ECD - Passo a Passo
Ultima Atualização: 07/06/2024 Artigo de código : 14106        
A Escrituração Contábil Digital - ECD é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Atenção: Para empresas com Matriz e Filiais, nosso sistema gerará automaticamente de forma unificada, desde que estejam devidamente cadastradas como estabelecimentos dentro da mesma empresa.
Confira abaixo o passo a passo:
1 - PARÂMETROS
Configurações do Cadastro da empresa
Configurações de Históricos
Configuração de Grupo de Resultado
Parametrização da DRE
Plano Referencial
Registro I157 - Saldo anterior
Importante: Se houve troca de plano de contas, software ou troca de Contador/Escritório Contábil será necessário a configuração deste registro para que não ocorra erros no validador.
2 - LANÇAMENTOS
Integração Módulo Fiscal
Integração Módulo Folha
Integração Módulo Patrimonial
Lançamentos
Lançamentos - Digitação Auxiliar para Livros R - A - Z
Transferência de Resultado/Encerramento
Importante: Todos os lançamentos deverão conter estrutura de histórico informada, para que o lançamento seja gerado corretamente dentro do validador.
3 - CONFERÊNCIAS
Relatórios de Conferência
Conferência de Diferença entre Lançamentos
Conferência de Diferença de Saldos
Diferença entre DRE e Razão/Balancete
4 - APURAÇÃO E GERAÇÃO
Apuração das Demonstrações Contábeis
Geração do Arquivo
Geração da Escrituração Resumida: R e seus Auxiliares: A e Z
Caso já tenha gerado sua ECD Original e precise corrigir as informações já transmitidas para Receita Federal, CLIQUE AQUI para verificar como gerar um arquivo substituto, lembrando que na ECD não existe retificação, apenas substituição do arquivo, e esse processo só deverá ser feito caso precise substituir a entrega original.
Importante: Demais demonstrações Contábeis (Ex: DMPL, DLPA...etc), deverão ser configuradas conforme a necessidade da empresa.
5 - VALIDADOR
Passo a Passo no PGE: Importação, Recuperação da ECD anterior, Validação, Assinatura e Transmissão
Possíveis Erros e Soluções da Validação do Arquivo
INFORMAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO DA ECD
Informações necessárias para o preenchimento da Escrituração Contábil Digital - ECD podem ser encontradas em: