Como localizar os arquivos XML
Ultima Atualização: 12/08/2024 Artigo de código : 14630        
O procedimento de localizar os arquivos XML, deverá ser realizados em todas as máquinas que fazem a transmissão das notas para a SEFAZ.
O direcionamento dos terminais, sempre deverá ser direcionado para a letra mapeada do servidor, porém em alguns casos esse direcionamento é feito incorretamente, e o sistema fica direcionado para salvar os arquivos XML no C: dos terminais que fazem a transmissão das notas.
Para conferir para qual caminho o seu sistema foi direcionado, siga as instruções abaixo:
PASSO 1
Vá até a máquina que faz a transmissão de notas para a SEFAZ e acesse o Meu Computador > Disco Local C: > pasta FatWin > localize o arquivo Dirsys.ini ou somente Dirsys > clique duas vezes sobre esse arquivo e veja qual caminho esta direcionado:
a) Se dentro desse arquivo Dirsys.ini estiver o caminho C:\FatWin, porém vocês trabalhem em rede, significa que os XML estão sendo salvos nessa própria máquina, ao invés de serem salvos em seu servidor. Para corrigir isso, siga para o próximo Passo 2.
b) Mas se dentro desse arquivo Dirsys.ini estiver o caminho da sua letra mapeada do servidor, exemplo: Y:\FatWin, significa que os XML estão sendo salvos no caminho correto do seu servidor e para acessar o caminho completo, entre na letra mapeada do servidor, exemplo: Y:\FatWin\ pasta da sua empresa que só possui números exemplo: 00002 \ pasta Produção \ Pasta Transmissão \ pasta NFAssinada \ os arquivos XML são os arquivos que começam com nProt_. Pela coluna Data de modificação, tem como verificar a data que o arquivo foi salvo na máquina, que seria a data de autorização da nota.
Importante: Para encaminhar esses arquivos XML para a contabilidade, nunca recorte e nem exclua nenhum arquivo desta pasta. Apenas copie para uma outra pasta em sua máquina, compacte a pasta, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando a opção Enviar para > Pasta compactada. Desta forma a pasta ficará zipada e você irá conseguir encaminhar os arquivos para a sua contabilidade.
O arquivo Dirsys.ini estando com o caminho C:\FatWin, com o sistema fechado, exclua esse arquivo Dirsys.ini do C:\FatWin.
PASSO 3
Abra o sistema de Faturamento, será apresentada a tela abaixo, realize o preenchimento da seguinte forma:- Opções: selecione a opção Rede.
- Logo abaixo selecione a letra mapeada da sua rede onde possui o Banco de dados dos sistemas em seu servidor.
- Clique duas vezes sobre a pasta FatWin.
- Clique no botão "Confirma".
Em seguida, abrirá a tela para selecionar a sua empresa e acessá-la.
O sistema de Faturamento irá abrir normalmente e a partir das próximas NF-e emitidas nesta máquina, os seus XML serão salvos na letra mapeada de seu servidor.
Para passar os arquivos XML que estão salvos no C: da máquina que faz emissão de NF-e e estava direcionado incorretamente, para a letra mapeada do seu servidor, acesse o Disco Local C:\ pasta FatWin \ pasta da sua empresa que só possui números exemplo: 00002 \ pasta Produção \ Pasta Transmissão \ pasta NFAssinada \ os arquivos XML são os arquivos que começam com nProt_.
Copie os arquivos nProt_, pressionando as teclas "Ctrl + C" do seu teclado e acesse o caminho da sua letra mapeada, exemplo: letra mapeada Y:\ pasta FatWin\ pasta da sua empresa que só possui números exemplo: 00002 \ pasta Produção \ Pasta Transmissão \ pasta NFAssinada \ cole os arquivos nProt_ pressionando as teclas "Ctrl + V" do seu teclado.
Assim que tiver todos os arquivos XML (nProt_) salvos em sua letra mapeada do servidor, pela coluna Data de modificação, tem como verificar a data que o arquivo foi salvo na máquina, que seria a data de autorização da nota.
Importante: Para encaminhar esses arquivos XML para a contabilidade, nunca recorte e nem exclua nenhum arquivo desta pasta. Apenas copie para uma outra pasta em sua máquina, compacte a pasta, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando a opção Enviar para > Pasta compactada. Desta forma a pasta ficará zipada e você irá conseguir encaminhar os arquivos para a sua contabilidade.
Realize essa verificação e configuração em todas as máquinas que fazem emissão de NF-e para a SEFAZ, pois todas ficando direcionadas corretamente para a letra mapeada do servidor, todos os XML serão salvos no mesmo local e sempre que for encaminhar os arquivos para a sua contabilidade, terá que acessar um só caminho, que seria dentro da letra mapeada do seu servidor, para poder ter acesso a todos XML da sua empresa.