Alterações em Lote – Alteração dos Dados de ICMS dos Itens

Ultima Atualização: 17/09/2025    Artigo de código : 14969             

Esta rotina tem por finalidade ajustar e preencher, em lote, as informações de ICMS dos itens lançados nas notas fiscais. O sistema permite o ajuste ou preenchimento dos seguintes campos: Origem CST, Situação Tributária, Base de Cálculo do ICMS, % de Redução da Base, Alíquota, Valor do ICMS dos itens.


Acesse, "Utilitários > Alterações em Lote > Alteração dos Dados de ICMS dos Itens". O sistema exibirá uma mensagem de aviso, clique em "Sim" para continuar.


Aba Filtro:

Informe o mês e o ano da alteração e selecione o tipo de nota: "Entrada" ou "Saída". Para facilitar e refinar a busca, utilize os campos complementares abaixo.



Dica: Para os campos: Produto, NCM, Origem CST, Situação tributária, Nat. Operação e Emitente/Destinatário, é possível utilizar as seguintes opções de filtros:


- Digitação específica da informação: Onde será informado o dado específico que deseja pesquisar.


- Digitação de informação para pesquisa simultânea: Caso seja informado códigos sequenciais, ou seja, "De - Até", utilizar o hífen para separação. Exemplo no campo Produto: “1-5” considerado na pesquisa os produtos 1; 2; 3; 4 e 5.


Caso seja informado códigos individuais (aleatórios), utilize o ponto e vírgula para separação. Exemplo: 10; 20; 30 considerado na pesquisa especificamente os produtos 10; 20 e 30.

Ainda é possível misturar as duas opções “De - Até” e códigos individuais (aleatórios) na mesma pesquisa, ficando conforme exemplo: “1-5”; 10; 20; 30 considerado na pesquisa os produtos 1; 2; 3; 4; 5; 10; 20 e 30. 



Aba Informações de ICMS

Após definir os filtros na etapa anterior, clique em "Pesquisar". Os lançamentos serão exibidos na aba "Informações de ICMS". No quadro "Preencher/Ajustar os itens das notas com", informe a Origem e a Situação Tributária que deseja aplicar nas notas. Caso necessário, preencha também os demais campos de alteração, como Alíquota de ICMS e % de Redução da Base de Cálculo. Após clique no botão “Gravar” para concluir a ação e para que o sistema efetue as alterações nos itens e em suas respectivas notas.


Alíquota ICMS: informe o percentual da alíquota do ICMS, caso os produtos a serem ajustados tenham valor de ICMS. Este campo permitirá edição somente se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “00”, “10”, “20” e “70”.

% Redução da Base: informe percentual da redução, caso os produtos a serem ajustados tenham redução na base de cálculo do ICMS. Este campo permitirá edição somente se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “20” e “70”.

Preencher os lançamentos cujos campos acima estiverem vazios: habilite esta opção se deseja filtrar pelos itens que não possuem os campos “Origem CST” e “Situação Tributária”. 

Se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “00” e “10” e informar uma alíquota no campo “Alíquota ICMS”, será aplicada para os itens que também estiverem sem a alíquota. 

Se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “20” e “70” e informar uma alíquota no campo “Alíquota ICMS” e/ou “% Redução da Base”, serão aplicados para os itens que também estiverem as alíquotas.


Quadro Incluir na Base de ICMS: será incluso na base de ICMS os valores de “Frete”, “Seguro” e/ou “Despesas” caso estiver marcado. Por default todas as opções estarão marcadas.


Quadro Excluir da Base de ICMS: será excluído da base de ICMS o valor do “Desconto” caso estiver marcado. Por default a opção estará marcada.


Quadro ST Rec. Antecipadamente: selecione a opção “Marcar” caso deseje alterar para que os lançamentos das notas filtradas sejam considerados como “Recolhido Antecipadamente” da aba “Bases”, para desconsiderar selecione a opção “Desmarcar”.

A opção “Não Alterar” mantém a informação da nota fiscal, ou seja, sem alteração neste campo.


Quadro Total dos Lançamentos: acompanhe valor total dos itens pesquisados por tipo de nota.


Quadro Total dos Itens: acompanhe a quantidade de lançamentos pesquisados e a quantidade de lançamentos marcados para a alteração.


Origem CST "9 Simples Nacional"

A origem "9 – Simples Nacional" ficará disponível apenas para empresas enquadradas no Simples Nacional. Para utilizá-la, selecione a opção "Situação Tributária" e clique em "Pesquisar". Na tela seguinte, serão exibidos os produtos cadastrados; selecione aqueles que deseja alterar e, em seguida, clique em "Gravar".




Importante:

- Substituição Tributária, FCP e Diferimento
Para itens lançados com informações de Substituição Tributária, FCP e Diferimento na origem, caso esta rotina seja utilizada para troca de tributação, essas informações não serão excluídas automaticamente.
Será necessário acessar a rotina Lançamentos e apagar manualmente os dados nas abas "Nota", "Itens" e "Bases".

- Limite de Itens
Esta rotina permite a alteração de até 2.000 itens simultâneos.
Ao clicar em "Pesquisar", caso o limite seja excedido, será exibida uma mensagem de aviso. Nesse caso, refine os filtros e tente novamente.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14969