eSocial - S-2200 "IOB Diagnóstico não apto" – Campos Obrigatórios – Data do início do afastamento/Código do motivo de afastamento temporário (Funcionário Afastado)

Ultima Atualização: 05/10/2021    Artigo de código : 14967             

Causa: O Cadastro fica considerado como inapto neste caso, quando o evento S-2200 (Cadastro de empregados) foi enviado por outro escritório e foi realizado uma cópia da matrícula. Contudo não é  necessário enviar o S-2200 pelo novo escritório. 

Soluções:  


- Passo 1: Ative a empresa na competência de envio do afastamento, acesse o Menu Arquivos>Empresas Usuárias > alterar mês/ano ou Menu Arquivos>Ativar Empresa.

- Passo 2: Acesse Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno>Pesquisa, localize o último afastamento do funcionário em questão, selecione-o, acesse o Histórico de Protocolos e realize a exclusão através do "X",  aguarde o retorno com sucesso do evento S-3000. Obs.: No caso de rescisão deve realizar a exclusão do evento S-2299.

- Passo 3: Após a exclusão, acesse o cadastro do funcionário, altere o logradouro incluindo "R" para forçar envio e aguarde o envio do evento S-2200. 


- Passo 4: Após o envio com sucesso do S-2200, acesse novamente a rotina de afastamentos, cadastre o afastamento excluído anteriormente e aguarde o envio ao eSocial, note que o cadastro do funcionário se mantem apto após o procedimento.


Atenção:  Caso retorne com erro: 106 (Foi localizado no sistema um evento em duplicidade), acesse o Portal eSocial, localize a admissão, e copie o recibo no histórico de protocolos da admissão, e cole o recibo no sistema. 





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