REGISTRO C100 - 4 - COD_PART - Registro/ Campo não informado ou inválido - Campo Obrigatório

Ultima Atualização: 25/08/2020    Artigo de código : 1441             

Apresenta mensagem de erro na validação do arquivo EFD - Escrituração Fiscal Digital.

REGISTRO  C100 - 4 -   COD_PART -  Registro/ Campo não informado ou inválido - Campo Obrigatório.


Verificações a serem realizadas :

Localize o número do documento fiscal indicado na mensagem de erro na EFD,  no menu Movimentos> NF Entradas e Saídas e verificar se o mesmo possui informação do "CNPJ / CPF".



1- Quando não há informação mas o documento foi escriturado manualmente, clique no campo  "Clique aqui p/ alterar", e informe o cadastro do cliente ou fornecedor.

2- Quando não há informação, porém estava informado quando realizou importação ou quando escriturou.  Acesse o menu Utilitários> Office Efiscal Plus > Ajuste de CNPJ e Produtos nas notas.

CLIQUE AQUI para verificar o procedimento de  Ajuste de CNPJ e Produtos nas notas.




PERSISTINDO O ERRO:

Acesse o  menu Arquivos > Empresas Usuárias > aba Escrita Fiscal > campo "Clien/Forn".



Atenção!

Clien./Forn: Neste campo, determinará como será o cadastro de clientes e fornecedores desta empresa, devendo selecionar uma das opções:

  • Genérico: Para utilizar o mesmo cadastro de clientes/fornecedores em várias empresas. Ondes as inclusões e alterações efetuadas em uma Empresa Genérica serão válidas para demais Empresas Genéricas.
  • Específico: Para utilizar o cadastro de clientes e fornecedores somente para a Empresa selecionada. Ou seja, as demais empresas não terão acesso aos cadastros desta empresa.
Assim: O problema pode estar ocorrendo devido a TROCA de OPÇÃO de Genérico  para Especifico ou de Especifico para Genérico. Pois quando há essa troca de opção a tabela de cliente/fornecedor zera as informações, pois criou uma nova tabela devido a troca de opção no cadastro.
Por isso muitas vezes "parece" que o cadastro foi apagado, mas  na verdade não foi.  

Se  o campo estiver em branco, selecione a opção Genérico ou Específico. Em seguida faça o ajuste novamente, no menu Utilitários> Office Fiscal Plus> Ajuste de CNPJ e Produtos nas notas.

Observação: Todos os procedimentos e informações prestadas acima apenas terá efeito  se houver devidamente o Cadastro do Cliente / Fornecedor cadastrado corretamente no sistema Escrita fiscal no menu Arquivos> Cadastros >Cliente e Fornecedores -  EFD (a partir de 2009).




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