deverá ser importado no site do Suframa para a geração do PIN (Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional).
Acesse Utilitários > Geração de Arquivos > Notas Fiscais Eletrônicas > Exportação XML ao Suframa > Nota Fiscal Eletrônica.
Links Relacionados:?
- SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus SUFRAMA
- Portal de Serviços SUFRAMA