Erros de Validação (Falha no Schema XML) - Erro(s): CNPJ - CNPJ do cliente ou do fornecedor ou da transportadora ou do item da nota fiscal aba IPI ou do emitente do documento fiscal referenciado

Ultima Atualização: 14/08/2024    Artigo de código : 15226             

Se ao validar uma NF-e apresentar o Erro(s): CNPJ - CNPJ do cliente ou do fornecedor ou da transportadora ou do item da nota fiscal aba IPI ou do emitente do documento fiscal referenciado, realize as verificações abaixo:


PASSO 1

Dentro do ícone NF-e > selecione a opção Parâmetros do lado esquerdo da tela > aba Página 1 > verifique se a última opção "Autorizo o CPF/CNPJ a efetuar o download do XML da NF-e" está selecionada, porém sem nenhuma informação de CPF ou CNPJ. Caso esteja, tire essa seleção deixando igual ao exemplo abaixo e depois grave a alteração clicando no botão "Gravar".


PASSO 2

Se a configuração acima estiver correta e sua Nota Fiscal sendo de saída, acesse o Menu Cadastros > Clientes > aba Manutenção > sub-aba Dados Cadastrais > verifique se o CPF ou CNPJ do seu cliente está preenchido corretamente.


PASSO 3

Ainda no cadastro do seu Cliente, acesse a aba Cobrança/Entrega > e verifique se nos Dados da Entrega está selecionada alguma opção no campo "Pessoa" com o campo CPF ou CNPJ em branco, pois se estiver selecionado "Pessoa Jurídica", por exemplo, e não estiver preenchido o CNPJ, pode apresentar esse erro na validação da sua Nota Fiscal também.


PASSO 4

Se a sua Nota Fiscal for de entrada, acesse o Menu Cadastros > Fornecedores > aba Manutenção > Sub-aba Dados Cadastrais > verifique se o CPF ou CNPJ do seu fornecedor está preenchido corretamente.


PASSO 5

Ainda no cadastro do seu Fornecedor, acesse a aba Retira > e verifique se nos Dados da Entrega está selecionada alguma opção no campo "Pessoa" com o campo CPF ou CNPJ em branco, pois se estiver selecionado "Pessoa Jurídica", por exemplo, e não estiver preenchido o CNPJ, pode apresentar esse erro na validação da sua Nota Fiscal também.


PASSO 6

Confira também dentro do Menu Cadastros > Transportadora > verifique se o campo CNPJ ou CPF está em branco, caso esteja em branco, preencha e depois clique no botão "Gravar".


PASSO 7

Poderá também verificar dentro do(s) item(ns) da sua Nota Fiscal, aba NF-e / Impostos > sub-aba IPI > se o campo CNPJ do Produtor está preenchido. No caso do seu cliente ser uma Pessoa Física e produtor rural, caso ele tenha o CNPJ de Produtor, poderá preencher nesse campo, dentro de cada um dos itens da sua nota.


PASSO 8
Regrave a Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.


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