Como Realizar a Importação de XML em Lote na Nota Fiscal
Ultima Atualização: 05/08/2024 Artigo de código : 15227        
Este processo possibilitará a importação de arquivos XMLs emitidos pela empresa do cliente de outros sistemas para dentro do Sistema Business, gerando um cadastro mínimo de Clientes, Fornecedores, Transportadora e Produtos, e irá permitir a geração de Contas a Receber e Contas a Pagar , quando houver integração entre os módulos Faturamento x Financeiro.
Observação: Somente serão importados XMLs do mesmo CNPJ cadastrado dentro do sistema menu Cadastros > Empresas.
Importante: Este processo importa Movimentações de Estoque , Contas a Pagar e Contas a Receber, para estes tipos de movimentações, deve ser parametrizado no Cadastro de Tipo de nota, para que não gere movimentações incorretas. Só será possível importar arquivos XML emitidos na versão 4.00.
PASSO 1
Acesse o menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Notas > na aba Manutenção do seu cadastro de Tipo de Nota, você poderá configurar se é uma entrada ou saída, se irá movimentar o seu estoque ou não, se essas notas irão entrar em seu relatório de faturamento e se serão gerados os boletos no seu sistema Financeiro.
PASSO 2
Acesse o botão Nota Fiscal ou através do menu Processos > Nota Fiscal > na aba Acesso clique no botão "Importar" e selecione a opção Entrada\Saída.
PASSO 3
Clique nos três pontos em Tipo de NF > Na tela de Consulta Tipo de Nota Selecione o Tipo de Nota desejado, este passo vai permitir o cliente importar as notas com movimento de Entrada e Saída.
PASSO 4
Após selecionar o Tipo de movimento, clique no botão "Importar", depois indique o "Caminho Pasta", onde o arquivo está salvo. Selecione o arquivo desejado Único ou mais de um arquivo em Lote.
PASSO 5
Será carregado em tela os arquivos XMLs selecionados, demonstrando a quantidade de notas selecionadas e a quantidade de itens da respectiva nota fiscal selecionada.
PASSO 6
Ao clicar com o botão direito do mouse, o sistema abre as opões de "Detalhes" e "Deletar". Permitindo visualizar os detalhes das respectivas notas ou se necessário, excluir a nota selecionada do grid. Para deletar todas as notas, clique no Ícone "Limpar" .
PASSO 7
Clicando em Detalhes o sistema irá abrir a tela com as totalizações de Impostos e Duplicatas de acordo com os dados informados no Arquivo XML.
PASSO 8
O próximo passo é clicar no botão "Importar", no canto Inferior direito da tela, para que as notas sejam carregadas no lançamento da Nota Fiscal.
PASSO 9
Ao concluir o processo de Importação, as notas serão apresentadas no grid da Nota fiscal. Lembrando que na importação será considerada a data de emissão de acordo com o arquivo XML.
Serão cadastrados os dados mínimos de Clientes, Fornecedores, Transportadora e Produtos, caso parametrizado no tipo de nota, poderá permitir a geração de Contas a Receber e Contas a Pagar e Movimentações em Estoque.
PASSO 10
Após a importação dos arquivos, esses XMLs serão transferidos para pasta "Concluídas", que será automaticamente criada no mesmo "Caminho/Pasta" onde os arquivos estavam salvos no momento da importação.