eSocial - S-2299 Erro: 721 Não foi possível registrar o evento atual pois existem eventos cadastrados com data de ocorrência posterior a esse trabalhador Erro: 1257 O movimento desse período já se encontra fechado
Ultima Atualização: 03/12/2021 Artigo de código : 14200        
Cenário 1: Transmissão de dados do cadastro de funcionário e/ou alteração com data posterior ao desligamento
Passo: 1 Acesse Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro, localize funcionário acesse Histórico de Protocolo, consulte data de envio das alterações S-2205 e S-2206, para liberar o procedimentos de exclusão dos passos seguintes a empresa deve estar ativa na competência de envio dos eventos de alteração.
Passo: 2 Acesse Menu Arquivos>Funcionário>Cadastro Histórico de Protocolo, selecione os eventos S-2206 e Exclua.
Passo 3: Ainda no Histórico de Protocolos, realize o filtro do evento desejado através da opção Selecione o evento.
Passo 4: Será demonstrado eventos conforme filtro,na linha do evento desejado para retificação, clique em Retificar.
Passo 5:Na tela de Retificação, Clique em Sim e aguarde a Liberação do cadastro para Alteração.
Passo 6:Após liberação do cadastro, insira a letra "R" no endereço de funcionário (caso já conste a letra R, exclua).Após alteração, clique em Gravar.
Atenção!!! A retificação de um evento pode influenciar em outro que estiver vinculado a ele.
Ao retificar um evento, havendo necessidade retifique eventos posteriores, respeitando a ordem cronológica.
Cenário 2: Transmissão de eventos retroativos quando já há meses posteriores encerrados
Passo 1: Acesse todos os meses posteriores e faça a reabertura através do S-1298
Passo 2: Ative na competência de obrigatoriedade do envio, limpe fila e reenvie o evento
Essa regra de encerramento é do próprio eSocial, então é necessário que todos os meses em que o envio do fechamento é obrigatório esteja aberto no sistema e no portal.