REGISTRO C100 - 4 - COD_PART - Registro/ Campo não informado ou inválido - Campo Obrigatório
Ultima Atualização: 25/08/2020 Artigo de código : 1441        
Apresenta mensagem de erro na validação do arquivo EFD - Escrituração Fiscal Digital.
REGISTRO C100 - 4 - COD_PART - Registro/ Campo não informado ou inválido - Campo Obrigatório.
Verificações a serem realizadas :
Localize o número do documento fiscal indicado na mensagem de erro na EFD, no menu Movimentos> NF Entradas e Saídas e verificar se o mesmo possui informação do "CNPJ / CPF".
1- Quando não há informação mas o documento foi escriturado manualmente, clique no campo "Clique aqui p/ alterar", e informe o cadastro do cliente ou fornecedor.
2- Quando não há informação, porém estava informado quando realizou importação ou quando escriturou. Acesse o menu Utilitários> Office Efiscal Plus > Ajuste de CNPJ e Produtos nas notas.
CLIQUE AQUI para verificar o procedimento de
Ajuste de CNPJ e Produtos nas notas.
PERSISTINDO O ERRO:
Acesse o menu Arquivos > Empresas Usuárias > aba Escrita
Fiscal > campo "Clien/Forn".
Atenção!
Clien./Forn: Neste campo, determinará como será o cadastro de
clientes e fornecedores desta empresa, devendo selecionar uma das opções:
- Genérico: Para utilizar o mesmo cadastro de
clientes/fornecedores em várias empresas. Ondes as inclusões e alterações
efetuadas em uma Empresa Genérica serão válidas para demais Empresas
Genéricas.
- Específico: Para utilizar o cadastro de clientes e
fornecedores somente para a Empresa selecionada. Ou seja, as demais empresas não
terão acesso aos cadastros desta empresa.
Assim: O problema pode estar ocorrendo devido a TROCA de OPÇÃO de Genérico para Especifico ou de Especifico para Genérico. Pois quando há essa troca de opção a tabela de cliente/fornecedor zera as informações, pois criou uma nova tabela devido a troca de opção no cadastro.
Por isso muitas vezes "parece" que o cadastro foi apagado, mas na verdade não foi.
Se o campo estiver em branco, selecione a opção Genérico ou Específico. Em seguida faça o ajuste novamente, no menu Utilitários> Office Fiscal Plus> Ajuste de CNPJ e Produtos nas notas.
Observação: Todos os procedimentos e informações prestadas acima apenas terá efeito se houver devidamente o Cadastro do Cliente / Fornecedor cadastrado corretamente no sistema Escrita fiscal no menu Arquivos> Cadastros >Cliente e Fornecedores - EFD (a partir de 2009).