Conheça as funcionalidades do Gerenciador de Sistemas
Ultima Atualização: 23/03/2023 Artigo de código : 16094        
O módulo Gerenciador de Sistemas é o acesso inicial aos módulos Folha de Pagamento, Fiscal, Contabilidade e Controle Patrimonial. Ele possui 5 opções que servem para cadastros, configurações básicas, acompanhamento de atividades, entre outros. Abaixo iremos falar sobre cada uma das opções e como elas são utilizadas.
EMPRESAS
As rotinas disponíveis na opção Empresas são: Cadastro de Empresa, Seleção de Empresa, Vínculo Certificado Digital e Exclusão de Empresas.
Cadastro de Empresas
Aqui são feitos os cadastros de empresas e estabelecimentos ou alteração dos cadastros existentes.
Seleção de Empresa
Será usado para selecionar a empresa para abertura dos módulos Folha de Pagamento, Fiscal, Contabilidade e Controle Patrimonial.
Vínculo Certificado Digital
Cadastre o certificado para posterior transmissão ao eSocial e EDF-Reinf e para uso do IOB Gerencia XML.
Exclusão de Empresas
Realize a exclusão das empresas da base do sistema. Para realizar esse processo é imprescindível possuir um backup recente, pois o processo de exclusão é irreversível.
USUÁRIOS
As rotinas disponíveis na opção Usuários são: Grupo de Acesso às Rotinas, Grupo de Acesso às Empresas, Cadastro de Usuários, Gerenciamento de Licenças e Configurações de Usuário.
Grupo de Acesso às Rotinas
Gerencie permissões de acesso as rotinas do sistema.
Grupo de Acesso às Empresas
Gerencie permissões de acesso as empresas do sistema são concedidas, alteradas ou excluídas.
Cadastro de Usuários
Ofereça permissões ao usuário, alterações ou exclusões.
Gerenciamento de Licenças
Remova licenças que não estão sendo mais utilizadas.
Configurações de Usuário
Configure as cores de fundo e fonte do seu usuário.
MÓDULOS EXTRAS
Você emite e controla protocolos gerados dos relatórios dos demais módulos. Tenha a gestão dos documentos emitidos e recebidos pela empresa.
As rotinas disponíveis na opção Módulos Extras são: Protocolos; Alerta de Vencimentos; Mapa de Acompanhamento; Central de Tributos; Envio por E-mail; Aplicativos IOB e NFe.
SERVIÇOS
As rotinas disponíveis na opção Serviços são: Plataforma, Atualização do Sistema e Ativação do Sistema.
Plataforma
Integração dos módulos IOB Plataforma Contábil e IOB Gestão Contábil.
Atualização do Sistema
Programe ou realize manualmente a atualização do software.
Ativação do Sistema
Agende a ativação do sistema.
UTILITÁRIOS
As rotinas disponíveis na opção Utilitários são: Configurações, Backup do Sistema, Agendador de Rotinas e Log de Operações.
Configurações
Defina os parâmetros vitais para o correto funcionamento das rotinas do IOB Gestão Contábil.
Configurações disponíveis: Configurações de Rede; Registros; Internet; Ativação; Agendador de Rotinas; Log de Operações; Configurações de Envio de E-mail e eSocial.
Backup do Sistema
Para realizar o backup ou restauração.
Agendador de Rotinas
Agende as rotinas que serão executadas automaticamente pelo sistema.
Rotinas que podem ser agendadas: Integrador IOB Plataforma Contábil; Integrador de Lançamentos Contábil e Fiscal; Integrador de Cadastro de Funcionários; Integrador de Protocolos; Integrador de Publicação; Importador de Lançamentos de Entrada em Lote; Importador de Lançamentos de Saída em Lote; Importador de Conhecimento de Transporte Eletrônico e Importador de Lote Contábil.
Log de Operações
Visualize tudo o que todos os usuários fazem no sistema.
Para realizar essa função você precisar ativar a opção do ”Gerenciador de Sistemas > Utilitários > Configurações > Log de Operações”.