eSocial - S-5002 - Conferência IRRF
Ultima Atualização: 10/08/2023 Artigo de código : 16120        
Conceito: Trata-se de um evento de retorno do Ambiente Nacional do eSocial para cada evento S-1210, que tenha sido validado e recepcionado por esse ambiente ou excluídos dele pelo declarante por meio do envio do evento S-3000. Nele consta a totalização dos rendimentos, o IRRF, bem como as deduções e suspensões de incidência em função de decisões judiciais informadas no eSocial.
Para totalizar a base de cálculo de cada trabalhador são utilizadas informações do evento de pagamentos (S-1210) e também informações dos eventos remuneratórios (S-1200, S-1202, S-1207, S-2299 e S-2399) que tenham sido referenciados no evento de pagamentos.
Pré-requisitos: Envio de evento S-1210.
Importante: Férias, Férias Coletivas, Rescisão e PLR serão transmitidos conforme data de Pagamento, então se atente sempre a data de pagamento.
Enfatizamos que configurações incorretas ou alteradas no percurso de lançamentos mensais influenciam nos valores apurados.
CONFERENCIA ENTRE SISTEMA E ESOCIAL
Acesse "eSocial > Conferência de Tributos > Trabalhadores", clique na aba IRRF e para visualizar o detalhamento clique no ícone conforme abaixo:
Na coluna Valor Sistema, são informados os valores conforme lançamento na folha de pagamento, na coluna Valor eSocial, os valores conforme retorno do S-5002 e na coluna Diferença o valor caso haja, comparando Folha x eSocial.
Observação:
Caso queira conferir os valores no portal do eSocial, acesse o “Menu Folha de pagamento > Totalizadores > Trabalhador > Imposto de Renda”, informe o período de apuração e CPF do trabalhador.
POSSÍVEIS CAUSAS DA DIFERENÇA
Incidência de eventos diferentes Sistema x eSocialCaso seja apresentado diferença no S-5002 entre as informações no sistema e eSocial, verifique o valor da diferença a qual evento se refere e confronte as incidências do cadastro do evento no sistema e qual rubrica para o eSocial esta informada. Pode ocorrer inconsistência entre sistema x Portal também no grupo de eventos e rubricas para o eSocial
Acesse "Cadastro > Genéricos > Eventos":
No portal do eSocial, localize o evento em questão e verifique se está com as mesmas rubricas e incidências que estão no sistema.
Verificar os pagamentos se estão dentro do mês de apuração.
Verifique todos os pagamentos que ocorreram no mês de apuração e se a base de IRRF está correta.
Exemplo: Se lançar as férias de um funcionário no mês 04 com data de pagamento mês 03, o valor será apurado no mês 03, sendo assim, a base de IRRF das férias serão somadas no mês 03.