Cooperativa de Trabalho - Configurações | Cálculos
Ultima Atualização: 04/11/2021 Artigo de código : 14700        
Tratando- se de cooperativa de trabalho, deve se atentar as configurações para que os valores sejam considerados corretamente entre o sistema e o Portal do eSocial.
Os cálculos são realizados com base na categoria do trabalhador e separados através do cadastro de departamentos, por exemplo, em uma mesma empresa pode acontecer autônomos que recolhe a parte patronal, cooperados, pró labores e celetistas, então será necessário a criação de departamentos e alocação para cada categoria de trabalhador.
- Passo 1: Acessa o menu cadastro de funcionários > eSocial: Dados Admissionais > Categoria > seleciona de acordo com a categoria do trabalhador (As categorias de trabalhadores Autônomos Cooperados para o eSocial obrigatórias no TSV são: 731, 734, 738 e 902).
- Passo 2: Acessa o menu cadastro de funcionários > Ident. Adm. > Categoria Sefip > Seleciona de acordo com a categoria (As categorias pertinentes a cooperativa são: 17, 18, 24 e 25 e são definidas no próprio cadastro).
Obs.: O campo 'Categoria' para o eSocial não permite alteração após envio do cadastro ao eSocial.
- Passo 3: No cadastro de Departamentos realize a configuração de lotação, conforme categoria dos trabalhadores, o INSS empresa será preenchido no departamento onde houve o recolhimento e os trabalhadores alocados. Para o cálculo patronal a categoria do trabalhador deve ser compatível, o eSocial sempre vai considerar os cálculos conforme compatibilidade de informações (categoria).
- Passo 4: Orientamos que a conferência seja realizada por Departamento para melhor compreensão de valores e identificação de divergências: Campo 17.1% (Sobre transportador) > Valor do evento 4999: 47.979,60*20%=9.595,92.
-Passo 5: Verifica no portal do eSocial > Totalizadores > Confere se os valores estão de acordo com o CP Patronal - Contribuintes Individuais.