Como habilitar múltiplos Endereços de Entrega e Cobrança no Cadastro de Cliente
Ultima Atualização: 13/08/2024 Artigo de código : 15625        
Para habilitar a opção de inclusão de endereços de entrega e cobrança nos cadastros de clientes, realize primeiro a verificação abaixo:
PASSO 1
Acesse dentro do seu sistema de Faturamento do Business, o menu Outros > Integração > verifique se a sua empresa do Faturamento é integrada com alguma empresa do seu Financeiro.
Se a opção Financeira estiver selecionada com " N " de " Não ", realize o próximo Passo 2 dentro do seu sistema de Faturamento.
PASSO 2
Acesse dentro do seu Faturamento o menu Outros > configurações > aba Gerais - 2 > na opção " direcionar indiretamente no cadastro de cliente? " selecione " Sim ".
Importante: Será apresentada a seguinte Confirmação: Optando por "Sim" o processo será irreversível. Desejava com está alteração? Se realmente quiser realizar essa alteração, sabendo que não será possível reverter depois, clique na opção " Sim ". e depois grave a alteração clicando no botão "Grava".
PASSO 3
Agora se dentro do menu Outros > Integração > a sua empresa do Faturamento estiver com a opção Financeira selecionada com " S " de " Sim ", realize o próximo Passo 4 dentro do seu sistema de Financeiro.
PASSO 4
Acesse dentro do seu Financeiro o menu Outros > configurações > aba configurações > aba Página 2 > na opção " usar endereços no cadastro de cliente? " selecione "Sim".
Importante: Será apresentada a seguinte Confirmação: Optando por "Sim" o processo será irreversível. Desejava com está alteração? Se realmente quiser realizar essa alteração, sabendo que não será possível reverter depois, clique na opção " Sim ". e depois grave a alteração clicando no botão "Grava".
PASSO 5
Após essa alteração, ao acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Cobrança/Entrega > Clique sobre a linha selecionada abaixo e pressione a tecla "Insert" do seu teclado.
PASSO 6
Será aberta a tela abaixo, para que seja incluído um novo endereço de Entrega ou de Cobrança . Preencha os campos conforme as orientações abaixo:
Cadastro de Endereço de ENTREGA
Campo Pessoa indique se o endereço que está incluindo é de uma Pessoa Física , Jurídica ou Estrangeiro , sendo:
a) Física: Preencha o CPF.
b) Jurídica: Preencha o CNPJ, o sistema habilitará o botão para acesso ao site da Receita Federal do Brasil. Ao clicar nesse botão, irá conseguir realizar uma consulta do CNPJ para que o sistema preencha automaticamente os campos de Razão Social e Endereço , os demais campos devem ser preenchidos manualmente. CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo da Consulta no botão Receita Federal do Brasil. b) Estrangeiro: Utilizado para clientes que são de outros países, assim pode preencher o campo ID, porém não é obrigatório. Neste caso ao indicar o país diferente do Brasil, os campos Estado e Cidade são preenchidos automaticamente como Exterior.
Os demais campos abaixo devem ser preenchidos manualmente.
Razão Social ou Nome do Recebedor: Deverá preencher um Razão Social da empresa ou então o nome da pessoa Física que irá receber a entrega.
Inscrição Estadual: Informe o número de Inscrição Estadual quando Contribuinte de ICMS, poderá confirmar se o contribuinte encontra-se com situação "Ativa" consultando o seu cadastro no(s) site(s) do Sintegra ou Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC). E-mail : Indique o e-mail para contato desse novo endereço de entrega, se possuir.
Endereço
CEP: Quando se trata de uma Pessoa Física, não irá conseguir consultar os dados cadastrais. Nesse caso, poderá consultar pelo CEP, informando o número do CEP e clicando no botão ao lado direito do campo, que já realiza a consulta do CEP e preenche o endereço automaticamente, ficando apenas para preencher manualmente o Número , Complemento e Caixa Postal no campo Endereço.
Telefone e Celular: Preencher com os telefones de contato da empresa.
Endereço padrão para entrega: Se esse endereço de entrega for o endereço padrão de todas as entregas do seu cliente, deixe essa opção selecionada. Assim, sempre que emitir um documento, esse endereço já será selecionado como padrão para a entrega.
Cadastro de Endereço de COBRANÇA
Endereço
CEP: Consulte o endereço que irá incluir pelo CEP, informando o número do CEP e clicando no botão ao lado direito do campo, que já realiza a consulta do CEP e preencha o endereço automaticamente, ficando apenas para preencher manualmente o Número , Complemento e Caixa Postal no campo Endereço.
Telefone e Celular: Preencher com os telefones de contato da empresa.
Endereço Padrão para Boletos. Apenas para Bancos atendidos "diretamente" pelo sistema: Se o boleto do seu cliente sempre for esse que está cadastrando, poderá deixar essa opção selecionada.
PASSO 7
Quando incluir um novo Orçamento ou Pedido de Venda para um cliente, na aba Complementares o sistema irá considerar os endereços de entrega e/ou Cobrança que estiver habilitado " Usar endereço padrão " e permitirá o usuário realizar a alteração do endereço de entrega/ cobrança através da " Lupa de pesquisa ".
Ao clicar na " Lupa " será aberta a tela de consulta com a listagem de endereços cadastrados.
PASSO 8
Dentro da Nota Fiscal > botão Dados da NF-e > Local de Entrega diferente do destinatário , o sistema irá considerar a opção que pode habilitar " Usar endereço padrão " e permitirá que o usuário perceba uma alteração do endereço de entrega, clicando no botão " Endereço ".
Se o endereço de entrega padrão estiver desmarcado e sem preenchimento ele não irá carregar dados, e poderá optar em alterar o endereço na nota fiscal através da " Lupa de consulta ".