Como instalar e configurar o Gerenciador de Backup SQL
Ultima Atualização: 13/08/2024 Artigo de código : 14454        
O Gerenciador de Backup só deve ser instalado na máquina do seu servidor, onde fica o Banco de Dados SQL. Caso seja instalado em alguma máquina que seja um terminal\estação, ele poderá gerar arquivos de backups sem nenhuma informação, contendo o tamanho de 0 KB.
PASSO 1
Para instalar ou atualizar o seu Gerenciador de Backups da Linha Business, CLIQUE AQUI para realizar o download do executável.
PASSO 2
Será realizado o download do GerBackupBusiness.exe, clique com o botão direito do mouse sobre o executável e selecione a opção "Executar como administrador";
PASSO 3
Irá apresenta a informação: Seja bem vindo ao atualizador do Gerador de Backup, clique no botão "OK";
PASSO 4
Na próxima tela já irá apresentar a unidade C:\, onde será realizada a instalação do Gerenciador, clique no botão "OK";
PASSO 5
Irá apresentar a informação: O Gerador de Backup foi atualizado com sucesso!, clique no botão "OK";
PASSO 6
Acesse o Disco Local C:\Ger_Backup_Business\ e clique duas vezes sobre o executável BackupBusiness.exe;
PASSO 7
Ao abrir o Gerenciador de Backups será apresentada a informação: Configuração de agendamento automático realizado com sucesso! Ajuste o Agendamento conforme preferências. Clique no botão "OK";
PASSO 8
Irá abrir em Configurações, onde possui a aba Agendamento (opcional), onde o usuário pode selecionar até 4 horários diferentes para que o gerenciador de backups realize os backups diariamente, por padrão o gerenciador já vem selecionado a opção 15h.
Logo abaixo possui as abas Gestão Faturamento e Gestão Financeira, onde todas as empresas devem estar selecionadas. Caso alguma delas não esteja, não será realizado o backup da mesma.
Depois é só clicar no botão "Salvar Configurações".
PASSO 9
Será apresentado a Informação: Configurações de agendamento automático realizado com sucesso! Clique no botão "OK".
PASSO 10
Ele irá abrir na opção Backup, onde terá o campo Destino informando que os backups que serão realizados, serão salvos no C:\Ger_Backup_Business. Esse caminho também pode ser alterado, clicando no ícone da pastinha, do lado direito da tela.
PASSO 11
Para realizar um backup manualmente, clique no botão "Backup" e aguarde o gerenciador realizar os backups de todas as empresas. Com o Gerenciador de Backups, os backups são realizados automaticamente nos horários de agendamento que foram configurados , enquanto os usuários estão utilizando os sistemas.
PASSO 12
Assim que terminar de realizar os backups de todas as empresas, será apresentada a Informação: "Backup realizado com sucesso!".
Importante: Lembrando que esse backup não contempla os arquivos XML das notas emitidas. Para gerar o backup dos seus arquivos XML, CLIQUE AQUI.
PASSO 13
Assim que terminar os backups, é só clicar na opção "minimizar" na tela do Gerenciador. Nunca feche no X essa tela, pois minimizando ela ficará nos seus ícones ocultos (próximo ao relógio da sua máquina) e sempre que der o horário que foi agendado os backups automáticos, a tela se abre e é gerado os novos backups no destino selecionado. Se essa tela for fechada, ela não ficará aberta nos ícones ocultos e não serão realizados os backups automáticos.
PASSO 14
Os backups são salvos zipados dentro do C:\Ger_Backup_Business, caso não tenha sido alterado o caminho de destino.
A nomenclatura dos backups são compostas com as seguintes informações:
Importante: Para a sua maior segurança, orientamos que uma cópia desses backups sejam salvas diariamente em algum local fora do seu servidor, como por exemplo: HD externo, Pendrive ou Armazenamento em Nuvem. Se ocorrer algum problema com o seu servidor, como no HD, furtos ou até vírus que podem criptografar as informações, vocês terão uma cópia dos backups salvas fora da máquina que poderá ser usada para recuperar as informações dos seus sistemas.