eSocial - Analisador de Inconsistências - Relatório de consulta das pendências eSocial

Aplicável a versão: A2021.03.25

Ultima Atualização: 02/09/2022    Artigo de código : 14749             

A funcionalidade do Analisador de Inconsistências é validar as configurações e compatibilidade das informações de preenchimento nos cadastros e envios para o eSocial, evitando assim erros nesses envios dos eventos periódicos.


Importante:

Do dia 1 ao dia 15 de cada mês, o sistema irá apresentar um alerta ao abrir o sistema.


Ao clicar em "Ok, estou ciente", o alerta não irá aparecer mais nesse mês, apenas no próximo.

Caso clique em "Quero saber mais", será direcionado para o Analisador de Inconsistências que fica na aba eSocial > Analisador de Inconsistências.


PASSO 1
No Analisador de Inconsistências, Selecionar a(as) empresa(as).

Aba Empresas (S-1000/S-1005)O sistema valida o preenchimento do campo de Enquadramento do Simples ME/EPP com Classificação Tributária e quando a configuração for diferente de 01, 02 ou 03, será emitido o Alerta, haverá também a validação na rotina de final de mês, impedindo finalização com configuração incorreta.

Exemplo: A empresa é enquadrada no Simples Nacional, Anexo III, sendo assim a classificação tributária correta é a 01, mas foi configurado com a classificação 03 (que são para empresas concomitante), no envio do S-1000 e S-1005 não vai apresentar erros, porém ao enviar os periódicos o sistema vai entender que o S-1280 (Informações Complementares) deve ser gerado e vai retornar com erro, pois não houve valores a recolher.  O apontamento será realizado, somente quando houver preenchimento do Enquadramento (ME/EPP).


Após configurar e clicar no botão Analisar, será apresentado o Relatório de Inconsistências:



PASSO 2

Aba Evento (S-1010): Faz a validação da configuração de todos os eventos eventos padrões do sistema.


Após clicar no botão Analisar, será apresentado a listagem de Eventos Padrões Desconfigurados:


Para realizar a correção dos eventos eventos padrões, deverá ir em Arquivo > Eventos > Cópia de eventos, conforme FAQ: Clique Aqui


PASSO 3

Aba Consulta de Pendências: Faz a validação dos envios de todas as cargas do eSocial, a carga inicial,  os eventos não periódicos e os eventos periódicos. As validações serão realizadas conforme os filtros configurados. Caso deseje mapear todos os cenários, configure a opção "Todos", em todos os campos de filtros.


Após configurar e clicar no botão Analisar, será apresentado o Relatório de Consulta das Pendências eSocial:





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