eSocial - Exportação Diversas - Erro: 10017

Ultima Atualização: 12/12/2022    Artigo de código : 14084             

O erro ocorre em todos os eventos de transmissão eSocial.

Trata-se de um erro de estrutura, onde o sistema gera a carga para validação, mas não consegue realizar o envio, devido deficiência de algum requisito mínimo ou bloqueio.


PASSO 1

Relação de itens que devem ser verificados na estrutura: 


"Servidor de Banco de Dados > Softwares Legados > Rede de Computadores"


- Orientações Técnicas (Servidor e Estações);

- Certificado Digital;

- Java;

- Configurações de Segurança Java e Internet Explorer;

- Dimensionamento Switch;

- Firewall de Borda;

- Proxy.
 

Atenção: Independente do ambiente de envio (Testes ou Oficial) o certificado digital deve ser cadastrado no sistema, tendo em vista que o mesmo é responsável pela transmissão da informação ao portal da Receita Federal.




PASSO 2


Execute Analyzer "Ajuda > Acesso ao suporte > Analyzer" para que sejam verificados os requisitos mínimos operacionais do servidor e Estações (verificação necessária apenas para sistema local, para o sistema .NET não é necessário).

Observação: Execute na máquina que fará o envio e servidor

Instalação do NET Framework versão 4.6.2 ou 4.7 (instalação necessária apenas para sistema local, nas estações e servidor, para o sistema .NET não é necessário).

O .NET Framework é um ambiente de execução gerenciado para Windows que oferece uma variedade de serviços aos aplicativos em execução. Ele consiste em dois componentes principais: o CLR (Common Language Runtime), o mecanismo de execução que manipula aplicativos em execução, e a biblioteca de classes .NET Framework, que oferece uma biblioteca de códigos testados e reutilizáveis que os desenvolvedores podem chamar de seus próprios aplicativos.

Atenção: A versão 4.7.1 ou posteriores NÃO são homologadas. Por ser uma versão de testes gerará instabilidade ou erro na validação do certificado digital.


PASSO 3

Instalação dos certificados RAIZ (instalação necessária apenas para sistema local, para o sistema .NET não é necessário).


PASSO 4

Certificado RAIZ  não é o mesmo certificado Digital modelo A1 ou A3.

O Certificado Raiz é a Autoridade Certificadora Raiz da ICP Brasil (ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

São os responsáveis em fazer um túnel de segurança para o envio dos seus dados até o eSocial. Esses Certificados garantem a confiança de que o site ou portal titular de um certificado digital são realmente quem dizem ser e asseguram que as informações enviadas para aquele site ou portal não pararão nas mãos de terceiros.

Os Certificados Raiz são divididos em 2 partes, Certificado Raiz Brasileira, o qual será instalado na pasta Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, e os que são da SERPRO serão instalados na pasta Autoridades de Certificação Intermediárias.

Importante lembrar que deve ser instalado em todas as máquinas.



PASSO 5

Reinstalação do Certificado Digital A1 seguindo o procedimento abaixo:

Vá até o navegador Internet Explorer, abra suas Ferramentas (Alt+x) no canto superior direito e selecione "Opções de Internet > Conteúdo > Certificados".

Remova todos os certificados e após isso instale apenas o certificado da empresa que irá ser feito o envio.

Feito o cadastro selecione o certificado e clique em "Exportar > Avançar" Selecione a opção Sim, "Exportar a Chave Primaria > Avançar > Avançar > Nomeie o certificado" com o nome da empresa que está fazendo o envio e selecione o diretório para salvar a exportação, em seguida clique em concluir.

Remova o certificado da lista novamente, porém desta vez importe o certificado que foi exportado anteriormente.


PASSO 6

 Instalação do Certificado Digital no sistema.

Certificados aceitos:

Sistema Local: A1 ou A3.

Sistema .NET: A1 (Certificado A3 não é homologado).

No gerenciador do sistema acesse a rotina: "Empresas > Vinculo Certificado Digital > Certificado eSocial/REINF". Informe o código do novo certificado e o nome, selecione o modelo do certificado (A1 ou A3) e o certificado nos campos Certificado para Transmissão e Certificado para Assinatura, em seguida no campo Vinculação selecione as empresas que utilizarão esse certificado para envio.

Observação: Certifica A1 é instalado em rede e deve ser instalado no servidor, já o Certificado A3 deve ser instalado na máquina que está fazendo o envio e não pode ser retirado até que o retorno do eSocial seja finalizado.


PASSO 7

Verifique se o serviço de comunicação com o eSocial está ativo e em execução no SERVIDOR (verificação necessária apenas para sistema local, para o sistema .NET não é necessário).

Para ativar o serviço de comunicação do eSocial abra o gerenciador do sistema em seu SERVIDOR e acesse a rotina "Utilitários > Configurações > eSocial/REINF", marque a opção "Executar > Grave".



PASSO 8

Para verificar acesse os serviços do Windows no computador SERVIDOR e procure o serviço com o nome de "Minha Gestão Contábil > Serviço de comunicação com o eSocial", verifique se o mesmo está com o status "em execução" caso esteja parado inicie e aguarde alguns minutos para verificar se continua em execução.

A Melhor maneira do serviço funcionar sem erros é lhe dando permissão de administrador, clique com o botão direito no serviço, "Propriedades > Logon > selecione a opção Esta Conta" e informe o usuário e senha do Administrador do Servidor, desta forma não haverá nenhum problema por falta de permissão.


PASSO 9

Abra o módulo Folha de Pagamento e acesse a rotina de geração da Validação em Ambiente de Testes ou Geração da Carga Inicial (Empregador e Tabelas).

Após gerar a carga em ambiente oficial o status irá ser alterado para enviado e aguardando retorno, em ambiente de testes irá ser alterado para Em Andamento, deve clicar em Consultar até receber o retorno do envio. No ambiente Oficial se alguma tabela retornar com erro deve realizar a correção após clique em Reenviar, no ambiente de Testes deve realizar a correção, em seguida a carga deve ser excluída através da rotina "eSocial > Rotinas Auxiliares > Excluir Empresa do Ambiente de Testes" e depois gerada novamente.


PASSO 10

É necessário realizar, junto ao TI da empresa, a liberação de acesso às algumas URLs da internet, utilizadas para a transmissão de dados ao eSocial.

https://webservices.envio.esocial.gov.br/servicos/empregador/en viarloteeventos/WsEnviarLoteEventos.svc
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/WsEnviarLoteEventos.svc
https://webservices.consulta.esocial.gov.br/servicos/empregador/consultarloteeventos/WsConsultarLoteEventos.svc
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/consultarloteeventos/WsConsultarLoteEventos.svc
https://webservices.download.esocial.gov.br/servicos/empregador/dwlcirurgico/WsConsultarIdentificadoresEventos.svc
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/dwlcirurgico/WsConsultarIdentificadoresEventos.svc
https://webservices.download.esocial.gov.br/servicos/empregador/dwlcirurgico/WsSolicitarDownloadEventos.svc
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/dwlcirurgico/WsSolicitarDownloadEventos.svc


Importante!
Caso o TI da empresa não consiga realizar as parametrizações, disponibilizamos o serviço de parametrização de estrutura da empresa, serviço o qual é realizado pela consultoria e que possui cobrança à parte. Nesse serviço o consultor verificará toda a estrutura da empresa finalizando apenas quando o envio for realizado ou o erro identificado.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14084