Trabalhador Aposentado - Como informar o afastamento?

Ultima Atualização: 22/12/2021    Artigo de código : 15004             

Conforme o Manual do SEFIP:  caso o aposentado pelo RGPS, permaneça em atividade sujeita a este regime, se ele retornar ou ele se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente do trabalho, o  Campo Movimentação deve ser informado com os códigos indicativos de tais afastamentos, ainda que o trabalhador não faça jus ao benefício de auxílio doença (previdenciário ou acidentário) de forma cumulativa com a aposentadoria (Lei nº 8.213/1991, art. 18, § 2º).

Atenção:  Orientamos que consulte seu orientador trabalhista a respeito de "tributar ou Não o INSS"  os 15 dias de atestado que antecede o 'afastamento' de funcionário Aposentado.

Configuração no Sistema:  

Observação: Caso opte por "Não"-  deve tributar no lançamento do afastamento, HABILITE a opção "Houve Afastamento pelo INSS".

                         Caso opte pela "Tributação" de INSS sobre os 15 primeiros dias, basta Não HABILITAR a opção.


- Passo 1: Acesse menu Arquivos>Afastamento/Retorno, selecione o código do funcionário, configure código do movimento conforme o motivo do afastamento e sobre a tributação INSS habilite ou Não a opção "Houve Afastamento pelo INSS".



- Passo 2: Verifique que, quando configurado para não tributar INSS sobre os primeiros 15 dias, na digitação, o evento 1140 não compõe Base de cálculo de INSS e consecutivamente não compõe parte patronal.



Caso tenha alguma dúvida poderá acessar o Manual GFIP/Sefip, versão 8.4, Capítulo III, item 4.9, nota 10, aprovado pela Instrução Normativa SRP nº 11/2006.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
15004