eSocial - Reenquadramento entre os grupos de obrigatoriedades ao eSocial
Ultima Atualização: 15/10/2021 Artigo de código : 14742        
Reenquadramento entre grupos 2 e 3: Verifique em qual situação você se encontra.
1 - Empresas constituídas anteriormente a 01/07/2018:
- Empresas constituídas antes da data de 01/07/2018: deve ser verificada a situação de opção pelo SIMPLES justamente nessa data (01/07/2018).
- Empresa aberta antes de 01/07/2018, que era optante pelo SIMPLES nessa data: seu enquadramento correto será no Grupo 3.
- Empresa aberta antes de 01/07/2018, que não era optante pelo SIMPLES nessa data: seu enquadramento correto será no Grupo 2.
Cabe destacar que o enquadramento da empresa no 2º Grupo ou no 3º Grupo é definitivo: a empresa não terá seu grupo alterado ainda que mude sua condição de optante pelo SIMPLES posteriormente. Uma empresa aberta antes de 01/07/2018, que não era optante pelo SIMPLES nessa data (01/07/2018), permanecerá no Grupo 2, mesmo que venha a optar pelo SIMPLES em momento posterior. Da mesma forma, uma empresa aberta antes de 01/07/2018, que era optante pelo SIMPLES nessa data (01/07/2018), permanecerá no Grupo 3, mesmo que deixe de ser optante em momento posterior.
2 - Empresas constituídas após 01/07/2018:
- Empresas constituídas após 01/07/2018: deve ser verificada a situação de opção pelo SIMPLES na data de sua constituição.
- Empresa optante pelo SIMPLES tenha retroagido a sua data de abertura: seu enquadramento correto será no 3º Grupo.
- Empresa optante pelo SIMPLES não seja retroativa à sua data de abertura: seu enquadramento correto será no 2º Grupo.
Eventualmente ocorrem situações em que, mesmo a empresa tendo realizado a opção pelo SIMPLES retroativa à data de abertura, o empregador se depara com a informação no eSocial de que está enquadrado no Grupo 2.
Importante: O eSocial possui uma funcionalidade que analisa a opção pelo SIMPLES da empresa quando é enviado o evento S-1000 (Informações do empregador). Essa análise busca as informações na base de dados do SIMPLES na Receita Federal. Provavelmente esse evento foi enviado pelo empregador antes que a opção da empresa tivesse sido processada no ambiente da RFB, por isso o sistema não reconheceu. Nesses casos, o empregador deverá seguir um dos procedimentos abaixo, de acordo com o prazo existente entre a data de sua abertura e a data atual:
2.1 – Empresas constituídas há menos de 12 (doze) meses:
Caso a abertura da empresa tenha ocorrido há menos de 12 (doze) meses, basta o empregador efetuar o reenvio do evento S-1000, para que o sistema reconheça que a opção da empresa pelo SIMPLES retroagiu a sua data de abertura, enquadrando-o no Grupo 3. A partir do novo envio, o sistema buscará a informação na base da RFB, reconhecerá a opção e reenquadrará a empresa automaticamente.
Cabe destacar que é fundamental que a empresa não possua certos eventos em sua base de dados antes da efetivação do reenquadramento. A existência de eventos periódicos em qualquer data ou de eventos não periódicos referentes a fatos anteriores a 10/04/2019 na base de informações da empresa pode gerar inconsistências no uso futuro do sistema. Assim, sugere-se a exclusão desses eventos antes da adoção do procedimento descrito para reenquadramento automático e o posterior reenvio, após o reenquadramento, a fim de evitar inconsistências.
2.2 – Empresas constituídas há mais de 12 (doze) meses:
Caso a abertura da empresa tenha ocorrido há mais de 12 (doze) meses, é necessário o encaminhamento da demanda para a central de atendimento do eSocial. Nesse caso, o usuário deverá clicar no link* ao final da página e preencher o formulário disponibilizado, detalhando sua demanda e anexando a documentação contábil comprobatória da pertinência do reenquadramento da empresa para o devido prosseguimento do processo. A equipe responsável orientará a empresa com relação às medidas necessárias a serem adotadas antes da efetivação do reenquadramento e realizará os encaminhamentos necessários junto aos desenvolvedores.
Por fim, sugere-se também a leitura da seção de perguntas frequentes do portal do eSocial, em especial, as perguntas 01.14, 01.15, 01.16 e 07.10, que tratam do devido enquadramento no eSocial.
* Caso a demanda de reenquadramento persista, encaminhe uma solicitação para o suporte por meio do seguinte formulário.
Obs.: Outras situações de reenquadramento: clicar aqui.