Como habilitar múltiplos Endereços de Entrega e Cobrança no Cadastro de Cliente

Ultima Atualização: 13/08/2024    Artigo de código : 15625             

Para habilitar a opção de inclusão de endereços de entrega e cobrança nos cadastros de clientes, realize primeiro a verificação abaixo:


PASSO 1

Acesse dentro do seu sistema de Faturamento do Business, o menu Outros > Integração >  verifique se a sua empresa do Faturamento é integrada com alguma empresa do seu Financeiro.

Se a opção  Financeira  estiver selecionada com " N " de " Não ", realize o próximo  Passo 2  dentro do seu sistema de Faturamento.


PASSO 2

Acesse dentro do seu Faturamento o menu Outros > configurações > aba Gerais - 2 >  na opção " direcionar indiretamente no cadastro de cliente? " selecione " Sim ". 

Importante: Será apresentada a seguinte Confirmação:  Optando por "Sim" o processo será irreversível. Desejava com está alteração? Se realmente quiser realizar essa alteração, sabendo que não será possível reverter depois, clique na opção " Sim ". e depois grave a alteração clicando no botão "Grava".


PASSO 3

Agora se dentro do menu Outros > Integração > a sua empresa do Faturamento estiver com  a opção  Financeira  selecionada com " S " de " Sim ", realize o próximo  Passo 4  dentro do seu sistema de Financeiro. 


PASSO 4

Acesse dentro do seu Financeiro o menu Outros > configurações > aba configurações > aba Página 2 >  na opção " usar endereços no cadastro de cliente? " selecione "Sim". 

Importante: Será apresentada a seguinte Confirmação:  Optando por "Sim" o processo será irreversível. Desejava com está alteração? Se realmente quiser realizar essa alteração, sabendo que não será possível reverter depois, clique na opção " Sim ". e depois grave a alteração clicando no botão "Grava". 


PASSO 5

Após essa alteração, ao acessar o  menu Cadastros > Clientes > aba Cobrança/Entrega >  Clique sobre a linha selecionada abaixo e pressione a tecla "Insert" do seu teclado.


PASSO 6

Será aberta a tela abaixo, para que seja incluído um novo endereço de  Entrega  ou de  Cobrança . Preencha os campos conforme as orientações abaixo:


Cadastro de Endereço de ENTREGA


Campo  Pessoa  indique se o endereço que está incluindo é de uma  Pessoa FísicaJurídica  ou  Estrangeiro , sendo:

a) Física:  Preencha o CPF.
b) Jurídica:  Preencha o CNPJ, o sistema habilitará o botão para acesso ao site da Receita Federal do Brasil. Ao clicar nesse botão, irá conseguir realizar uma consulta do CNPJ para que o sistema preencha  automaticamente os campos de  Razão Social e Endereço os demais campos devem ser preenchidos manualmente. CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo da Consulta no botão Receita Federal do Brasil.  
b) Estrangeiro:  Utilizado para clientes que são de outros países, assim pode preencher o campo ID, porém não é obrigatório. Neste caso ao indicar o país diferente do Brasil, os campos Estado e Cidade são preenchidos automaticamente como Exterior.

Os demais campos abaixo devem ser preenchidos manualmente.

Razão Social ou Nome do Recebedor:  Deverá  preencher um Razão Social da empresa ou então o nome da pessoa Física que irá receber a entrega.
Inscrição Estadual:  Informe o número de Inscrição Estadual quando Contribuinte de ICMS, poderá confirmar se o contribuinte encontra-se com situação  "Ativa"  consultando o seu cadastro no(s) site(s) do Sintegra ou  Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC).
E-mailIndique o e-mail para contato desse novo endereço de entrega, se possuir.

Endereço

CEP:  Quando se trata de uma Pessoa Física, não irá conseguir consultar os dados cadastrais. Nesse caso, poderá consultar pelo CEP, informando o número do CEP e clicando no botão ao lado direito do campo, que já realiza a consulta do CEP e preenche o endereço automaticamente, ficando apenas para preencher manualmente o  Número Complemento  e Caixa Postal no campo Endereço.

Telefone e Celular:  Preencher com os telefones de contato da empresa.

Endereço padrão para entrega: Se esse endereço de entrega for o endereço padrão de todas as entregas do seu cliente, deixe essa opção selecionada. Assim, sempre que emitir um documento, esse endereço já será selecionado como padrão para a entrega.


Cadastro de Endereço de COBRANÇA


Endereço

CEP:  Consulte o endereço que irá incluir pelo CEP, informando o número do CEP e clicando no botão ao lado direito do campo, que já realiza a consulta do CEP e preencha o endereço automaticamente, ficando apenas para preencher manualmente o  Número Complemento  e  Caixa Postal  no campo Endereço.

Telefone e Celular:  Preencher com os telefones de contato da empresa.

Endereço Padrão para Boletos. Apenas para Bancos atendidos "diretamente" pelo sistema: Se o boleto do seu cliente sempre for esse que está cadastrando, poderá deixar essa opção selecionada.


PASSO 7

Quando incluir um novo Orçamento ou Pedido de Venda para um cliente, na aba Complementares  o sistema irá considerar os endereços de entrega e/ou Cobrança que estiver habilitado " Usar endereço padrão " e permitirá o usuário realizar a alteração do endereço de entrega/ cobrança através da " Lupa de pesquisa ".

Ao clicar na " Lupa " será aberta a tela de consulta com a listagem de endereços cadastrados.


PASSO 8

Dentro da Nota Fiscal > botão Dados da NF-e > Local de Entrega diferente do destinatário , o sistema irá considerar a opção que pode habilitar " Usar endereço padrão " e permitirá que o usuário perceba uma alteração do endereço de entrega, clicando no  botão " Endereço ".


Se o endereço de entrega padrão estiver desmarcado e sem preenchimento ele não irá carregar dados, e poderá optar em alterar o endereço na nota fiscal através da " Lupa de consulta ".





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