ECD - Registro I157 - Configuração de Saldos de Balanço Anterior

Ultima Atualização: 04/06/2024    Artigo de código : 14269             

Este registro deve ser utilizado para informar as transferências de saldos das contas do plano de contas anterior, quando não forem realizados lançamentos contábeis transferindo o saldo da conta antiga para a conta nova nos registros I200 e I250. Normalmente se utiliza em casos de: troca de plano de contas entre os anos, troca de software entre os anos, ou troca de Contador/Escritório Contábil.


Importante: O Sistema IGC tem como padrão o plano de contas sem pontuação. Sendo assim, no processo de Recuperação da ECD Anterior, se seu arquivo anterior foi entregue por outro software, que tinha pontuação, e seu arquivo atual será entregue pelo IGC Contabilidade, mesmo que utilize o mesmo plano de contas de um ano para o outro, o validador apresentará divergência por falta de pontuação (.). 

Exemplo: Se o seu plano de contas atual é sem pontuação: 1101010001 e seu plano anterior possuía pontos: 1.1.01.01.0001.

Desta forma não haverá a necessidade de preencher o I157, apenas deverá ser preenchido no momento da geração da ECD em "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD", o checkbox "Gerar Classificação com Pontos":





Para configurar acesse o "Menu Cadastro > Saldos de Balanço > Saldos de Balanço Anterior (Registro I157 - ECD)".


Atenção: Os lançamentos feitos nessa tela deverão ser vinculados a "Matriz" da Empresa, sendo assim selecione o estabelecimento correto para prosseguir com os lançamentos.



Código: Deve ser preenchido manualmente pelo usuário. São permitidos até 6 dígitos.

Conta: Neste campo deve ser selecionada a conta do plano de contas atual, ao selecionar a aba será direcionado para o cadastro do plano de contas.

Mês/Ano: o mês e o ano a ser informados neste campo deve corresponder ao mesmo mês e ano da data de início da escrituração.

Conta anterior: informar o código da conta anterior, utilizado no plano de contas anterior.

C.Custo anterior: (Opcional) Informe o centro de custo anterior, se houver.

Saldo inicial: informar o saldo inicial da conta atual que corresponde ao saldo final da conta anterior.

Natureza: informar “D” para natureza débito e “C” para a natureza crédito.   


Observação: Caso a conta antiga (plano de contas anterior) termine o período com saldo zero, mas possua movimentação no período, ela deve constar no registro I157, com saldo zero, relacionada a uma conta nova para que a ECF possa recuperar os saldos do plano de contas anterior corretamente.



A numeração da conta anterior utilizada: 1.1.1.01.0045, é apenas um exemplo de preenchimento.

A numeração e formato da máscara nesse preenchimento, deve ser exatamente como no plano anterior, utilizado na contabilidade anterior. Seja ele separado por hífen, por ponto, ou sem nenhuma separação, apenas números seguidos.

Para localizar o número analítico da conta anterior, poderá utilizar, uma listagem do plano anterior, um relatório balancete, balanço patrimonial, ou até mesmo abrir a ECD entregue por essa contabilidade anterior, encontrar o Registro I050 e localizar o número e máscara completa como foi para a ECD:



Deve ser feito este lançamento de saldos para cada uma das contas do plano de contas anterior.

Após preencher os campos acima clique em "Gravar" para salvar as informações digitadas.

É possível visualizar os lançamentos já gravados clicando no botão "Pesquisar".




No arquivo da ECD, serão gerados os registros I157 para cada registro I150 de saldos periódicos de conta atual que tenha sido referenciada nessa rotina para o mesmo mês e ano informado nesta mesma rotina.

Na hipótese de que a data de início da escrituração seja 01/2022, logo o mês ano informado na rotina deve ser 01/2022. A data inicial do registro 0000 será 01/01/2022 como no exemplo abaixo:




Haverá um registro I150 com data inicial 01/01/2022, um registro I155 filho deste I150 e um registro I157 para a conta referenciada que tenha sido informado saldo anterior como no exemplo abaixo:




Importante:

a. Apenas devem ser vinculadas ao Registro I157, contas contábeis analíticas (pois são elas que acarretam saldos das contas contábeis através dos lançamentos);

b. Todas as contas vinculadas no Registro I157, devem existir no Plano de Contas Atual (Registro I050) e devem ser gerados no arquivo da ECD;

c. Todas as contas contábeis, que tiveram saldos e terminaram com saldos zerados no mês do encerramento (do arquivo anterior), que estão presentes nos "Registros I155, I250, I310 e I355", devem ser cadastradas no I157;

d. Mesmo que a conta contábil termine com saldo zerado no mês do encerramento, deverá ter o vínculo com o Registro I157 no Arquivo da ECD Atual.

e. O PGE, irá validar se as naturezas são iguais, entre a conta anterior e a conta atual (devem seguir essa regra):

Natureza 01 - Ativo;

Natureza 02 - Passivo;

Natureza 03 - Patrimônio Líquido;

Natureza 04 - Receita, Despesa e Custo.

Se caso, o usuário vincular uma natureza de conta diferente ao arquivo anterior, apresentará erros no validador.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14269