PLANO DE CONTAS - Mensagem de 'Conta Não Encontrada' na Atualização do Plano de Contas
Ultima Atualização: 26/03/2020 Artigo de código : 14138        
Caso seja apresentada a mensagem de "Conta não Encontrada" na rotina de Atualização do Plano de Contas, o usuário terá duas opções:
- Cadastrar Manualmente as Contas não Encontradas, conforme demonstrado no Relatório de Inconsistência da Atualização do Plano de Contas; ou
- Realizar a Rotina de Cópia do Plano Por Grupo
Essa mensagem de "Conta Não Encontrada", é apresentada, quando a Conta em questão possui Saldos nos Anos Anteriores, porém por algum motivo, essa Conta não existe no Ano em que a Empresa esta Ativada.
Pelo fato, dessa Conta conter Saldos, é necessário que ela exista no Plano de Contas do Ano Ativo, para que dessa forma, não haja Diferenças na Contabilidade
Como informado acima, existe duas formas, para corrigir essa situação, sendo elas:
OPÇÃO 1: CADASTRAR MANUALMENTE AS CONTAS NO PLANO DE CONTAS
Para cadastrar manualmente as contas que foram apresentadas como "Não Encontradas", o usuário deverá realizar o seguinte procedimento
- Passo 1:
Acesse Menu > Movimentos > Atualização do Plano de Contas, atualize de 01 a 12
Caso seja apresentada a mensagem :
Clique em OK, ao Final da Atualização, o Sistema Apresentará um Relatório de Inconsistência, apontando as Contas Não Encontradas na Rotina de Atualização
Relatório de Inconsistência:
- Passo 2:
Sabendo quais seriam as Contas a serem cadastradas, acesse Menu Arquivos > Plano de Contas
Para criar uma nova conta, clique em NOVO, e cadastre a Conta exatamente conforme a Estrutura da Conta Contábil, informada no Relatório de Inconsistência
OPÇÃO 2: CÓPIA DO PLANO DE CONTAS POR GRUPO
Através desta rotina é possível copiar grupo de contas de uma empresa para outra e na mesma empresa de um ano para outro.
Para efetuar a cópia acesse o menu Diversos > Cópias > Cópia do Plano de Contas entre Empresas por Grupo
Para seguir, passo a passo, com a Rotina de Cópia do Plano de Contas Por Grupo, CLIQUE AQUI