ECD - Registro I157 - Configuração no Sistema
Ultima Atualização: 11/06/2024 Artigo de código : 14089        
Este registro normalmente é utilizado em casos de: troca de plano de contas entre os anos, troca de software entre os anos, ou troca de Contador/Escritório Contábil. Serve para informar as transferências de saldos das contas do plano de contas anterior, quando não forem realizados lançamentos contábeis transferindo o saldo da conta antiga para a conta nova nos registros I200 e I250.
Como base para o cadastro desse registro, é preciso ter em mãos, o Balanço Patrimonial ou Balancete do último mês do exercício imediatamente anterior. Obtenha o relatório através do software ou contador anterior.
PASSO 1 - CADASTRO DE EMPRESAS
Para empresas que devem gerar o
registro I157, no cadastro da empresa: "Menu Arquivos > Empresas > Aba Contábil > Aba 2 – Configurações Diversas", deverá ser habilitada a opção "Gerar
Registro I157 da ECD":
PASSO 2 - SALDOS INICIAIS
Com a opção habilitada no cadastro de
empresa, na rotina de Saldos Iniciais: "Menu Arquivos > Saldos Iniciais >
Cadastrar Saldos Contábeis", ficará habilitado o novo botão "Conta Anterior" para ser vinculada quantas contas contábeis forem necessária a conta do plano antigo no plano atual:
Atenção: a numeração da conta anterior utilizada: 1-1-1-02-0001, é apenas um exemplo de preenchimento. A numeração e formato da máscara nesse preenchimento, deve ser exatamente como no plano anterior, utilizado na contabilidade anterior. Seja ele separado por hífen, por ponto, ou sem nenhuma separação, apenas números seguidos.
Para localizar o número analítico da conta anterior, poderá utilizar, uma listagem do plano anterior, um relatório balancete, balanço patrimonial, ou até mesmo abrir a ECD entregue por essa contabilidade anterior, encontrar o Registro I050 e localizar o número e máscara completa como foi para a ECD:
Atenção: confira a ECD entregue pela contabilidade anterior, para pegar exatamente o número correto para a sua empresa.
Após informar o "Código da Conta" e "Valor", clique o sinal "+" para que a informação seja salva na tela de "Conta Anterior".
PASSO 3
Importante: Para cada conta utilizada/cadastrada
no "Saldo Inicial",
deverão ser informada(s) conta(s) e o saldo
correspondente que antes eram do
plano antigo.
- Deverá cadastrar o Saldo Inicial, para todas as Contas Contábeis que têm movimentação no ano no Plano Anterior, referente ao último mês que ocorreu o "Encerramento do Exercício", como por exemplo "12/2021". Para ajudar, poderá utilizar o relatório Balancete do mês, para conseguir visualizar os saldos das contas que teve movimentação no exercício.
- Lembrando que deverá cadastrar o Saldo Inicial, mesmo que no Encerramento Anterior a Conta esteja Zerada. Ou seja, mesmo que a conta finalizou no mês do encerramento, com o saldo zero (0,00), porém teve movimentação no mês do encerramento, apenas finalizou com saldo zero, "esta conta", deverá ser cadastrada na rotina de Saldo Inicial, para ser gerado o Registro I157. Essa regra vale para todos os grupos do plano de contas e não precisa ser feito para a conta de Transferência do Resultado.
PASSO 4 - GERAÇÃO DO ARQUIVO
No
arquivo, a geração
do registro irá ocorrer apenas no primeiro
mês de movimentação da empresa,
ou seja, se ela
está começando com o escritório novo a partir
do mês de janeiro, o registro I157 será gerado apenas para esse período, conforme imagem abaixo.
PASSO 5 - CENTRO DE CUSTOS
Para empresas com Centro de Custo, e optar por gerar esse registro no arquivo da ECD, poderá também criar o Registro I157, para as Contas de Centro de Custo, devendo informar as contas anteriores no cadastro de Saldo
Inicial de Centro de Custo: "Menu Arquivos > Saldos Iniciais > Cadastrar de
Saldos de Centro de Custo":
PASSO 6 - GERAÇÃO DO ARQUIVO CENTRO DE CUSTOS
A geração do arquivo para empresas
que entregam centro de custo, segue a mesma regra, no entanto, a informação da
conta anterior de centro de custo será preenchida no campo 3 do registro I157.
Observação: na rotina de Geração do Arquivo da ECD, deverá acessar o "Menu Diversos > SPED > ECD > Aba Situação Específica", habilitar a opção "Gerar Centro de Custo":
Atenção: no momento da geração da ECD no "Menu
Diversos > SPED > ECD" na aba "Geração do Arquivo" ao clicar no botão "Inconsistências e Vinculo Referencial" será possível identificar se todas as
contas do cadastro de Saldo Inicial estão com a conta anterior informada e se
elas estão cadastradas com o mesmo saldo informado na conta contábil atual.
Este relatório pode ser gerado em PDF.
Observação: lembre-se que todos os números, máscaras e valores aqui utilizados, são exemplos e, devem ser preenchidos com a situação específica de cada empresa.