Alterações em Lote – Alteração dos Dados de ICMS dos Itens
Ultima Atualização: 17/09/2025 Artigo de código : 14969        
Esta rotina tem por finalidade ajustar e preencher, em lote, as informações de ICMS dos itens lançados nas notas fiscais. O sistema permite o ajuste ou preenchimento dos seguintes campos: Origem CST, Situação Tributária, Base de Cálculo do ICMS, % de Redução da Base, Alíquota, Valor do ICMS dos itens.
Acesse, "Utilitários > Alterações em Lote > Alteração dos Dados de ICMS dos Itens". O sistema exibirá uma mensagem de aviso, clique em "Sim" para continuar.
Aba Filtro:
Informe o mês e o ano da alteração e selecione o tipo de nota: "Entrada" ou "Saída". Para facilitar e refinar a busca, utilize os campos complementares abaixo.

Dica: Para os campos: Produto, NCM, Origem CST, Situação tributária, Nat. Operação e Emitente/Destinatário, é possível utilizar as seguintes opções de filtros:
- Digitação específica da informação: Onde será informado o dado específico que deseja pesquisar.
- Digitação de informação para pesquisa simultânea: Caso seja informado códigos sequenciais, ou seja, "De - Até", utilizar o hífen para separação. Exemplo no campo Produto: “1-5” considerado na pesquisa os produtos 1; 2; 3; 4 e 5.
Caso seja informado códigos individuais (aleatórios), utilize o ponto e vírgula para separação. Exemplo: 10; 20; 30 considerado na pesquisa especificamente os produtos 10; 20 e 30.
Ainda é possível misturar as duas opções “De - Até” e códigos individuais (aleatórios) na mesma pesquisa, ficando conforme exemplo: “1-5”; 10; 20; 30 considerado na pesquisa os produtos 1; 2; 3; 4; 5; 10; 20 e 30.
Aba Informações de ICMS
Após definir os filtros na etapa anterior, clique em "Pesquisar". Os lançamentos serão exibidos na aba "Informações de ICMS". No quadro "Preencher/Ajustar os itens das notas com", informe a Origem e a Situação Tributária que deseja aplicar nas notas. Caso necessário, preencha também os demais campos de alteração, como Alíquota de ICMS e % de Redução da Base de Cálculo. Após clique no botão “Gravar” para concluir a ação e para que o sistema efetue as alterações nos itens e em suas respectivas notas.

Alíquota ICMS: informe o percentual da alíquota do ICMS, caso os produtos a serem ajustados tenham valor de ICMS. Este campo permitirá edição somente se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “00”, “10”, “20” e “70”.
% Redução da Base: informe percentual da redução, caso os produtos a serem ajustados tenham redução na base de cálculo do ICMS. Este campo permitirá edição somente se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “20” e “70”.
Preencher os lançamentos cujos campos acima estiverem vazios: habilite esta opção se deseja filtrar pelos itens que não possuem os campos “Origem CST” e “Situação Tributária”.
Se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “00” e “10” e informar uma alíquota no campo “Alíquota ICMS”, será aplicada para os itens que também estiverem sem a alíquota.
Se a “Situação Tributária” selecionada for igual a “20” e “70” e informar uma alíquota no campo “Alíquota ICMS” e/ou “% Redução da Base”, serão aplicados para os itens que também estiverem as alíquotas.
Quadro Incluir na Base de ICMS: será incluso na base de ICMS os valores de “Frete”, “Seguro” e/ou “Despesas” caso estiver marcado. Por default todas as opções estarão marcadas.
Quadro Excluir da Base de ICMS: será excluído da base de ICMS o valor do “Desconto” caso estiver marcado. Por default a opção estará marcada.
Quadro ST Rec. Antecipadamente: selecione a opção “Marcar” caso deseje alterar para que os lançamentos das notas filtradas sejam considerados como “Recolhido Antecipadamente” da aba “Bases”, para desconsiderar selecione a opção “Desmarcar”.
A opção “Não Alterar” mantém a informação da nota fiscal, ou seja, sem alteração neste campo.
Quadro Total dos Lançamentos: acompanhe valor total dos itens pesquisados por tipo de nota.
Quadro Total dos Itens: acompanhe a quantidade de lançamentos pesquisados e a quantidade de lançamentos marcados para a alteração.
Origem CST "9 Simples Nacional"
A origem "9 – Simples Nacional" ficará disponível apenas para empresas enquadradas no Simples Nacional. Para utilizá-la, selecione a opção "Situação Tributária" e clique em "Pesquisar". Na tela seguinte, serão exibidos os produtos cadastrados; selecione aqueles que deseja alterar e, em seguida, clique em "Gravar".

Importante:
- Substituição Tributária, FCP e Diferimento
Para itens lançados com informações de Substituição Tributária, FCP e Diferimento na origem, caso esta rotina seja utilizada para troca de tributação, essas informações não serão excluídas automaticamente.
Será necessário acessar a rotina Lançamentos e apagar manualmente os dados nas abas "Nota", "Itens" e "Bases".
- Limite de Itens
Esta rotina permite a alteração de até 2.000 itens simultâneos.
Ao clicar em "Pesquisar", caso o limite seja excedido, será exibida uma mensagem de aviso. Nesse caso, refine os filtros e tente novamente.