ECD - Passo a Passo no PGE: Importação, Recuperação da ECD anterior, Validação, Assinatura e Transmissão

Ultima Atualização: 30/06/2023    Artigo de código : 16118             

O PGE da ECD pode ser baixado através do Sítio do SPED, que é mantido pelo Receita Federal do Brasil, CLIQUE AQUI para abrir a pagina.

Localize no site a área de "Downloads" e clique em "Validador ECD", será direcionado para download da última versão disponível do Programa. 



IMPORTAÇÃO
Para realizar a importação do arquivo .txt da ECD, basta clicar no "Ícone" ou acesse o menu "Arquivo > Escrituração Contábil > Importar".



Abrirá a tela de seleção de diretório do Windows, localize o arquivo .txt da ECD que foi gerado pelo sistema e clique em "Abrir"assim ele iniciará a importação dos dados para o validador:




Será apresentado a tela para Importação por blocos. Nessa tela, mantenha habilitado todos os blocos e clique em "OK" para continuar a importação. 




Atenção: Os blocos são gerados pelo sistema e apresentados/importados no validador, de acordo com o tipo de tributação da Pessoa Jurídica em questão.



VALIDAÇÃO

O sistema gerará o seguinte aviso e se deseja validar agora ou não, clique em "Sim" para validar.




Caso deseje validar depois clique em "Não" e será encaminhado para tela de Passo-a-Passo para que possa validar clicando no campo.




Atenção: O arquivo não pode ser enviado com erros, portanto se neste momento gerar erros será necessário corrigir antes até ter os erros 100% resolvidos.


RECUPERAÇÃO DA ECD ANTERIOR

A partir do leiaute 8 (ano-calendário 2019 e situações especiais de 2020) há a funcionalidade de recuperação da ECD anterior no programa da ECD (versão 7.0.0).

Há que ressaltar que a recuperação da ECD anterior é obrigatória e deve ser realizada pelo usuário do programa, após a importação do arquivo da ECD referente ao ano-calendário 2019 e situações especiais de 2020, no programa da ECD - menu "Escrituração/Recuperar ECD Anterior".

Após a recuperação da ECD anterior, a construção do Bloco C - Recuperação da ECD Anterior - é feita automaticamente pelo programa.

Para realizar a Recuperação da ECD Anterior, basta clicar em "Escrituração > Recuperar ECD Anterior".


Atenção: Caso o campo esteja Nublado, clique em "Editar Escrituração" para habilitar o campo.

Será apresentada a seguinte tela, na qual buscará o Arquivo da ECD Anterior, esse arquivo deverá ser o que foi Transmitido no ano anterior, caso tenha sido enviado pelo mesmo computador ele já ficará disponível na tela, caso não, deverá localizar, selecioná-lo e clique em recuperar.


Após esse processo, valide novamente.

GERAR ARQUIVO PARA ENTREGA

Para seguir deverá ser gerado um arquivo para entrega, podendo seguir o passo a passo conforme tela abaixo




Será gerada uma nomenclatura padrão para o arquivo, mas poderá ser editada, grave e prossiga para o próximo passo.



ASSINATURA

Seguindo deverá ser assinada a ECD conforme regras da receita federal, CLIQUE AQUI para verificar as regras de assinatura.



Ao clicar em assinar, levará para a tela dos responsáveis pela assinatura, selecione o responsável e seu devido certificado, tanto para o contador quanto para o responsável pela empresa.


TRANSMISSÃO

Por fim clique em "Transmitir", será aberta uma tela com a situação da declaração. Caso haja algum problema na transmissão o aplicativo informará.



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