1º Verificação do IP X Configuração do Banco de Dados
Verificar se o aplicativo CFGACESSOBD.EXE, localizado na pasta Folhawin > Efiscal, está devidamente configurado.
Acesse e verifique os preenchimentos dos campos:
Servidor: (Número do IP da Máquina Servidor OU Nome da Máquina Servidor)
Porta: 5432
Banco de Dados: efiscal (Obs.: O nome do banco de dados deve ser escrito em minúsculo)
Usuário: postgres (Escrito em minúsculo)
Senha: ********* postgres (Escrito em minúsculo)
Para verificar o número de IP do servidor, deve-se acessar:
Menu Iniciar do Windows - Opção: Executar - Digitar o comando: cmd;
Teclar ENTER;
Em seguid aserá apresentada a tela de Prompt de Comando (MS-DOS);
Deve ser digitado o comando "ipconfig" , verificar a linha do endereço IPv4;
O número de IP desta linha é qual deve estar configurado na tela do CFGACESSOBD.EXE
Importante: O IP da máquina pode estár configurado como rotativo, assim deverá verificar com um tecnico de sua confiança os procedimento para deixa-lo permanente, caso contrario sempre que for alterado o IP da máquina o sistema apresentará a mensagem de Fallha na Conexão.
Atenção! As informações abaixo são indispensáveis quando o problema não está relacinado ao IP da máquina, e devem ser verificadas por um tecnico o profissional de T.I.
2º Liberação de Portas
Verificar liberação de porta 5432 usada pelo Banco de Dados PostgreSQL.
- Procedimentos para Windows 10:
Acessar o menu iniciar do Windows > Painel de Controle > Firewall do Windows Configurações Avançadas.
Em regras de entrada, selecione uma nova regra. Clique em Porta > Avançar.
Informe o número da Porta 5432:
Marque a opção "Permitir a Conexão" habilitada, e clique em avançar:
Deixe todas as opções abaixo selecionadas: Dominio Particular e Público
No campo "Nome" informe Postgres , em seguida clique em Concluir: