Livro Digital PDF/A - Geração do Livro Digital

Ultima Atualização: 31/10/2024    Artigo de código : 15276             

O Livro Digital consiste no envio eletrônico da escrituração contábil das empresas (ex.: livro diário, livros auxiliares, livros de atas) para a Junta Comercial. Com essa rotina, é possível gerar o Livro Digital para envio à Junta Comercial de cada estado, permitindo a unificação de um ou mais livros em um único arquivo. O arquivo pode ser gerado nos formatos PDF ou PDF/A, conforme as exigências específicas de cada estado.


Atenção: Antes de seguir com a geração é necessário realizar as parametrizações necessárias.


Acesse, "Relatórios > Livro Digital PDF/A > Geração do Livro".


Processamento: Selecione o tipo de processamento desejado: diário ou razão.

Exercício: Informe o ano de referência para a geração dos livros.

Período: Campo obrigatório, a data deve ser informada no formato DD/MM/AAAA.

Data de Emissão: Preenchida automaticamente com a última data do período informado. Esta data pode ser alterada, se necessário.

Data de Encerramento: Informe a data de encerramento do exercício.

Gerar por: Escolha uma das opções:

- Grupo: O sistema solicitará o grupo de empresas. Para mais informações sobre agrupamento de empresas, CLIQUE AQUI.

- Empresa: O sistema solicitará a seleção da empresa. Use o botão Selecionar Várias para escolher várias empresas.


Opções de Impressão:

Imprimir em PDF: Ao marcar esta opção, os relatórios serão gerados em PDF, sendo padrão o formato PDF/A.

Realizar Quebra Automática dos Livros: Permite dividir a impressão dos relatórios por intervalos de um, três, seis meses ou outro período especificado pelo usuário.


Observação: Para os modelos de Livros Comparativos, a data de geração sempre será a indicada no quadro "Relatório Comparativo Geral". Os Livros Comparativos serão gerados apenas para o período informado neste quadro.


Após preencher as informações, clique em "Exportar" para que o sistema gere o arquivo conforme os parâmetros configurados. Em caso de ocorrências, o sistema exibirá as legendas de status:

Verde: Relatórios gerados com sucesso.

Vermelho: Relatórios não cadastrados ou parametrizados com o Termo A/E ou Razão.

Azul: Ausência de informativos contábeis processados.

Cinza: Acesso negado ou empresa inativa.



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