MP 1.045 - Geração de Suspensão de Contrato de Trabalho

Ultima Atualização: 30/06/2022    Artigo de código : 14821             

Geração de acordo para suspensão de contrato de trabalho:

-Passo 1: Acesse a aba Contratos / COVID-19.

 - Passo 2: Acesse o menu MP 936 e 1045, selecione a opção Acordo de suspensão do contrato de trabalho e clique em  "Confirmar".


- Passo 3: Selecione o funcionário desejado > o período de suspensão > os dados de emissão do contrato, caso haja, Ajuda Compensação (valor pago pela empresa e funcionário no período de afastamento) informe o valor.

- Passo 4: Clique em Vídeo para visualizar o acordo gerado e após a confirmação dos dados realizar uma impressão.


Geração de arquivo para importação no Empregador Web:

- Passo 1: Clique na opção Covid-19.

- Passo 2:  Acesse o menu MP 936 e 1045, selecione a opção Geração do Arquivo BEM  e clique em "Confirmar".


- Passo 3:  Selecione o Local para geração do arquivo > selecione os funcionários > Tipo de Geração, clique em "Primeira Geração",  na opção Tipo de Adesão selecione  "Suspensão do Contrato", informe o "Inicio" e a "Quantidade de Dias". 


Opção desconsiderar valores do ativo ativo: Habilitar essa opção para desconsidera o mês ativo, considerando a composição do arquivo ou o salário dos últimos três meses anteriores.

Exemplo: Empresa ativa em 05/2021: Sem marcar uma opção, considere os meses 05/2021, 04/2021 e 03/2021 / Marcando opção: considere os meses 04/2021, 03/2021 e 02/2021.

- Passo 4: Após realizar as devidas configurações, clique em "Gerar".

- Passo 5: Acesse o Portal > Fazer Empregador WEB > Validar Leiaute BEm, escolha o arquivo para realizar a validação e informe o tipo de arquivo Cadastro, nessa etapa é possível identificar se há divergências de preenchimento.

- Passo 6:  Após validação com sucesso, realize a Importação (Site: https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf).

Obs.: Os salários apresentados referem-se à informação recuperada das bases de Governo. Essas informações serão consideradas no cálculo do Benefício emergencial conforme o § 2° do Art. 5° da Portaria n.º 10.486, DE 22 DE ABRIL DE 2020.

Cadastro (lançamento) do afastamento do sistema:

- Passo 1:  Acesse Menu  Arquivos > Afastamentos/Retorno > Cadastro > Novo.

- Passo 2:  No campo "Código Movto" selecione a opção Y - "Outros motivos de afastamento temporário", e no campo "Motivo eSocial" selecione a opção 37 - "Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos da MP 936/2020".


- Passo 3: Após o lançamento do afastamento, a digitação de holerites ou o salário será lançado automaticamente considerando a proporcionalidade e o cálculo de adiantamento será realizado conforme os dias de trabalho no mês. Lembrando que para isso ocorrer o evento 0001 deve estar configurado nos lançamentos automáticos do cadastro do funcionário. Quando o funcionário retornar a opção é o Z5 - "Outros retornos de afastamento temporário e/ou licença". 

ATENÇÃO: O Retorno da suspensão só deve ser registrado no mês/ano em que realmente o funcionário voltar ao trabalho.

Para acessar procedimentos relacionados à digitação da Ajuda compensatória, Clique Aqui




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14821