eSocial - S-2200 "IOB Diagnóstico não apto" – Campos Obrigatórios – Data do início do afastamento/Código do motivo de afastamento temporário (Funcionário Afastado)
Ultima Atualização: 05/10/2021 Artigo de código : 14967        
Causa: O Cadastro fica considerado como inapto neste caso, quando o evento S-2200 (Cadastro de empregados) foi enviado por outro escritório e foi realizado uma cópia da matrícula. Contudo não é necessário enviar o S-2200 pelo novo escritório.
Soluções:
- Passo 1: Ative a empresa na competência de envio do afastamento, acesse o Menu Arquivos>Empresas Usuárias > alterar mês/ano ou Menu Arquivos>Ativar Empresa.
- Passo 2: Acesse Menu Arquivos>Afastamentos/Retorno>Pesquisa, localize o último afastamento do funcionário em questão, selecione-o, acesse o Histórico de Protocolos e realize a exclusão através do "X", aguarde o retorno com sucesso do evento S-3000. Obs.: No caso de rescisão deve realizar a exclusão do evento S-2299.
- Passo 3: Após a exclusão, acesse o cadastro do funcionário, altere o logradouro incluindo "R" para forçar envio e aguarde o envio do evento S-2200.
- Passo 4: Após o envio com sucesso do S-2200, acesse novamente a rotina de afastamentos, cadastre o afastamento excluído anteriormente e aguarde o envio ao eSocial, note que o cadastro do funcionário se mantem apto após o procedimento.
Atenção: Caso retorne com erro: 106 (Foi localizado no sistema um evento em duplicidade), acesse o Portal eSocial, localize a admissão, e copie o recibo no histórico de protocolos da admissão, e cole o recibo no sistema.
A sua opinião é muito importante para nós:
Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo. Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.
Enviar