Erro: Duplicidade no Plano de Contas - mesma conta analítica com vários códigos reduzidos diferentes
Ultima Atualização: 08/03/2023 Artigo de código : 15142        
Ao realizar o cadastro da empresa e seleciona a opção de "Conta Sintética" o sistema cadastra automaticamente contas individuais para cada Cliente/Fornecedor ao importar notas de saída/entrada
"Cadastro da Empresa > Parâmetros > Sistema Contábil > Integração > Aba Parâmetros"
Observações: Se tiver um volume muito alto e diversificado de cadastros, precisa se certificar, que a estrutura do Plano de Contas, suporta a criação de uma conta para cada. Por exemplo: A estrutura padrão do sistema é: X-X-XX-XX-XXXX, sendo assim, o último grau -XXXX, pode receber contas de 0001 até 9999. Se ultrapassar 9999 contas analíticas dentro do grupo, poderá ter problemas.
No momento da criação da empresa, é possível escolher/modificar essa estrutura. Se necessário, informe mais X no grau que deseja possibilitar a inclusão de um número final de contas, maior.
Processo Para Correção:
Será necessário criar um novo grupo, uma conta sintética sendo sequencial ao grupo utilizado anteriormente. Por exemplo: era utilizado o grupo: 110201, foi criado o grupo: 110202. A criação da nova conta é feita pelo "Cadastros > Plano de Contas".
Feito o cadastro da conta acesse "Cadastro da Empresa > Parâmetros > Sistema Contábil > Integração > Aba Parâmetros" e inclua essa nova conta sintética cadastrada
Feito isso, será necessário realizar a Reclassificação de Contas Duplicadas. Para isso acesse "Utilitários > Rotinas Especiais > Reclassificação de Contas Duplicadas". Clique em "Gravar".
Observações: Esse processo pode demorar um alguns minutos, de acordo com a quantidade de contas que terá que reclassificar.
O processo de reclassificação, modifica o número analítico das contas que forem encontradas em duplicidade.
Após a conclusão do processo, confira no Plano de Contas as novas numerações que as contas receberam.