Sincronismo Start x PDV - Erro ao conectar o banco de dados do terminal PDV - Como realizar a Liberação da Porta 3092
Ultima Atualização: 18/07/2024 Artigo de código : 14053        
Se ao
tentar realizar a Sincronização apresentar Erro ao conectar o banco de
dados do terminal PDV, realize as verificações abaixo:
Importante: Todos os procedimentos devem ser
efetuados no computador que utilizará o PDV.
PASSO 1
Acesse
o site: www.meuip.net.br e anote o Número do seu IP NET que
irá apresentar na tela;
PASSO 2
Dentro do
Start NET acesse a aba Comercial > selecione a opção Gerenciar PDV;
PASSO 3
Clique sobre a
configuração do seu terminal e selecione a opção - para remover a
configuração, logo em seguida clique na opção "+ Adicionar..." e nos campos Identificação e IP
ou nome do Computador informe o mesmo Número do IP NET que
consultou no site no Passo 1;
PASSO 4
Clique no botão "Testar Conexão", veja se irá apresentar a
Informação: Não foi possível conectar ao Terminal.
Clique no botão "OK";
PASSO 5
Na
tela de Gerenciar Terminal PDV clique na opção "Sincronizar" e
veja se irá continuar apresentando Erro ao conectar o banco de dados do
terminal PDV;
PASSO 6
Se o
erro persistir como nos exemplos acima, acesse o site www.yougetsignal.com/tools/open-ports e no campo Port Number informe
3092 e clique no botão "Check". Se apresentar a
informação: Port 3092 is closed, significa que a Porta
3092 está fechada e será realizar a abertura dela em seu roteador;
PASSO 7
Com o auxílio
do seu Técnico de Informática, acesse o Prompt de Comando do
Windows (CMD) e verifique o seu Gateway. Ao acessar o
Prompt de Comando informe ipconfig e pressione a tecla "Enter",
dessa forma visualizará o IP Gateway Padrão.
PASSO 8
No exemplo
acima o IP Gateway é o 192.168.0.1, então informe essa
numeração no navegador da sua internet e pressione a tecla "Enter".
Assim, já apresentará a tela do seu roteador.
Nesse exemplo
o roteador é da empresa NET. Com o auxílio do seu Técnico
de Informática ou do provedor da sua internet, faça
as alterações, visto que, há outros roteadores que o processo poderá ser
diferente.
PASSO 9
Informe
o Login e a Senha do seu roteador e caso não
tenha essas informações, verifique diretamente com o provedor da sua internet;
PASSO 10
Clique
na opção "Configurações Avançadas";
PASSO 11
Acesse a
opção Menu > Avançado > Encaminhamento de porta;
PASSO 12
Clique na opção
"Criar IPV4";
PASSO 13
No Passo 7 você também irá visualizar
o IPV4 de seu computador (o que utilizará o PDV). No
exemplo abaixo o IPV4 é 192.168.0.41, anote o número do seu IPv4;
PASSO 14
Preencha o
final do endereço IPv4 e em Porta inicial e Pota
final informe 3092, tanto na parte Local, quanto Externo.
Em Protocolo deixe Ambos (que
significa o protocolo TCP e UDP) e após clique em "APLICAR AJUSTES";
Será criado a
regra, conforme o exemplo abaixo:
PASSO 15
Acesse novamente o site: www.yougetsignal.com/tools/open-ports, no campo Port
Number informe 3092 e clique no botão "Check",
verifique se irá apresentar a informação: Port 3092 is open, que
significa que a Porta 3092 está aberta;
Assim que apresentar que a Porta 3092 está aberta, poderá realizar
novamente o Teste de Conexão, que é para apresentar "Terminal
Funcionando";
E
assim que realizar a sincronização, é para apresentar a Informação: Sincronização
concluída;
Importante: Caso a Porta 3092 apareça
aberta no site: www.yougetsignal.com/tools/open-ports, porém continue com erro ao realizar o Teste
de Conexão e o Sincronismo, verifique se o seu PDV já está atualizado na
última versão e sem problemas/erro para abri-lo. Certifique-se de que a configuração
no roteador está com o IPv4 correto, pois se o seu IP for dinâmico (ou
seja, IP alterado todas as vezes que se conecta a internet), é provável que
sempre tenha problemas no sincronismo, pois precisará ajustar o IP na
configuração de seu roteador sempre que o IP for alterado. Por este motivo,
recomendamos deixar o IP fixo para que uma vez configurado, o roteador com o IP
do computador que utilizará o PDV, não tenha mais problemas relacionados a
isto.