eSocial - S-2299 Erro: 846 O somatório de cada um dos descontos de Contribuição Previdenciária (codIncCP = [31, 32, 34, 35]) e de IRRF (codIncIRRF = [31, 32, 33, 34, 35]) não pode ser negativo,os vencimentos não podem ser superiores aos descontos

Ultima Atualização: 03/12/2021    Artigo de código : 15100             

Situação 1:  Esse erro ocorre pois no envio do registro S-2299 (Desligamento) do funcionário, as rubricas de Desconto com incidência de INSS e IRRF tiveram um valor maior que as rubricas de adicionais que possuem a incidência de INSS e IRRF:

- Passo 1: Acesse o menu Processos>Rescisão>Cálculo, selecione a rescisão do funcionário e relacione todos as Rubricas/Eventos lançados.

- Passo 2: Acesse o menu Arquivos>Eventos>Cadastro, realize a conferência das incidências de todas as Rubricas lançadas na rescisão.


- Passo 3: Acesse o Portal eSocial e verifique se as incidências das Rubricas, são as mesmas constantes no sistema


Obs.: Essa conferência também pode ser realizada entre o XML do evento S-1010 e o Portal do eSocial:



- Passo 4: Identificando a Rubrica com incidências divergentes entre o sistema e o Portal, realize a devida correção na Rubrica em questão, ao gravar será disparado a transmissão da Rubrica.

- Passo 5: Após a transmissão e retorno com sucesso do evento S-1010 alterado, acesse o Portal e consulte novamente a Rubrica para validar a atualização.

- Passo 6: Acesse o menu ESocial>Acompanhamento de Transmissões>Limpar Fila - Todo o Período.

- Passo 7: Acesse o menu Processos>Rescisão>Cálculo, selecione a rescisão do funcionário, na aba configurações, clique em Alterar/Confirmar.


Situação 2: Erro ocorre porque algum Evento/Rubrica lançado na rescisão, não foi considerado no XML do S-2299.

- Passo 1: Acesse o menu Processos>Rescisão>Cálculo, selecione a rescisão do funcionário e relacione todos as Rubricas/Eventos lançados.

- Passo 2: Acesse o Histórico de Protocolos da Rescisão e visualize o XML, verifique se todos os eventos constantes no cálculo da rescisão, constam no XML.


- Passo 3: Identificando a ausência de algum evento, acesse o menu ESocial>Acompanhamento de Transmissões>Limpar Fila - Todo o Período.

- Passo 4: Acesse o menu Processos>Rescisão>Cálculo, selecione a rescisão do funcionário, na aba configurações, clique em Alterar/Confirmar.






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