Como localizar os arquivos XML

Ultima Atualização: 12/08/2024    Artigo de código : 14630             

O procedimento de localizar os arquivos XML, deverá ser realizados em todas as máquinas que fazem a transmissão das notas para a SEFAZ.

O direcionamento dos terminais, sempre deverá ser direcionado para a letra mapeada do servidor, porém em alguns casos esse direcionamento é feito incorretamente, e o sistema fica direcionado para salvar os arquivos XML no C: dos terminais que fazem a transmissão das notas.

Para conferir para qual caminho o seu sistema foi direcionado, siga as instruções abaixo:


PASSO 1

Vá até a máquina que faz a transmissão de notas para a SEFAZ e acesse Meu Computador > Disco Local C: > pasta FatWin > localize o arquivo Dirsys.ini ou somente Dirsys > clique duas vezes sobre esse arquivo e veja qual caminho esta direcionado:


a) Se dentro desse arquivo Dirsys.ini estiver o caminho C:\FatWin, porém vocês trabalhem em rede, significa que os XML estão sendo salvos nessa própria máquina, ao invés de serem salvos em seu servidor. Para corrigir isso, siga para o próximo Passo 2.


b) Mas se dentro desse arquivo Dirsys.ini estiver o caminho da sua letra mapeada do servidor, exemplo: Y:\FatWin, significa que os XML estão sendo salvos no caminho correto do seu servidor e para acessar o caminho completo, entre na letra mapeada do servidor, exemplo: Y:\FatWin\ pasta da sua empresa que só possui números exemplo: 00002 \ pasta Produção \ Pasta Transmissão \ pasta NFAssinada \ os arquivos XML são os arquivos que começam com nProt_. Pela coluna Data de modificação, tem como verificar a data que o arquivo foi salvo na máquina, que seria a data de autorização da nota.


Importante: Para encaminhar esses arquivos XML para a contabilidade, nunca recorte e nem exclua nenhum arquivo desta pasta. Apenas copie para uma outra pasta em sua máquina, compacte a pasta, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando a opção Enviar para > Pasta compactada. Desta forma a pasta ficará zipada e você irá conseguir encaminhar os arquivos para a sua contabilidade.


PASSO 2
arquivo Dirsys.ini estando com o caminho C:\FatWin, com o sistema fechado, exclua esse arquivo Dirsys.ini do C:\FatWin.


PASSO 3
Abra o sistema de Faturamento, será apresentada a tela abaixo, realize o preenchimento da seguinte forma:

Opções: selecione a opção Rede.

- Logo abaixo selecione a letra mapeada da sua rede onde possui o Banco de dados dos sistemas em seu servidor.

- Clique duas vezes sobre a pasta FatWin.

- Clique no botão "Confirma".

Em seguida, abrirá a tela para selecionar a sua empresa e acessá-la.



O sistema de Faturamento irá abrir normalmente e a partir das próximas NF-e emitidas nesta máquina, os seus XML serão salvos na letra mapeada de seu servidor.


PASSO 4
Para passar os arquivos XML que estão salvos no C: da máquina que faz emissão de NF-e e estava direcionado incorretamente, para a letra mapeada do seu servidor, acesse o Disco Local C:\ pasta FatWin \ pasta da sua empresa que só possui números exemplo: 00002 \ pasta Produção \ Pasta Transmissão \ pasta NFAssinada \ os arquivos XML são os arquivos que começam com nProt_

Copie os arquivos nProt_, pressionando as teclas "Ctrl + C" do seu teclado e acesse o caminho da sua letra mapeada, exemplo: 
letra mapeada Y:\ pasta FatWin\ pasta da sua empresa que só possui números exemplo: 00002 \ pasta Produção \ Pasta Transmissão \ pasta NFAssinada \ cole os arquivos nProt_ pressionando as teclas "Ctrl + V" do seu teclado.


Assim que tiver todos os arquivos XML (nProt_) salvos em sua letra mapeada do servidor, pela coluna Data de modificação, tem como verificar a data que o arquivo foi salvo na máquina, que seria a data de autorização da nota.


Importante: Para encaminhar esses arquivos XML para a contabilidade, nunca recorte e nem exclua nenhum arquivo desta pasta. Apenas copie para uma outra pasta em sua máquina, compacte a pasta, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando a opção Enviar para > Pasta compactada. Desta forma a pasta ficará zipada e você irá conseguir encaminhar os arquivos para a sua contabilidade.



Realize essa verificação e configuração em todas as máquinas que fazem emissão de NF-e para a SEFAZ, pois todas ficando direcionadas corretamente para a letra mapeada do servidor, todos os XML serão salvos no mesmo local e sempre que for encaminhar os arquivos para a sua contabilidade, terá que acessar um só caminho, que seria dentro da letra mapeada do seu servidor, para poder ter acesso a todos XML da sua empresa.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14630