eSocial - S-2299 - Erros 398 / 697 - Matriz e Filial

Ultima Atualização: 15/05/2025    Artigo de código : 14900             

SITUAÇÃO 1: TRANSFERÊNCIA ENTRE MATRIZ E FILIAL

O erro ocorre no retorno do evento S-2299 (Desligamento) quando o funcionário teve transferência entre a Matriz e a Filial, mas em seu cadastro a transferência não está configurada corretamente, criando um S-2299 indevido com o erro 697.

Havendo transferência entre matriz e filiais, trata-se de movimentação do trabalhador, considerando que todos os dados/valores estão centralizados na Matriz, nesse caso na empresa de saída, será gerado o movimento de transferência em Afastamentos/Retorno, embora no cadastro seja configurado automaticamente a opção Demitido/desligado (para fins de controle sistêmico) não deve lançar cálculo de rescisão e na empresa de destino/entrada deve ser gerado o evento S-2206 caracterizando o envio do cadastro na empresa de entrada.

Caso tenha sido lançado cálculo de rescisão indevido na empresa de saída, acesse "Processos > Rescisão > Cálculo", exclua a rescisão lançada para o trabalhador transferido e em seguida acesse "eSocial > Acompanhamento de Transmissão" e limpe fila de todo período.


SITUAÇÃO 2: DUPLO VÍNCULO ENTRE MATRIZ E FILIAL

O sistema Office Folha de Pagamento não administra duplo vínculo entre matriz e filiais, a orientação é lançar o desligamento manualmente no Portal eSocial. CLIQUE AQUI para orientações. 



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14900