ECD - Conferência de diferença de saldos (Ativo x Passivo)

Ultima Atualização: 16/06/2023    Artigo de código : 14777             

Caso esteja com diferenças de saldos "Ativo x Passivo" no momento de gerar o arquivo da ECD, efetuar as seguintes verificações no Sistema, para conferir e sanar a diferença.


Importante:

É necessário que a Contabilidade esteja Finalizada, e que não haja mais nenhuma necessidade de fazer movimentos no Exercício.

É importante também, verificar se o Saldo Anterior, esteja batendo do Total do ATIVO, com o Total do PASSIVO.


PASSO 1 

Para isso, acesse o "Menu Relatórios > Contábeis > Balancete de Verificação"


Informe Período: 01/2022 á 01/2022 (por exemplo, utilize o período que esta efetuando a entrega)

Grau: 1


Verifique se o SALDO ANTERIOR, os valores apontados no ATIVO e PASSIVO estão batendo.

Caso exista diferença de saldos, significa que o Ano Anterior, possui diferença de saldos, e para prosseguir com os passos a seguir, antes deve ser corrigida essa diferença do ano anterior.

Para verificar se existem diferenças em períodos anteriores, acesse o "Menu Consultas > Exercícios".

Caso não tenha diferenças de saldos, siga com os procedimentos abaixo.



PASSO 2

Acesse o "Menu Relatórios > Auxiliares > Diário Sintético", preencha os filtros do período.



Caso o relatório aponte diferença, significa que o dia apontado, possui diferença nas partidas de débito e crédito

Sendo necessário a correção, para seguir com a geração do arquivo da ECD.


Para correção, poderá acessar o "Menu Consulta > Lançamentos", informe no campo "Data", o dia apontado com a diferença, e confira os lançamentos deste dia, para identificar quais lançamentos estão com diferença (se falta lançar ou se algo foi lançado a mais, nas partidas de débito / crédito).

Após corrigir a diferença, siga com os passos abaixo.


PASSO 3

É importante que antes de seguir com os procedimentos de encerramento do ano, verifique se a Empresa em questão, possui um Grupo de RESULTADO DO EXERCÍCIO, para Fins de Encerramento

O Grupo de RESULTADO, "deve" ser um Grupo Separado aos Demais Grupos do Plano de Contas

Justamente pelo fato, de ser um Grupo Transitório, que apenas possui a Finalidade de Encerrar as Despesas, Receita e Custos, para Apuração do Resultado do Exercício. Este Grupo "RESULTADO", também não recebe o vinculo do Plano Referencial em seu Grupo.

Maiores informações de como proceder com a criação deste Grupo, CLIQUE AQUI.


PASSO 4

Após verificar que os Saldos Anteriores (Passo 1), foram transportados corretamente

Basta efetuar o Encerramento do Exercício, através da Rotina de Transferência de Resultado

Para isso, acesse o "Menu Módulos > Transferência de Resultado"

Para Empresas que fazem o Encerramento TRIMESTRAL, deverá efetuar 4 Encerramentos. Conforme Exemplo:



Para confirmar se os 4 Trimestres foram Encerrados, acesse o "Menu Consultas > Lotes", deixe habilitado a Opção TRANSFERÊNCIA, e informe o Período desejado.


Para Empresas que fazem Encerramento ANUAL, o procedimento de Encerramento será o mesmo

Porém haverá um único encerramento no ano, no caso, conforme exemplo em 31/12/2022.


PASSO 5

Depois de Realizar o Encerramento, verifique através do Balanço Patrimonial, se o TOTAL do ATIVO e PASSIVO, esteja batendo

Acesse "Menu Relatório > Contábeis > Balanço Patrimonial"



PASSO 6

Para Geração dos Registros J100 (Balanço), J150 (DRE) e J210 (DMPL / DLPA), é necessário, que realize a Apurações das Demonstrações, antes de realizar a Geração do Arquivo da ECD.

Para isso, acesse o "Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações"


Importante: As Apurações das Demonstrações, seguem a mesma forma da Apuração do Encerramento de Período. Sendo assim:

Se o Encerramento do Período é TRIMESTRAL, então as Demonstrações serão TRIMESTRAIS

Se o Encerramento do Período é ANUAL, então as Demonstrações serão ANUAIS


No Campo GRAU, deverá informar o último grau utilizado no Plano de Contas

Em um Plano de 5 Graus, o último Grau será o 5° Grau

Em um Plano de 6 Graus, o último Grau será o 6° Grau


Após informar todas as informações, clique em OK, para o sistema seguir com as apurações.


PASSO 7

Após o passo a passo gere o arquivo da ECD novamente, acesse o "Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD".



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