eSocial - Web Simplificado para MEI - Geração GUIA

Ultima Atualização: 11/02/2022    Artigo de código : 15322             

Os segurados especiais e Microempreendedores Individuais que possuam funcionários contratados já podem utilizar o eSocial Simplificado para enviar as informações e gerar a guia DAE (Documento de Arrecadação do eSocial).

O módulo simplificado foi desenvolvido exclusivamente para MEI e segurados especiais, o intuito é deixar o processo mais simples, eficaz e seguro para transmitir as informações ao Governo e também emitir a guia de recolhimento DAE diretamente no portal.

Mudanças nas obrigações do MEI em relação ao funcionário

O eSocial inovou o modo de transmitir as informações para o Governo referente ao funcionário e a Resolução nº 160 de 17 de Agosto de 2021, trouxe algumas modificações que vamos comentar no decorrer do artigo. De acordo com a Resolução nº160, através do eSocial o MEI, pode gerar e emitir  a guia DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) e nela estariam agregados os valores de INSS e FGTS sobre a Folha de Pagamento do Funcionário do MEI, sendo assim, seria a extinção de entrega da Sefip.

Porém a Receita Federal, informou através da Resolução 161/2021 de 29/10/2021 que o MEI deverá cumprir as obrigações previdenciárias, relativas ao FGTS por meio do eSocial e realizar o recolhimento do DAE até o dia 07 do mês seguinte com vigência 01/01/2022.

O prazo anteriormente previsto na Resolução CGSN 160/2021 para o cumprimento dessas obrigações era dia 20 do mês seguinte e vigência a partir de 01/10/2021.

Agora que o conceito ficou claro, vamos aos procedimentos:

- Passo 1: Acesse eSocial Simplificado

- Passo 2: Informe o CPF/CNPJ, código de acesso e senha ou fazer o login através do gov.br.



- Passo 3: No portal selecione o perfil de acessono exemplo, estamos utilizando o responsável legal pela empresa, CNPJ e selecionando a opção: Simplificado Pessoa Jurídica.



- Passo 4: As informações de folha de pagamento para conferência estão disponíveis no Menu Folha de pagamentos>Dados da Folha de Pagamento, acesse e realize as devidas conferências






- Passo 5: Depois de conferir os valores da folha de pagamento, na finalização será demonstrado a  prévia do DAE.




- Passo 6:  Acesse a página de Edição da Guia e o sistema irá redirecionar para o portal que a DAE será gerada.




- Passo 7: Último processo: Emissão do DAE, realize novamente a conferência de valores e emita a guia para pagamento ;)





 



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
15322