eSocial - Evento S-1000 - Erro 1728

Ultima Atualização: 05/04/2024    Artigo de código : 15157             

Erro 1728 – Classificação Tributária não permitida. A mudança de Classificação Tributária de empregador Pessoa Jurídica somente é permitida se, em todo o período de validade do novo evento S-1000, as folhas de pagamento estiverem abertas e não houver evento S-1200 a S-1280, S-2299 ou S-2399. 

 

Quando tem o cálculo da Contribuição Patronal Previdenciária no eSocial de empregadores que são optantes pelo SIMPLES é preciso verificar algumas informações. O problema se dá, pois, a Classificação Tributária informada no evento S- 1000 – Informações do Empregador, está incompatível com o enquadramento da empresa e por isso é necessário reenviar o evento S-1000 com a Classificação Tributária correta, porém por determinação do eSocial não é permitido alterações/retificações no evento S-1000 quando o portal já tem informações de eventos periódicos informados. Temos alguns cenários: 


CENÁRIO 1

Mês Vigente.

Quando a alteração da Classificação Tributária é dentro do mês vigente, acesse "Módulos > Pagamento Mensal > Estorno do Cálculo da Folha" e estorne a folha já enviada com a Classificação Incorreta. Em seguida, através do "Ação" abrirá o Cadastro da Empresa para que realize a alteração da classificação Tributária.



Observação: Garanta que você esteja dentro do prazo de entrega e das datas de envio ao eSocial, evitando assim possíveis multas. 

Assim será reenviado o S - 1000 com a Classificação Tributária correta.


CENÁRIO 2

Mês não Vigente


Quando a mudança de Classificação Tributária já aconteceu em algum mês anterior, sendo que já entregou folhas e realizou fechamento, será necessário realizar alguns procedimentos

- Entre no Portal do eSocial, acesse " Empregador/Contribuinte > Dados do Empregador Contribuinte"

 Consulte o histórico pra ver a qual a última data vigente.

Importante: O Mês de início da Classificação Tributária que será alterada, precisa estar no eSocial com a Vigência sem data de Término.


- Altere a data do Sistema para a vigência correta

- Estorne e reabra as folhas posteriores à data que vai ser alterada. Se tiver em dezembro e a Classificação Tributária precisa ser alterada desde Outubro por exemplo, estorne e reabra as folhas em forma decrescente, então Dezembro caso já tenha enviado, Novembro e Outubro.

- Acesse "eSocial > Reabertura do Movimento" para reabrir e para o estorno da folha acesse "Módulos > Pagamento Mensal > Estorno do Cálculo da Folha"

- Através do "Ação" em "eSocial > Transmissão de Eventos Periódicos e não Periódicos" acesse o Cadastro da Empresa, realize a alteração da classificação Tributária e Reenvie os periódicos 


Atenção: Multa pode ser gerada devido os envios estarem sendo feito em atraso.


CENÁRIO 3

Empresa Migrada

Acesse "Cadastros > Empresas > Parâmetros > eSocial/ Reinf > Parâmetros 1" e verifique a data que foi informada em "Data da Migração"


Importante: Necessário que a Data da migração seja no primeiro dia do mês que iniciará os envios periódicos pelo nosso Sistema. 

- Entre no Portal do eSocial, acesse " Empregador/Contribuinte > Dados do Empregador Contribuinte" e consulte a validade, lembrando que não pode haver fim de validade no mês que estamos realizando a alteração.

- Verifique no Portal do eSocial qual a Classificação Tributária correspondente pra manter a mesma.

- Gere os Eventos Periódicos.

Caso seja necessário a alteração da Classificação Tributária, seguir o passo a passo do Cenário 2.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
15157