APP Vendas - Como realizar os cadastros e evitar erros de sincronização
Ultima Atualização: 24/02/2023 Artigo de código : 14314        
Importante:
1. O APP de Vendas não faz controle de estoque, dessa
forma o pedido será sincronizado para o Start com todos os itens, somente no
Start é que irá conseguir verificar se terá a quantidade dos itens em estoque;
2. Produtos com Controle de Lote e com Atributos, não
são exportados para o app;
3. Pelo APP de Vendas o usuário consegue apenas
cadastras novos clientes, sendo obrigatório informar o CPF\CNPJ. Alteração do
preço, inclusão de novos produtos e outras informações devem ser realizadas
diretamente no Start e sincronizadas para o app;
4. Evite usar caracteres especiais como: \, %, @,
&, (, ) !, ?, entre outros, espaço duplo e também espaço antes de iniciar
uma palavra ou após a última palavra, em todos os tipos de cadastros, como
clientes, produtos e também em observações;
PASSO 1
Acesse
o menu Principal > Opções > aba Dados da Empresa > nessa
aba todos os dados da sua empresa devem estar devidamente preenchidos. Caso
alguma informação esteja em branco, realize o preenchimento.
Importante:
Evite qualquer
tipo de caracteres especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?,
entre outros (no campo e-mail pode ser usado caracteres). No início das
palavras certifique-se de que não possui nenhum espaço antes de iniciar
a palavra ou depois e também espaço duplo;
PASSO 2
Acesse a aba
"CLIENTES E FORNECEDORES", confira nos cadastros de seus
clientes se todos os campos principais estão preenchidos, caso algum esteja em
branco, realize o preenchimento.
Importante: Evite qualquer tipo de caracteres
especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros (no campo
e-mail pode ser usado caracteres). No início das palavras verifique se não
possui nenhum espaço antes de iniciar a palavra ou depois e
também espaço duplo;
PASSO 3
Acesse a aba
"PRODUTOS E SERVIÇOS", verifique em seus produtos se os
principais campos estão preenchidos na aba Geral, que são:
Identificação: informe o código do seu produto (esse campo não
pode ficar em branco);
Descrição: informe a descrição do seu produto (esse campo não
pode ficar em branco);
Finalidades: Deve ser selecionada pelo menos uma
finalidade para o seu produto. Esse será o filtro dos produtos que serão
exportados para o app;
Custo: Esse campo não pode ficar em branco, caso não
tenha um valor de custo, informe 0,00;
Preço
Varejo: O valor do seu produto que irá
apresentar no app deve ser informado nesse campo. Não pode ficar em
branco e também não pode ser informado 0,00, pois no app o usuário
não consegue realizar nenhuma alteração em cadastros, inclusive no valor de
venda;
Importante: Os demais campos devem ser preenchidos
conforme a necessidade. Evite qualquer tipo de caracteres
especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros (no campo
e-mail pode ser usado caracteres). No início das palavras verifique se não
possui nenhum espaço antes de iniciar a palavra ou depois e
também espaço duplo;
PASSO 4
Ainda no
cadastro dos seus produtos, acesse a aba Estoque e Preços e
verifique se os campos Preço Varejo, Preço
Promocional e Preço Atacado estão preenchidos.
Preço
Varejo (Preço de Venda 1): irá
trazer a mesma informação da aba Geral, campo Preço Varejo e
corresponde ao valor do seu produto que será apresentado no app. Esse
campo não pode ficar em branco e também não pode ser informado
0,00;
Preço Promocional (Preço de Venda 2) e Preço
Atacado (Preço de Venda 3): Esses dois campos não
podem ficar em brancos, caso ainda não tenha sido estipulado esses
valores, informe 0,00;
PASSO 5
Se
trabalha com produtos classificados como Kit, confira se na aba
Kit possui produtos vinculados a esse Kit. Nessa aba tem que ter pelo
menos 1 item, não pode ficar sem nenhum item vinculado;
PASSO 6
Ao
incluir um novo cadastro de produto, apresenta a aba Atributos,
nessa aba não pode ser informado nenhum atributo, pois os itens com
atributos não são enviados para o APP de Vendas. Essa aba deve
ficar em branco, conforme a imagem abaixo. Após gravar o produto, se não
apresentar essa aba Atributos em seus produtos, é devido não ter sido
preenchido nenhuma informação;
PASSO 7
Também
na inclusão de um novo cadastro de produto apresenta a aba Lote,
nessa aba não poderá ser preenchido nenhuma informação sobre lote,
pois os itens com lote não são enviados para o APP de Vendas.
Essa aba deve ficar em branco, conforme a imagem abaixo. Após gravar o produto,
se não apresentar essa aba Lote em seus produtos, é devido não ter sido
preenchido nenhuma informação;
PASSO 8
Nos
campos de Observações dentro dos cadastros de Clientes, Produtos e
no Pedido de Venda, também não utilizem caracteres
especiais como: \, %, @, &, (, ) !, ?, entre outros. Também não
coloque espaço antes de iniciar a primeira palavra na linha em que
está escrevendo e nem após a última palavra, duplo
espaço também não pode ser informado, conforme o exemplo abaixo:
PASSO 9
Não exclua
nenhum cadastro de Cliente, Colaborador, Usuário ou Produto,
mesmo se esse cadastro não teve nenhuma movimentação, ao invés de excluir,
inative, pois se esse cadastro já foi para o APP de Vendas e depois ele for
excluído do sistema Start, assim que o app realizar a sincronização do app com
o Start, irá apresentar erro.
Segue o passo
a passo de como inativar os cadastros:
Cliente: Na aba "CLIENTES E FORNECEDORES" e
acessar o cadastro que deseja inativar, acesse a aba Informações
Adicionais e selecione a opção:
Cliente Inativo;
Colaborador: Na aba "CLIENTES E FORNECEDORES",
selecione a opção Colaboradores, localize o cadastro que deseja
inativar a ao abrir a aba Informações Gerais, selecione a opção:
Colaborador Inativo;
Usuário: Na aba "CATEGORIAS", opção Segurança - Usuários,
localize o cadastro que deseja inativar a ao abrir selecione a opção:
Usuário Inativo;
Produto: Na aba "PRODUTOS E SERVIÇOS", localize o cadastro
que deseja inativar e ao abrir selecione a opção:
Produto Inativo;
PASSO 10
Também
não exclua nenhum Pedido de Venda do seu sistema, ao invés
disso, cancele ele. Para cancelar, entre em seu pedido de venda e clique no
botão "Encerrar", irá apresentar a confirmação: Existem
produtos a serem entregues. Tem certeza que deseja continuar e encerrar o
Pedido Atual? ATENÇÃO: Esta operação não poderá ser desfeita. Clique no
botão "Encerrar".
Depois
será habilitado o botão "Cancelar Pedido", ao acessar esse
botão será apresentada uma nova confirmação: As Contas a Receber e
Boletos em aberto serão apagados. Tem Certeza que deseja Cancelar esta
Venda? ATENÇÃO: Esta operação não poderá ser desfeita. Clique no botão
"Sim";
Será
apresentada a informação: Venda cancelada com sucesso. Clique no
botão "OK";
Seu Pedido de
Venda será apresentado na tela de pedidos com um risco em cima e com o
valor R$ 0,00;
PASSO 11
Se na
empresa cadastrada vocês trabalharem com outros produtos fora do APP de Vendas
que tenha Atributos, confira se na aba "CATEGORIAS", opção Produtos e Serviços - Atributos,
não tenha nenhum cadastro de Atributos preenchido somente a descrição e sem
nenhuma sigla atribuída, conforme a imagem abaixo. Se possui um cadastro, ele
tem que ser informado alguma sigla dentro dele, não podendo ficar em branco;
PASSO 12
No
Módulo Financeiro, aba "LANÇAMENTOS", dentro de seus
Lançamentos possui o campo Histórico, nesse campo evite
informar caracteres especiais como: \,%, @, &, (, ) !, ?,
entre outros, espaço duplo e também espaço antes de
iniciar a primeira palavra ou após a última palavra;
PASSO 13
No
Módulo Financeiro também, acesse a aba "CATEGORIA", entre na
opção Financeiro - Plano de Contas, nenhum
cadastro de Plano de Contas pode ter / ou \ e espaço entre as palavras,
exemplo: Jornais / Revistas. O correto é cadastrar da seguinte
forma: Jornais/Revistas (sem espaço);
Seguindo essas
informações dos campos obrigatórios e como devem ser preenchidos, evitará de
ocorrer erros na sincronização do seu APP de Vendas.