eSocial - Transferência de Funcionários entre Matriz e Filial | CAEPF mesmo CPF

Ultima Atualização: 16/01/2023    Artigo de código : 14658             



Importante: Para evitar transtornos e inconsistências de dois movimentos no mesmo mês, orientamos que a transferência seja realizada com data do ultimo dia do mês, após a geração dos eventos periódicos.

Orientamos que realize Backup antes dos Procedimentos (cópia/transferência) e feche o sistema nas outras maquinas. 

A rotina de transferência de funcionários permite transferir os dados do cadastro de funcionário, ficha financeira, digitação, férias, rescisão de uma empresa para outra, e realiza geração dos arquivos ao eSocial a partir de sua execução. 


PASSO 1

Acesse o "Menu Diversos >Transferência de funcionários, leia atentamente as instruções de mensagens emitidas pelo sistema e clique em "OK". 

PASSO 2

Selecione a Opção Transferência, escolha o tipo de Cópia/Transferência (para transferir todo o banco de dados do funcionário, clica na opção completa, caso deseja transferir somente o cadastro do funcionário clica na opção somente cadastro).



PASSO 3 

Configurações: Caso deseja transferir pró-labore, autônomos, estagiários, demitidos, marque os campos, seleção de funcionários a serem transferidos:
- Por Funcionário: Informe o código inicial e o código final dos funcionários que serão transferidos, caso seja somente um funcionário informe o código do mesmo no campo código inicial e código final.
- Por departamento/ setor/ seção: Informe o departamento a opção irá funcionar somente se os funcionários estiverem alocados ao departamento informado.
- Empresa de origem: O campo ficará nublado com a informação da empresa que o sistema está ativo no momento da transferência.
- Último dia de trabalho: Informe no campo a data do último dia de trabalho do funcionário na empresa de origem.
- Causa Rescisão: Clique na lupa e escolha o código 31 Transferência/mov., do empregado/servidor ou dirigente sindical entre estabelecimento da mesma empresa/entidade, ou p/ outra empresa/entidade, sem ônus p/cedente.
- Movto CAGED: O sistema preenche automaticamente opção 80 na empresa de saída.
- Cód. SEFIP: N1 transferência do empregado para outro Estabelecimento da mesma empresa.

 Empresa Destino
 Clique na lupa e escolha a empresa que o funcionário será transferido.
- 1º dia de trabalho: O sistema irá preencher automaticamente sendo o dia após a data de ultimo dia de trabalho.
- Tip. Adm. RAIS: Clique na lupa e escolha a opção 4, transferência do empregado de outro estabelecimento da mesma empresa/entidade sem ônus para cedente (ou seja, a empresa de saída não paga nada, será tudo pago ao funcionário pela empresa de entrada).
- Movto. CAGED: O sistema preenche automaticamente a opção 70 transferência de entrada.
- Cód. do último funcionário: O sistema considera automaticamente o código do último funcionário, caso tenha funcionários cadastrados na empresa de destino.
- Cód. do 1º funcionário: O sistema permite visualizar os códigos disponíveis para os funcionários que serão transferidos.
- Categoria: Informe a categoria dos trabalhadores.
- Tipo de Admissão: Informe o tipo de transferência.
- Ônus da Cessão: Não será preenchido.

Após configurações, clique em Executar: 
Será emitido tela informando que o sistema irá executar a transferência dos funcionários selecionados, portanto essa ação não poderá ser desfeita. Confirma transferência de dados?
Clique em Sim para concluir a transferência.
Processo finalizado com êxito. Clique em Ok.

Depois da transferência é necessário verificar se tudo foi feito corretamente. 


Empresa de Saída:


O funcionário ficará como demitido/desligado e com uma tarja de transferido (Opção demitido/desligado para controle sistémico, porém não será gerado rescisão)

Para o eSocial, as transferências de funcionários entre matriz e filial e entre CAEPF (mesmo CPF) são consideradas como transferência entre estabelecimentos de um mesmo declarante, por esse motivo é considerado como uma alteração contratual, alterando apenas o local de trabalho (estabelecimento) ao qual o funcionário está vinculado. 

Desta forma, na transferência de saída NÃO será gerado rescisão.




Empresa de entrada:


Na empresa de entrada serão gravadas todas as informações do funcionário, exceto horário e cargo, que precisam ser preenchidos para envio do arquivo S-2206 para alocação no novo estabelecimento do mesmo empregador, ou seja, dentro do Portal será alterado somente o Local de Trabalho.


Arquivos Periódicos:
Empresa regime de caixa: Os vencimentos do S-1210 ainda serão realizados através da empresa de saída.
Exemplo:
Data da transferência: 31/01/2019.
Data de pagamento do holerite de 01/2019 em 05/02/2019.
Então, na exportação de periódicos da competência 02/2019 ainda exportar o S-1210 desse funcionário que está ‘desligado’ por transferência. Ou seja, o pagamento mensal referente ao mês da transferência ainda deve ser pago pela empresa de origem.

Empresa de entrada considerar os valores do mês a partir da data de entrada:
Exemplo:
Data da transferência: 31/01/2019
Na empresa de entrada a partir de 01/02/2019
Data de pagamento do holerite de 02/2019 em 05/03/2019.
Então, na exportação de periódicos da competência 02/2019 exportar o S-1200 na empresa de entrada.


Observação: A visualização dos funcionários transferidos no Relatório da Folha de Pagamento serão demonstrados na Empresa de Origem até o mês em que ocorreu a transferência (saída) e na Empresa de Destino  serão demonstrados a partir da data de entrada.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14658