Licença Maternidade ADI 6327

Ultima Atualização: 21/10/2022    Artigo de código : 14223             

Liminar para considerar alta da mãe ou do recém-nascido como marco inicial da licença-maternidade.

Pedido liminar, para que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça como marco inicial da licença-maternidade a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último. O objetivo é que a interpretação dada às leis que tratam do benefício seja adequada e de acordo com a Constituição Federal nos casos de bebês prematuros. 

O parágrafo 1º do artigo 392 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõe que o início do afastamento da gestante pode ocorrer entre o 28º dia antes do parto e a data do nascimento do bebê. O artigo 71 da Lei 8.213/1991 trata do dever da Previdência Social de pagar o salário-maternidade com base nos mesmos termos. Para a legenda, a literalidade da legislação presta um desserviço à Constituição e deve ser interpretada de forma mais harmoniosa com o objetivo constitucional, que é a proteção à maternidade, à infância e ao convívio familiar.


Fonte: CLIQUE AQUI  


Aplicações no Sistema Folha de Pagamento.

No sistema não haverá adequações, considerando que trata-se de datas de inicio e fim do beneficio de Licença Maternidade. Para realizar o afastamento, acesse Rotina de Afastamento e Retorno e realize o lançamento de maternidade ( Q1), com as devidas datas.

Em caso de duvidas sobre datas de inicio/fim consulte seu orientador trabalhista.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14223