ERRO: Falha na Conexão e Procedimentos para Liberação da Porta 5432

Ultima Atualização: 13/07/2020    Artigo de código : 1525             

O erro Falha na conexão, normalmente é apresentado quando o IP da máquina servidor foi alterado, esse fator pode ocorrer automaticamente  de acordo com o sistema operacional.
 
Procedimentos à serem verificados quando ocorrer erro:
 
 
 
1º Verificação do IP X Configuração do Banco de Dados
 
Verificar se o aplicativo CFGACESSOBD.EXE, localizado na pasta Folhawin > Efiscal, está devidamente configurado.
 
Acesse e verifique os preenchimentos dos campos:
Gerenciador Banco de Dados:  PostgreSQL
Servidor:  (Número do IP da Máquina Servidor OU Nome da Máquina Servidor)
Porta:  5432
Banco de Dados: efiscal (Obs.: O nome do banco de dados deve ser escrito em minúsculo)
Usuário: postgres    (Escrito em minúsculo)
Senha: ********* postgres  (Escrito em minúsculo)
 
Para verificar o número de IP do servidor, deve-se acessar:
 
Menu Iniciar do Windows - Opção: Executar - Digitar o comando: cmd;
Teclar ENTER;
Em seguid aserá apresentada a tela de Prompt de Comando (MS-DOS);
Deve ser digitado o comando  "ipconfig" , verificar a linha do endereço IPv4;
O número de IP desta linha é qual deve estar configurado na tela do CFGACESSOBD.EXE




 
Importante: O IP da máquina pode estár configurado como rotativo, assim deverá verificar com um tecnico de sua confiança os procedimento para deixa-lo permanente, caso contrario sempre que for alterado o IP da máquina o sistema apresentará a mensagem  de Fallha na Conexão.
  
Atenção! As informações abaixo são indispensáveis quando o problema não está relacinado ao IP da máquina, e devem ser verificadas por um tecnico o profissional de T.I.
 
2º Liberação de Portas
 
Verificar liberação de porta 5432 usada pelo Banco de Dados PostgreSQL.
 
- Procedimentos para Windows 10:
 
Acessar o menu iniciar do Windows > Painel de Controle > Firewall do Windows Configurações Avançadas.
Em regras de entrada, selecione uma nova regra. Clique em Porta > Avançar.
 

 
Informe o número da Porta 5432:
 

 
Marque a opção "Permitir a Conexão" habilitada, e clique em avançar:
 

 
 Deixe todas as opções abaixo selecionadas: Dominio Particular e Público
 

 
No campo "Nome"  informe  Postgres , em seguida clique  em Concluir:
 

 
 
Efetue o mesmo procedimento para regras de SAÍDA.
 
   
3° Passo: Verificação no servidor
 
Verificar no Servidor, se o serviço do Banco de Dados está com o Status "Em Execução".
Para verificar deve acessar o Menu iniciar do Windows > e procure por Serviços


 
Verifique se na listagem, o serviço postgreSQL ou relacionado;
Observe sa coluna Status, se o serviço está em execução
 
Qualquer status diferente do que represente efetivo ou em branco, o serviço deverá ser iniciado.
A opção "Iniciar" é apresentada  caso o serviço não esteja efetivo.
 
 
 
 Observações Importantes:
 
Se o erro de Falha na Conexão, ocorrer apenas no terminal mapeado com o servidor, deve-se verificar no servidor se está liberado porta de Saída no Firewall, ou então, acessar a pasta Folhawin\Efiscal, verificar as configurações do CFGACESSOBD.EXE.
 
Caso o campo SERVIDOR esteja com o Nome da Máquina alterar para o Número do IP, ou vice versa. 
 
Após verificado todos estes passos acima,verifique o acesso ao sistema caso o erro de Falha na Conexão persistir, por favor contate o suporte técnico.


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