Manutenção do Banco de Dados – SQL Server

Ultima Atualização: 20/10/2022    Artigo de código : 14768             

Durante a utilização do sistema, à medida em que registros vão sendo incluídos ou excluídos do banco de dados, ocorre um processo denominado de fragmentação dos índices do banco.  

  

Com isso, os índices das várias tabelas que compõe o banco de dados passam a ser gravados de forma desordenada no disco rígido, o que implica em aumento do espaço consumido pelo banco, bem como perda de performance na recuperação das informações armazenadas.  

  

Para minimizar os efeitos do processo de fragmentação, podem ser executadas periodicamente rotinas que recriam e reorganizam os índices. Tais rotinas fazem parte do processo de manutenção do banco de dados.  

A execução periódica do processo de manutenção do banco traz vários benefícios:  


    • Redução do espaço físico (tamanho) ocupado pelo banco;  
    • Aumento na performance, chegando por vezes a 70% de melhoria, a depender do nível de fragmentação dos índices;
    • Diminuição do risco de dano ao banco de dados e perda de informações.  



    Em função disso, foi criado um processo que será executado automaticamente pelo sistema, de forma transparente ao usuário, através do "Agendador de Rotinas".

    Acesse: "Gerenciador de Sistemas > Utilitários > Configurações > Agendador de Rotinas" em "Forma de Execução" selecione a opção "Serviços do Windows" e clique em "Gravar" 


    AGENDAMENTO DO SERVIÇO DE MANUTENÇÃO 

    Caso você já esteja efetuando a transmissão do eSocial  ou REINF, o serviço de manutenção do banco de dados será configurado automaticamente durante a atualização do sistema.  

    Caso contrário, para configurar o agendamento do serviço de manutenção, execute o sistema no servidor e acesse no Gerenciador de Sistema a rotina Utilitários/Configurações.  

    Nas abas "Agendador de Rotinas" ou "eSocial/REINF", ative o serviço:  




    Efetuada a configuração, o processo será executado a cada 7 dias, iniciando-se sempre às 00:00 horas (meia noite). A primeira execução da rotina após a atualização desta versão do sistema será mais demorada que o normal, uma  

     vez que provavelmente o banco de dados estará com um nível de fragmentação muito alto.  

      

    Por conta disso, a primeira execução será às 00:00 do primeiro domingo subsequente à data da atualização do sistema. Por esse motivo, é importante que o servidor permaneça ligado no final de semana.  

      

    As execuções posteriores da rotina serão mais rápidas, e via de regra poderão ocorrer durante qualquer dia da semana, sempre às 00:00 horas.  

      

    Ao acessar o sistema, será verificado se o serviço de manutenção do banco de dados encontra-se ativo.  Caso não esteja, será apresentada a mensagem abaixo:  





    Neste caso, efetue o procedimento de agendamento do serviço, conforme acima especificado.  

      

    A partir da data da atualização, se a rotina não for executada nos dois próximos domingos subsequentes (por ter sido desligado o servidor), será apresentada a seguinte mensagem: 




    Neste caso, deixe seu equipamento ligado durante a noite para que a rotina seja executada.  

    Para verificar se o processo de manutenção está sendo executado periodicamente em sua estrutura, é possível consultar a data da última manutenção, no menu Ajuda\ Sobre, de qualquer módulo.  


    Desta forma, é possível saber se o processo está ocorrendo com sucesso e se não estiver, verifique se o servidor está ficando ligado durante a noite e, caso contrário, deixe-o ligado, para execução. 



    A sua opinião é muito importante para nós:


     Este artigo me ajudou

    Obrigado pela sua opinião

     Este artigo não me ajudou

    Obrigado pela sua sugestão!

    Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
    Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

    Enviar
    14768