ECD - Como Gerar Arquivos em Extensão RTF
Ultima Atualização: 22/05/2025 Artigo de código : 14163        
Para anexar relatórios em RTF na Geração dos Arquivos da ECD e ECF, siga os procedimentos abaixo, realizando o divido passo a passo:
PASSO 1
Observação: Alguns relatórios do sistema, como a Nota Explicativa, antes da geração precisa ser criada a estrutura do mesmo, através do "Módulos > Notas Explicativas".
Acesse, "Relatórios > Contábeis > Notas Explicativas". Com a estrutura já criada, selecione o "Período desejado" no relatório. Em seguida, clique em "Imprimir" para gerar o documento.

PASSO 2
Será apresentado o Relatório, clique na opção de Salvar:

PASSO 3
Indique o local onde será salvo o arquivo, modifique o Tipo para *.RTF e depois clique em Salvar.

PASSO 4
Após salvar o arquivo, acesse a geração do arquivo ECD, para inserir os relatórios gerados, "Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD" e habilite a opção: "Adicionar Arquivos *.RTF".

Defina na tela que será aberta, o Tipo de Documento, uma Descrição e Selecione Arquivo RTF. Após preencher todos os campos e "Adicionar" tudo o que deseja, clique e em "OK" para finalizar.