APP Vendas - Como realizar os cadastros e evitar erros de sincronização

Ultima Atualização: 24/02/2023    Artigo de código : 14314             

Importante:

1. O APP de Vendas não faz controle de estoque, dessa forma o pedido será sincronizado para o Start com todos os itens, somente no Start é que irá conseguir verificar se terá a quantidade dos itens em estoque;

2. Produtos com Controle de Lote e com Atributos, não são exportados para o app;

3. Pelo APP de Vendas o usuário consegue apenas cadastras novos clientes, sendo obrigatório informar o CPF\CNPJ. Alteração do preço, inclusão de novos produtos e outras informações devem ser realizadas diretamente no Start e sincronizadas para o app;

4. Evite usar caracteres especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros, espaço duplo e também espaço antes de iniciar uma palavra ou após a última palavra, em todos os tipos de cadastros, como clientes, produtos e também em observações;


PASSO 1

Acesse o menu Principal > Opções > aba Dados da Empresa > nessa aba todos os dados da sua empresa devem estar devidamente preenchidos. Caso alguma informação esteja em branco, realize o preenchimento. 

Importante: Evite qualquer tipo de caracteres especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros (no campo e-mail pode ser usado caracteres). No início das palavras certifique-se de que não possui nenhum espaço antes de iniciar a palavra ou depois e também espaço duplo;


PASSO 2

Acesse a aba "CLIENTES E FORNECEDORES", confira nos cadastros de seus clientes se todos os campos principais estão preenchidos, caso algum esteja em branco, realize o preenchimento. 

Importante: Evite qualquer tipo de caracteres especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros (no campo e-mail pode ser usado caracteres). No início das palavras verifique se não possui nenhum espaço antes de iniciar a palavra ou depois e também espaço duplo;


PASSO 3

Acesse a aba "PRODUTOS E SERVIÇOS", verifique em seus produtos se os principais campos estão preenchidos na aba Geral, que são:

Identificação: informe o código do seu produto (esse campo não pode ficar em branco);

Descrição: informe a descrição do seu produto (esse campo não pode ficar em branco);

Finalidades: Deve ser selecionada pelo menos uma finalidade para o seu produto. Esse será o filtro dos produtos que serão exportados para o app;

Custo: Esse campo não pode ficar em branco, caso não tenha um valor de custo, informe 0,00;

Preço Varejo: O valor do seu produto que irá apresentar no app deve ser informado nesse campo. Não pode ficar em branco e também não pode ser informado 0,00, pois no app o usuário não consegue realizar nenhuma alteração em cadastros, inclusive no valor de venda;

Importante: Os demais campos devem ser preenchidos conforme a necessidade. Evite qualquer tipo de caracteres especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros (no campo e-mail pode ser usado caracteres). No início das palavras verifique se não possui nenhum espaço antes de iniciar a palavra ou depois e também espaço duplo;


PASSO 4

Ainda no cadastro dos seus produtos, acesse a aba Estoque e Preços e verifique se os campos Preço Varejo, Preço Promocional e Preço Atacado estão preenchidos.

Preço Varejo (Preço de Venda 1)irá trazer a mesma informação da aba Geralcampo Preço Varejo e corresponde ao valor do seu produto que será apresentado no app. Esse campo não pode ficar em branco e também não pode ser informado 0,00;

Preço Promocional (Preço de Venda 2) e Preço Atacado (Preço de Venda 3): Esses dois campos não podem ficar em brancos, caso ainda não tenha sido estipulado esses valores, informe 0,00;


PASSO 5

Se trabalha com produtos classificados como Kit, confira se na aba Kit possui produtos vinculados a esse Kit. Nessa aba tem que ter pelo menos 1 item, não pode ficar sem nenhum item vinculado;


PASSO 6

Ao incluir um novo cadastro de produto, apresenta a aba Atributos, nessa aba não pode ser informado nenhum atributo, pois os itens com atributos não são enviados para o APP de Vendas. Essa aba deve ficar em branco, conforme a imagem abaixo. Após gravar o produto, se não apresentar essa aba Atributos em seus produtos, é devido não ter sido preenchido nenhuma informação;


PASSO 7

Também na inclusão de um novo cadastro de produto apresenta a aba Lote, nessa aba não poderá ser preenchido nenhuma informação sobre lote, pois os itens com lote não são enviados para o APP de Vendas. Essa aba deve ficar em branco, conforme a imagem abaixo. Após gravar o produto, se não apresentar essa aba Lote em seus produtos, é devido não ter sido preenchido nenhuma informação;


PASSO 8

Nos campos de Observações dentro dos cadastros de ClientesProdutos e no Pedido de Venda, também não utilizem caracteres especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros. Também não coloque espaço antes de iniciar a primeira palavra na linha em que está escrevendo e nem após a última palavra, duplo espaço também não pode ser informado, conforme o exemplo abaixo:


PASSO 9

Não exclua nenhum cadastro de ClienteColaboradorUsuário ou Produto, mesmo se esse cadastro não teve nenhuma movimentação, ao invés de excluir, inative, pois se esse cadastro já foi para o APP de Vendas e depois ele for excluído do sistema Start, assim que o app realizar a sincronização do app com o Start, irá apresentar erro.

Segue o passo a passo de como inativar os cadastros:

Cliente: Na aba "CLIENTES E FORNECEDORES" e acessar o cadastro que deseja inativar, acesse a aba Informações Adicionais e selecione a opção: 

Cliente Inativo;

Colaborador: Na aba "CLIENTES E FORNECEDORES", selecione a opção Colaboradores, localize o cadastro que deseja inativar a ao abrir a aba Informações Gerais, selecione a opção:
Colaborador Inativo;

Usuário: Na aba "CATEGORIAS", opção Segurança - Usuários, localize o cadastro que deseja inativar a ao abrir selecione a opção:

 Usuário Inativo;

Produto: Na aba "PRODUTOS E SERVIÇOS", localize o cadastro que deseja inativar e ao abrir selecione a opção:

 Produto Inativo;


PASSO 10

Também não exclua nenhum Pedido de Venda do seu sistema, ao invés disso, cancele ele. Para cancelar, entre em seu pedido de venda e clique no botão "Encerrar", irá apresentar a confirmação: Existem produtos a serem entregues. Tem certeza que deseja continuar e encerrar o Pedido Atual? ATENÇÃO: Esta operação não poderá ser desfeita. Clique no botão "Encerrar".

Depois será habilitado o botão "Cancelar Pedido", ao acessar esse botão será apresentada uma nova confirmação: As Contas a Receber e Boletos em aberto serão apagados. Tem Certeza que deseja Cancelar esta Venda? ATENÇÃO: Esta operação não poderá ser desfeita. Clique no botão "Sim";

Será apresentada a informação: Venda cancelada com sucesso. Clique no botão "OK";

Seu Pedido de Venda será apresentado na tela de pedidos com um risco em cima e com o valor R$ 0,00;


PASSO 11

Se na empresa cadastrada vocês trabalharem com outros produtos fora do APP de Vendas que tenha Atributos, confira se na aba "CATEGORIAS", opção Produtos e Serviços - Atributos, não tenha nenhum cadastro de Atributos preenchido somente a descrição e sem nenhuma sigla atribuída, conforme a imagem abaixo. Se possui um cadastro, ele tem que ser informado alguma sigla dentro dele, não podendo ficar em branco;


PASSO 12

No Módulo Financeiro, aba "LANÇAMENTOS", dentro de seus Lançamentos possui o campo Histórico, nesse campo evite informar caracteres especiais como: \,%, @, &, (, ) !, ?, entre outros, espaço duplo e também espaço antes de iniciar a primeira palavra ou após a última palavra;


PASSO 13

No Módulo Financeiro também, acesse a aba "CATEGORIA", entre na opção Financeiro - Plano de Contas, nenhum cadastro de Plano de Contas pode ter / ou \ e espaço entre as palavras, exemplo: Jornais / Revistas. O correto é cadastrar da seguinte forma: Jornais/Revistas (sem espaço);


Seguindo essas informações dos campos obrigatórios e como devem ser preenchidos, evitará de ocorrer erros na sincronização do seu APP de Vendas.



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