eSocial - S-2200 - Erro 1257 e 721

Ultima Atualização: 30/09/2022    Artigo de código : 14638             


CAUSAS

O erro pode ocorrer ao enviar o cadastro inicial do funcionário S-2200, e existir competências posteriores ao mês de admissão fechadas dentro do portal do eSocial.

Ocorre também em empresas migradas quando não esta a mesma matricula entre sistema e portal. Deve analisar se empresa é migrada, se for migrada verificar se o funcionário já consta no portal e esta com a mesma matricula cadastrada no sistema.

PASSO 1

Nesse exemplo o funcionário foi admitido em 2014 e não havia sido enviado ao eSocial conforme as datas do faseamento.

Sendo assim, é necessário acessar o portal do eSocial e conferir se há alguma competência fechada dentro do portal e se houver deverá fazer a reabertura.

Realizar o login no portal do eSocial e clicar em "Folha de Pagamentos".


PASSO 2

Nesse caso, a empresa pertence ao grupo 2 e desde 01/2019 possui a obrigatoriedade de enviar a folha de pagamento. Ao verificar o portal a competência 01/2019 estava fechada, e isso fez retornar os erros 1257 e 721.

Caso o fechamento tenha sido enviado por outro Software e não possuir o histórico de Fechamento no sistema deverá realizar a reabertura por dentro do portal clicando na opção de "Reabertura" no canto direito da tela. 


Caso o Fechamento tenha sido realizado pelo o nosso sistema, deverá acessar a competência em questão e realizar a reabertura, através do "Menu eSocial > Reabertura de Movimento".

PASSO 3

Após realizar a reabertura de todos os meses que estão fechados no portal do eSocial e são posteriores a data de admissão do funcionário, deverá voltar no sistema e reenviar o cadastro inicial S-2200.


Observações: 

No exemplo citado o funcionário foi admitido em 04/2014 (anterior ao início da obrigatoriedade), e a empresa pertence ao grupo 2 e começou a enviar o Fechamento da folha em 01/2019.

Nesse caso como o funcionário estava ativo em 01/2019 todos os meses desde o início da obrigatoriedade precisam estar com 'Situação Aberta' dentro do portal do eSocial.

Caso o funcionário por exemplo possuir data de admissão em 01/2020, será necessário reabrir os meses a partir de 01/2020.



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