Exclusão do ICMS da base de PIS/COFINS

Ultima Atualização: 03/01/2023    Artigo de código : 14917             

Quando o estabelecimento exclui da Base de Cálculo do PIS/COFINS o ICMS destacado na nota, deve se atentar a qual situação abaixo se enquadra, para que possa prosseguir com a parametrização do sistema conforme instruções:


Ambas opções, ficam no Cadastro do Estabelecimento do Módulo Fiscal acesse "Cadastro do Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Tributação > PIS/COFINS". 

Esta aba será habilitada somente para o Estabelecimento Matriz; Os demais estabelecimentos (filiais), se houver, assumirão a mesma informação configurada matriz.



1. SITUAÇÃO - NOTAS DE SAÍDA:

Para notas fiscais de saída, o XML já deve ter o valor do ICMS excluído da base de cálculo de PIS/COFINS, assim se as notas foram emitidas corretamente, é só habilitar a opção de: Gerar base/valor conforme o XML ao importar notas saída. Sendo assim, na emissão da nota, o valor do ICMS tem que vir abatido no próprio XML que será importado e o sistema importa essa base conforme o XML. O sistema não fará nenhuma alteração no que vem por meio dessa importação.





Atenção: Se no "Cadastro do Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Tributação > PIS/COFINS" o campo acima estiver desmarcado, o sistema calcula a base e valor do PIS/COFINS (ignorando esses valores existentes no XML). Neste caso, o sistema verifica os campos abaixo, presentes nessa mesma tela, e faz a Exclusão do ICMS da Base do PIS/COFINS se estiverem marcados nessa mesma tela, os campos:





2. SITUAÇÃO - NOTAS DE ENTRADA/ DEVOLUÇÃO DE VENDAS:

Na importação do XML de entradas, o sistema sempre calcula os valores referentes ao PIS/COFINS, ou seja, não importa os valores do XML.

ObservaçãoApenas notas de entradas referentes a Devolução de Vendas (CFOP de Devolução de Vendas), cairão nas regras abaixo:


Regime Cumulativo:

Para empresas do Regime Cumulativo, não será feita exclusão do ICMS na Base do PIS/COFINS, pois esse tipo de regime não permite crédito de PIS/COFINS.
"Cadastro do Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Tributação > PIS/COFINS":




Regime Não-Cumulativo: 

Para empresas do Regime Não-Cumulativo, o sistema vai verificar os campos abaixo e fará a exclusão do ICMS da Base do PIS/COFINS se estiverem marcados, e quando se tratar de um CST que permita crédito (exemplo 50). "Cadastro do Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > Tributação > PIS/COFINS":




Observação 1: Conforme decidido pelo STF por ocasião do julgamento do Tema 69 da Repercussão Geral, o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS.

Observação 2: As notas de saídas devem ser emitidas com os valores de PIS/COFINS corretos, pois o sistema importa.


    

Alteração de CST PIS/COFINS dos Lançamentos:

Quando executada a rotina do "Menu Utilitários > Alterações em Lote > Alteração de CST PIS/COFINS dos Lançamentos", o sistema recalcula a Base do PIS/COFINS nos lançamentos.

Para notas de devolução de vendas e saídas, o sistema verifica os campos abaixo no "Cadastro do Estabelecimento > Parâmetros > Fiscal > PIS/COFINS" e se estiverem marcados fará a exclusão do ICMS da Base do PIS/COFINS:



Para ter acesso ao passo a passo dessa rotina, CLIQUE AQUI.



3. SITUAÇÃO - NOTAS DE ENTRADA/COMPRAS:

Para empresas do Regime Não-Cumulativo é permitido o crédito nas aquisições (conforme regras estabelecidas na legislação). De acordo com o RE 574.706/PR, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que o ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS-Pasep e da Cofins sobre os débitos apurados pela pessoa jurídica, porém não tratou dos créditos

É por esse motivo que não foi criada ainda nenhuma tratativa no sistema quanto a exclusão do ICMS da Base do PIS/COFINS para as compras.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14917