Como Realizar o Cadastro de Banco
Ultima Atualização: 22/07/2024 Artigo de código : 15443        
Siga as orientações abaixo para realizar o Cadastro de Banco:
PASSO 1
Dentro do seu sistema Controle Bancário, acesse o menu "Outros > Configurações" clique no botão "Incluir" e selecione o "Código do Banco", que foi cadastrado no sistema Business Financeiro. Caso ainda não tenha sido feito o cadastro do seu banco no sistema Financeiro, CLIQUE AQUI para seguir o passo a passo.
Os campos referente a "Conta Corrente" e ao "Dígito", serão alimentados automaticamente, conforme foram preenchidas no cadastro do banco no Financeiro.
Selecione qual o "Tipo de Conta" que será gerado o Arquivo Remessa: Receber ou a Pagar. Em seguida, pressione a tecla "Enter" do seu teclado para passar para a próxima aba.
PASSO 2
Na aba Manutenção, alguns campos já irão ser preenchidos com as informações vindas do cadastro do banco do Financeiro. O restante dos campos deverão ser preenchidos, conforme as informações passadas pelo seu Banco:
Razão Social: Informe a Razão Social da sua Empresa, essa informação será gerada no Arquivo Remessa.
C.N.P.J: Informe o C.N.P.J de sua Empresa.
Layout: Layout que será utilizado pelo banco.
Diretório programa de banco (Geração): Informe o diretório onde será gravado os arquivos gerados como remessa desse banco.
Diretório programa de banco (Recepção): Informe o diretório onde será efetuado o download quando o banco enviar os arquivos retorno.
Nro. Remessa: Campo sequencial que irá constar sempre o número da ultima remessa enviada ao banco.
Nro : Retorno: Campo sequencial que irá constar sempre o número do último arquivo recebido pelo banco.
Arquivo Retorno: Campo sequencial, informe o nome do primeiro arquivo recebido.
Convênio: Informe o convênio fornecido pelo banco.
Agência: Informe o número da agencia bancária correspondente ao local de geração do arquivo remessa.
Digito: Informe o dígito de sua agencia bancária , caso o dígito seja X , substitua-o por ZERO.
Cód. Juros: Informe o tipo da cobrança dos juros (1 - valor), (2 - percentual) ou (9 - zeros).
Juros por Dia (%): Informe o percentual de juros diário que será cobrado caso o cliente atrase o pagamento do boleto.
Taxa Administrativa: Campo Informativo. Informe o valor da taxa administrativa cobrado pelo banco para a impressão do boleto.
Variação: Campo obrigatório para o banco 001 (Banco do Brasil), campo relacionado ao tipo de carteira.
Qtd. Dias mora: Quantidade de dias que após o vencimento do boleto iniciará a contagem dos juros.
Qtd. Dias Protesto: Informar a quantidade de dias que após o vencimento irá para protesto.
Qtd. Dias Devolução: Quantidade de dias que o banco irá devolver o boleto para a empresa caso o título já tenha sido protestado.
Nro. Digito Nosso Numero: Campo obrigatório para o banco 001 (Banco do Brasil), quantidade de dígitos utilizados para o nosso número, conforme layout.
Considerar Juros e Multa após a data de Vencimento: Selecione essa opção, quando for para considerar o Juros e Multa após a data de vencimento do título.
PASSO 3
Na aba Gerais - 1, realize o preenchimento de acordo com as necessidades de informações no seu Arquivo Remessa. Lembrando que os campos são habilitados, conforme o banco que estiver cadastrando.
Tipo Carteira: O código varia de acordo com cada banco. Consulte a lista de Carteiras fornecidas pelo layout do Banco.
Instruções: Preencha de acordo com as exigências do Layout do seu Banco.
Emissão Boleto p/: Caso o boleto seja impresso pela sua empresa, selecionar a opção Cliente. Se o boleto for impresso pelo seu banco, selecione a opção Banco.
Nosso Número: Deverá preencher com a sequência que o banco informar. Essa informação complementará a criação do código de barras no boleto.
Espécie, Débito Automático e Mensagens: Deverão ser preenchidos conforme a orientação do banco.
PASSO 4
Na aba Gerais - 2, só possui os campos Daycoval - Sigla e Inter - Sigla, que só é habilitado para o Banco Daycoval e Inter e deverá ser preenchido com a sigla passada pelo banco.
PASSO 5
A última aba Integração Bancária, é utilizada por nós, quando o cliente contrata o nosso serviço de cobrança, devido o seu Banco e Carteira não ser homologado pelo sistema.
Importante: Para saber quais são os Bancos e Carteiras homologados pelo nosso sistema e que não precisam da contratação do serviço de cobrança, clique no botão "Informações", localizado na parte superior direita da tela. Se o seu Banco e Carteira não apresentar nessa listagem, sua empresa poderá realizar a contratação do nosso serviço de cobrança.
PASSO 6
Assim que concluir os preenchimentos dos campos, volte na aba Manutenção e clique na botão "Grava".